|
Em Novembro de 1991, o Trem turístico Curitiba - Lapa, fora de operação regular, realizou pelo menos 2 viagens e/ou passeios, em caráter excepcional, tracionados pela locomotiva a vapor Mikado (2-8-2) nº 155.
As 2 fotos do saudoso amigo José Duarte dos Santos Bessa registram, se não me falha a memória, um passeio apenas local, da estação e Museu Ferroviário de Curitiba até Pinhais (7,3 km), possivelmente em 3 Nov. 1991, um Domingo.
As fotos foram postadas nos Correios em 6 Nov. 1991, uma Quarta-feira, sem legendas. Acredito que a carta também não devia conter indicações, pois não há anotações no “mapa de correspondência”, nem registro no “Quadro de Avisos” da edições seguintes do Centro-Oeste (DC-21, CO-62).
De passagem por Brasília, tempos depois, o Bessa explicou que se tratou de mero passeio. A memória sugere alguma coisa como arrecadação de alimentos para a campanha do Betinho contra a fome, porém é possível que esteja confundindo com outro(s) passeio(s) no Paraná e no Rio Grande do Sul, pois houve mais de um evento para arrecadação de alimentos.
Ainda naquele mês, houve outro evento, comemorativo dos 100 anos da ferrovia Curitiba - Lapa, conforme registrado no “Quadro de Avisos” do CO-62:
«RVPSC — O centenário da ferrovia de Curitiba a Lapa (PR) foi comemorado, em 17 Nov., Domingo, com um passeio tracionado por locomotiva a vapor. Esperamos que volte a ser rotina» (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR).
A última frase do Pavelec deixa claro que eventos regulares do trem turístico permaneciam suspensos, mas não deixa claro se foi uma viagem até Lapa, ou apenas mais um passeio Curitiba-Pinhais.
4 Jul. 217 - Amigos da ABPF Regional Paraná corrigem a redação inicial (“apenas no pátio de Curitiba”), ao identificarem que a segunda foto (abaixo) é de Pinhais, e acrescentam informações sobre o passeio, na época:
«Esta foto é de um dos pequenos passeios que a Rede fazia entre as estações de Pinhais e Curitiba, na foto vemos a 155 indo de ré até o triangulo de Pinhais para fazer o giro e retornar para Curitiba, ao chegar em Curitiba ela era novamente desacoplada da composição para girar no triangulo que ainda havia em Curitiba nessa época. Se nao me falha a memoria eram 2 passeios na parte da manha e mais 3 na parte da tarde, nao era possível embarcar em Pinhais somente na estaçao de Curitiba que ficava lotada de pessoas na esperança de conseguir passagem» (Karlos R Andrioli).
«Na legenda da última foto no link que o amigo publicou, há uma inconsistência Ali se lê “Manobra da locomotiva Mikado em Curitiba”. O pátio em questão provavelmente é Pinhais, pois se vê por cima de um dos carros o frontão de uma estação de arquitetura neo-colonial, como as da RVPSC dos anos 40» (Bruno Pionkevicz de Souza).
«O moinho de trigo ao fundo é o Molino Rosso» (Eduardo Eloy Scuissiato).
Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara
Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas
A volta da Velha Senhora
São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa