Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

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Trens de passageiros

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Antigos trens de passageiros

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Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-18
5 de Outubro de 1991

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Oficina

Ferreomodelo

  • Modificação do frigorífico EFSJ (Márcio Hipólito)
Locomotiva nº 8 ABPF "Manuela" no passeio do shopping de Sorocaba
Locomotiva nº 8 ABPF "Manuela" no passeio do shopping de Sorocaba

Quadro de Avisos

DASH-8 (I) - Em 91/Jul/01, saíram da GE, Campinas, SP, 4 das 6 locomotivas encomendadas pela Vale do Rio Doce. No dia 91/Jul/31, as 2 restantes. Acho que o Buzelin (DC-16/32) deve estar enganado. Elas saíram de Campinas com os 4 truques B - o arranjo é B+B - B+B - adaptados para bitola larga, pois o gabarito da métrica não permitia tráfego, devido à altura da rede aérea. Seguiram via Jundiaí e São Paulo, até Cruzeiro, SP, onde o pessoal da GE substituiu os truques pelos originais, seguindo daí para Belo Horizonte (KELSO MÉDICI, S. J. dos Campos, SP).

DASH-8 (II) - As locomotivas seguiriam com truques falsos (1,6 m), via ramal de São Paulo e Linha do Centro, até Lafaiete Bandeira, próximo a Conselheiro Lafaiete (MG), onde haveria transposição de bitola. Entretanto, impedimentos de passagem na Linha do Centro - leia-se túnel próximo a Juiz de Fora - fizeram com que elas retornassem e seguissem pela Ferrovia do Aço. Nada demais. Apenas estavam adiantando sua passagem por aquilo que será seu futuro reinado (JOSÉ E. BUZELIN, BH/MG).

PRETEXTO (I) - O trem Santa Cruz, Rio-SP, continua parado e sem esperança de funcionar a curto prazo. A última desculpa que a Rede vem dando é que a velocidade no trecho é limitante. Enquanto os cargueiros, embora mais pesados, trafegam a 40 km/h, o trem de passageiros alcança 80 a 90 km/h, o que seria um risco para os usuários, face ao estado da via permanente (KELSO MÉDICI, S. J. dos Campos, SP).

PRETEXTO (II) - Aproveitei as férias para ir a Bento Gonçalves, RS, e tentar dar uma voltinha na Ferrovia do Vinho. Só que este ano não funcionou, em plena Festa do Vinho! Motivo: a linha está com problemas, dormentes podres, sem segurança nem para cargueiros, segundo alegam. Só que, em conversas por lá, ficou bem claro que há uma desavença entre a RFFSA e a prefeitura. Uma pena (GERMANO P. MENDES, Santos, SP).

N. R.: Acredito que ambas as coisas não passam de pretextos. A RFFSA não esconde que pretende acabar com todos os trens de passageiros e passeios turísticos. Na realidade, já acabou com quase todos. Só no papel, ainda não foram extintos.

MOLECADA - Anexo duas fotos do acidente ocorrido em Jun/28 pp, em Mogi Mirim, quando alguns moleques de rua - ainda não se sabe como - conseguiram soltar 3 vagões tanque de uma composição parada na estação. O que se sabe é que soltaram um, e depois, mais 2. Estes últimos, chocaram-se com o primeiro, que voltava, porque esse trecho parece uma gangorra, com o pontilhão no nível mais baixo, no centro. Ao chocarem-se, o tanque do meio descarrilou e bateu no poste da catenária, onde faiscou e, com o vazamento, incendiou-se. Dois vagões continham gasolina, e o outro, óleo diesel. O acidente ocorreu por volta das 11h30. Por coincidência, eu estava no Cine Foto, mandando revelar um filme, quando um amigo passou e falou do acontecido. O fotógrafo e eu largamos tudo e corremos para o local, ele com a filmadora, e eu com a máquina (CARLOS MISSAGLIA, Mogi Mirim, SP).

VALE - A Cia. Vale do Rio Doce vai construir um ramal entre Tapira e Uberaba, MG, para escoar os minérios de titânio e fosfato para a Valefértil, na divisa SP/MG, pela linha Campinas - Araguari (Fepasa). Já vi várias gôndolas da Vale no pátio da Valefértil. É a Vale tomando conta da SR-2, em Minas. O ramal substituirá o trecho Ibiá - Uberaba (JOEL G. PIRES, SP/SP).

N. R.: Tapira fica 120 km a leste de Uberaba e uns 40 km ao sul de Araxá. Atualmente, existe um ramal de Araxá (no trecho Ibiá - Uberaba) para a Arafértil, alguns quilômetros ao sul. E a Fepasa mantém um ramal de Uberaba a Tancredo França, uns 25 km a leste.

ABPF-BH - Ao completar o 1° ano de circulação, o informativo ABPF-BHZT n° 7 brinda os amigos e associados com a foto da locomotiva n° 125 da EF Bahia e Minas, uma 2-8-0 fabricada em 1912 pela Hannoverlind, sob o n° 6580; e a foto da n° 11 da RV Paraná - Santa Catarina, uma Mogul 2-6-0 fabricada pela Baldwin. Para quem ainda não conhece o informativo, sugerimos entrar em contato, escrevendo à Pça. Raul Soares, 89 / 1002, Cep 30180 Belo Horizonte, MG. Os mineiros, principalmente, deveriam unir-se todos, junto à ABPF-BH, para incrementar esta publicação que pertence, antes de mais nada, a eles mesmos.

BITOLINHA - Fiquei contente em saber do interesse de alguns abnegados colegas, em manter ativa a Bitolinha de São João del Rey, MG, onde já tive oportunidade de passear (JOEL SANTOS F., Recife, PE).

JAGUARIÚNA - Na novela "Ana Raio e Zé Trovão", agora ambientada em Jaguariúna, SP, tem aparecido parte do acervo da ABPF-Campinas. Pelo visto, há muito a fazer por lá (JOEL G. PIRES, SP/SP).

PRIVILÉGIO - A Dash-8 é para ninguém botar defeito. Cheguei a manobrar uma, lá na GE, em Campinas (JAIRO A. O. MELLO, Niterói, RJ).

BITOLA - No DC-17/20, "Luta pela preservação", diz-se que, "Além dos problemas de manutenção, as linhas têm bitolas diferentes em Rio Pardo e Casa Branca". Na realidade, a bitola é métrica. Havia trens diretos de passageiros e carga, de Campinas a Casa Branca, São José do Rio Pardo, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos. Viajei muito por esses trechos, atrás de 4-6-2 e 4-6-0, até Casa Branca, e de 4-6-0 de Casa Branca a Guaxupé e Passos, sem baldeação, sempre na mesma bitola (DÉLIO ARAÚJO, Goiânia, GO).

CAMPANHA - Tenho visto, em alguns automóveis, plásticos adesivos de um movimento em favor dos trens. Eles mostram o desenho estilizado de uma loco diesel, e uma das 3 frases: (A) Sejamos patriotas / Vamos trazer os trens de volta (B) Se o trem voltar a funcionar / A Dutra pára de matar (C) Trem transporte seguro / Transporte do futuro. Várias firmas participaram da campanha, que foi organizada por Lídia Zappa, de Cruzeiro, SP. Escrevi a ela, pedindo mais informações, mas até agora não obtive resposta. Enviei um Centro-Oeste e o endereço da RBF. O endereço dela é: Av. Major Novaes, 66, Cep 12700 Cruzeiro, SP. Pelo telefone 0125-44-1658, é mais difícil (CÉSAR ARRUDA, Lorena, SP).

PERUIBE - O trem turístico de luxo, de Campinas a Peruíbe (SP), está operando normalmente, segundo prospecto remetido em agosto pp. pelo companheiro Gumercindo Bueno. O expresso tem poltronas reclináveis, janelas panorâmicas, piso acarpetado, vagão restaurante e serviço de bar, segundo o folheto. Informações e reservas com a Pettena-Tur, R. Bernardino de Campos, 1078, sala 1, Cep 13013 Campinas, SP, Tel. 0192-32-1628 ou 42-4365. Em Peruíbe, Tel. 0132-77-2091. Há promoções especiais para colégios, empresas, clubes etc.

PÚBLICO - Com alguns alunos, fizemos uma rápida pesquisa ao longo do trecho Roncador Novo - Pires do Rio - Goiânia e Anápolis. Perdemos os questionários e não é possível publicar dados estatísticos. Mas lembro-me das opiniões predominantes: (1) A população aceita trens de passageiros; (2) O trem oferece maior expectativa de segurança e conforto; (3) As viagens têm que ser várias ao dia, como os ônibus; (4) Logo, os trens devem ser curtos; (5) Devem parar nas estações, paradas, estribos, e mesmo ao longo da linha, se possível, como os ônibus na estrada; (6) Deve haver conforto superior ao dos ônibus, pessoal treinado e atencioso, lugares reservados, sem excesso de lotação; (7) Horários rigorosamente cumpridos; (8) De 4h30m a 5h, até Goiânia, e 4h até Anápolis. Pode/se concluir, trens automotores (carro motor + reboque) seriam a solução, e deveriam ter lanchonete. Operar trens pesados, com locomotivas, seria desperdício. A RFFSA, ao que parece, não conhece o mercado de passageiros e não o estuda! (DÉLIO ARAÚJO, Goiânia, GO).

SOROCABA - No dia seguinte ao recebimento do DC-11-12, fui conhecer a Manuela (foto), que roda no Shopping de Sorocaba. É uma graça. Parece um brinquedo, e está muito bem restaurada. Fiquei conhecendo o Hélio e o Américo, que cuidam e operam a locomotiva. Fazem parte de um grupo muito interessado na preservação ferroviária, tanto que têm mais uma manobreira inglesa, funcionando dentro de uma indústria, e outra vaporosa maior (pela descrição deve ser uma Consolidation), que funcionará num trecho da cidade até uma fazenda histórica. A Manuela, 0-4-0, foi fabricada pela Locomotivfabrik Kraus & Cie, München & Linz, 1889, n° de fábrica 2092. Foi muito bom conhecer este pessoal. Fiquei até o escurecer, batendo papo e andando na locomotiva (CLÁUDIO LARANGEIRA, São Paulo, SP).

N. R.: O passeio em projeto ligará o distrito de Brigadeiro Tobias à fazenda Ipanema, e será feito pela Baldwin n° 58, de 1890, em restauração na BSI Indústria Mecânica SA (DC-8/3).

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Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

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