Flavio R. Cavalcanti - 30 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj Maquetismo
Ferreomodelo
Pátios & Fotos
Protótipo
Quadro de AvisosBaratinha - Soube por um funcionário da Fepasa que a ferrovia está baixando as pequenas elétricas de manobra, conhecidas como "Baratinhas", vistas constantemente em Jundiaí e Rincão. Quem puder fotografá-las, não perca a chance (Paulo M. F. Rosa, SP/SP). CPEF - Tenho uma locomotiva a vapor articulada, que já adquiri na pintura da Paulista, com o n° 234 no tênder. Tenho algumas dúvidas: (1) A n° 234 da CP era mesmo uma 2-6+6-2? (2) A cor verde-oliva está correta? (Luiz Sérgio Souza, Rio, RJ). CPEF - Nos Centro-Oeste n° 79 e 80 foram publicados quadros de renumeração de locomotivas da Cia. Paulista, sob o título "Nomenclatura das Locomotivas" (I e II). Ao pesquisar os documentos disponíveis sobre a CPEF, para montar o Índice Geral de Locomotivas (IGL), não encontrei referências às locomotivas n° 380 a 383. Seriam as primeiras 5 locomotivas V8, depois renumeradas como 370 a 373? (João Bosco Setti, Memória do Trem). Volksfest - O empréstimo de peças para a exposição "Aspectos do Passado" foi o modo encontrado pelo Museu do Trem de São Leopoldo, RS, para participar da IX "Ein Deutsches Volksfest" (Uma Festa Popular Alemã), promovida em Campo Bom pelo Centro Cultural Ein Tracht. De acordo com os jornais da região, o farol a querosene da locomotiva que inaugurou a linha de Porto Alegre a Taquara, foi um dos objetos que mais despertou curiosidade junto ao público. Fotos - A venda de fotos ficou apenas na troca de cartas, e o resto na estaca zero. Quando mando o catálogo solicitado, fica no silêncio (Alcindo de Souza, Recife, PE). MIS - Acusamos o recebimento de sua carta agradecendo o envio do álbum da EF Madeira-Mamoré e solicitando o acesso dos leitores do Centro-Oeste a tal catálogo. Infelizmente, não podemos enviá-lo pelo Correio. O ideal seria, se possível, que as pessoas viessem buscá-lo no Museu da Imagem e do Som (MIS), Av. Europa, 158, São Paulo, SP. Basta somente que se apresentem como leitores do Centro-Oeste (Amir Labaki, Diretor Técnico do MIS). SR7 RFFSA - A Matsulfur (Cimento Montes Claros) praticamente já fechou o contrato com a RFFSA para a recuperação de 12 locomotivas G12 da SR7, e outras 10 locomotivas da SR2. As negociações se arrastavam há mais de 18 meses e, com a nova diretoria da Rede - presidente: Renato Almeida -, o assunto se resolveu em pouco mais de 40 dias. A SR7 propôs aos seus clientes um projeto de parceria para a recuperação de pelo menos 56 locomotivas - excluídas as U8B, que já estão no fim de sua vida útil. A prioridade será das G12 e U10B. Cada locomotiva precisará de um motor 0 km e modernização dos sistemas elétrico e hidráulico. Já responderam favoravelmente a Petrobrás, BR Distribuidora, Dow Química, Sibra (Eletro-Siderúrgica Brasileira, Cia. de Ferro-Ligas da Bahia), Ferbasa, Mineração Caraíba, Cimento Poti (Votorantim), Magnesita e Nitrofértil (Alexandre Santurian, Salvador, BA). Noroeste - Soube que, realmente, a Tilibra estuda a publicação de um segundo livro sobre a EF Noroeste do Brasil. Contudo, os originais ainda não foram entregues à editora, e segundo o autor não deve sair tão cedo. Quando ao primeiro livro, a empresa guarda um único exemplar (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ).
Budd - Até onde sei, cogita-se da transferência dos carros Budd de São Diogo para outro local, devido à grande proximidade do morro da Providência. As depredações e pequenos furtos são frequentes. Três lugares foram cogitados: - As oficinas do Engenho de Dentro, Rio, RJ; as oficinas do Horto Florestal, Belo Horizonte, MG; e o depósito de Cachoeira Paulista, sendo este último o mais provável (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ). Staff - Em Lençóis Paulista, o licenciamento dos trens ainda é feito por bastão. Quando estive lá, nas férias, fotografei o staff. Quem morar por perto - Agudos, Bauru, São Miguel, Avaré - pode visitar a belíssima estação, que pertenceu à EF Sorocabana, e ver de perto como funciona (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ). Alco RS3 - Gostaria de obter fotos da Alco RS3, e saber onde estão atualmente (José E. Deccó, Osasco, SP). Chico - César Arruda pergunta se existe ligação entre o filme Chico Fumaça, de Mazzaropi, e o caso do Chico Ferroviário, que descrevi no CO-79. Realmente, uma estória parece inspirada na outra. Li o caso do Chico Ferroviário há 15 anos, e não sei se é verífica (Paulo Filomeno, Paulínia, SP). Excursões - Gostaria que o sr. me arrumasse o endereço da ABPF, que organiza passeios de trem (Luís F. M. Rodrigues, Guarulhos, SP). ABPF-PE - Por motivo de minha doença, a fundação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional Recife, parou e não houve mais reação de nenhuma pessoa. Mas continuo firme na disposição de levar o trabalho adiante (Alcindo de Souza, Recife, PE). Recife - As locomotivas English Electric, bem como as Alco, chegaram aqui de 1959 até 1962. Trafegaram nas linhas Norte-Sul e Central, do Estado do Pernambuco, tracionando carga e passageiros - e também em Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte -, até 1980. De lá para cá, muitas foram sucateadas. Hoje, algumas estão sendo recuperadas pela CBTU / RFFSA, para trens cargueiros e trens da CBTU na área metropolitana do Recife (Alcindo de Souza, Recife, PE). Livros - Tenho muito interesse no livro "O Vapor nas Ferrovias do Brasil", de Benício Guimarães. Como obtê-lo? Só diretamente com o autor? (Cláudio Ferreira, Itajubá, MG). «» ª Centro-Oeste
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