Flavio R. Cavlacnati - 1º Out. 2015Xsdkjnfjdfksflaj Maquetismo
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Quadro de AvisosOuro Preto - A RFFSA realiza concorrência pública no próximo dia 17, em Campos, RJ, para seleção da(s) empresa(s) que irá operar o passeio turístico de Ouro Preto a Mariana, MG. A empresa vencedora receberá 1 locomotiva a vapor, 4 carros de passageiros e 1 carro bagagem. Paralelamente, a RFFSA e a prefeitura de Ouro Preto pretendem transformar a estação da cidade em centro cultural com biblioteca, mostra de artesanato e áreas para encontros culturais. N° 1170 - A n° 1170 da ex-Leopoldina subiu para Ouro Preto, MG, onde será reativado o passeio para Mariana (Hugo Caramuru, Juiz de Fora, MG). Fepasa - A Fepasa pretende atrair empresários para explorar um trem de passageiros na rota Campinas - São Paulo - S. José dos Campos. Dois trens fariam, cada um, 3 viagens por dia. O público visado é o de alto poder aquisitivo (Gazeta Mercantil - 93/Set/24). Novo padrão - A RFFSA está recebendo até Nov/10 propostas de qualquer pessoa ou empresa para o novo padrão de pintura de suas locomotivas, que marcará o cinqüentenário da tração diesel. A pintura atual - nota José E. Buzelin - é um desenvolvimento não-planejado do padrão da antiga EF Santos a Jundiaí, adotado décadas atrás com algumas simplificações. Deve ser respeitada a logomarca da RFFSA, de..., vencedora de outro concurso na década de 70. Informações e o edital do concurso - acompanhado das vistas lateral e frontal de uma GT26 - podem ser obtidos nas regionais da Rede, ou com o gerente de Programação Visual e Gráfico, Elias Serra F., na administração geral (AG) - Pça. Procópio Ferreira, 86, sobreloja - Cep 20224-900 Rio de Janeiro, RJ. É provável que a proposta vencedora seja apresentada em Dez/03, juntamente com a exposição do Preserfe sobre o cinquentenário da tração diesel no Brasil. Bondinho - Os 300 funcionários da Caminhos Aéreos Pão de Açúcar - que opera o famoso bondinho - fizeram greve em Out/19 por reajuste integral e contra a contratação de uma firma para operar o sistema. Fome - Em Set/05 o pessoal da RFFSA de Rio Grande e o Comitê contra a Fome e a Miséria fizeram correr um trem com 5 carros de passageiros entre a estação central da cidade e a estação da Quinta, a cerca de 20 km. O ingresso era 1 kg de alimento não-perecível. Três dias antes já não havia passagens disponíveis, tamanho o interesse da população. Foram arrecadados cerca de 2,5 mil kg de alimentos. Fui informado de que o pessoal da RFFSA trabalhou de graça e o combustível foi doado pelo Banco do Brasil. Devido ao sucesso da iniciativa foi organizado outro passeio, desta feita em Santo Ângelo. A composição foi tracionada pela G12 n° 4200 (Alfredo Rodrigues, Pelotas, RS). ABPF-RJ - Já está no n° 31 (93/Set) o Boletim Informativo ABPF-RJ. Embora simples e em xerox, traz importantes informações na área de preservação ferroviária e até dicas de ferreomodelismo. Contacte: - Kléber N. Ângelo (...) Rio, RJ. O mesmo é válido para quem deseja adquirir os números restantes e/ou xerox do extinto jornal Trem de Ferro. Lapa - Foi reativado em Set/26, Domingo, o já tradicional passeio turístico de Curitiba à Lapa, tracionado por locomotiva a vapor. A reinauguração levou um grupo de jornalistas e agentes de viagens por ocasião do centenário da Revolução Federalista e 36° aniversário da RFFSA. A ferrovia e a Secretaria de Esporte e Turismo de Curitiba pretendem manter pelo menos um passeio por mês, sempre aos domingos, e já marcaram as datas de Nov/07 e Dez/12 (Décio Paolinetti, Curitiba, PR). Subúrbios - O livro "Integração dos Transportes Ferroviários Metropolitanos" do eng° Frederico de Assis Pacheco Borba, Ministério dos Transportes, Rio de Janeiro, 1971, descreve um pouco da história dos trens de São Paulo. Nos subúrbios da Central só em 55/Set/30 foram concluídos os serviços de eletrificação dos primeiros trechos entre Roosevelt, Itaqüera e São Miguel Paulista. A segunda etapa da eletrificação até Mogi das Cruzes foi inaugurada em 58/Mar/29 e somente em 62/Mar/1° as últimas vaporosas encerraram o serviço de tração nos subúrbios (carros de madeira), que passou a ser exclusivo de TUEs Santa Matilde - carros de aço carbono nas cores cinza claro e azul. A antiga EF Sorocabana eletrificou o primeiro trecho da linha Júlio Prestes a Amador Bueno em 45/Ago/14 e em 1955 foram adquiridas 3 unidades triplex elétricas. Foram insuficientes para a demanda, visto que o serviço ainda era feita por locomotivas elétricas Westinghouse e locomotivas a vapor tracionando carros de madeira. O serviço só ganhou maior eficiência em 1958 quando a EFS adquiriu os 30 TUEs japoneses Toshiba - 1 carro motor e 2 reboques cada - com a tradicional pintura verde-oliva da ferrovia. Com a criação da Fepasa em 1971 tiveram sua pintura mudada para azul com a faixa branca. A partir de 1975 a linha métrica de subúrbios da ex-EFS foi sendo totalmente remodelada com instalação do 3° trilho para receber os novos TUEs de bitola 1,60 m. Os TUEs japoneses também foram totalmente reformados e hoje percorrem o trecho de 1,00 m da Fepasa entre Itapevi e Amador Bueno. Na linha tronco entre Júlio Prestes e Itapevi circulam os TUEs FrancoRail-Cobrasma (TUE Frateschi) e na linha sul entre Presidente Altino e Jurubatuba - bitola dupla - circulam TUEs FrancoRail e Sorefame (Rui Antunes, São Paulo, SP). Litorinas - Quais as litorinas que rodam atualmente no Brasil? (Rodrigo C. Carvas, Rio, RJ). EFBM - A foto da locomotiva da EF Bahia & Minas no CO-80 me fez lembrar as viagens feitas nos idos de 1953 / 1954. A firma de mineração onde trabalhava mandou por ela, até Caravelas, umas 3 mil toneladas de ambligonita produzida na mina Jenipapo, no município de Itinga. Temos aqui em Salinas um antigo funcionário que trabalhava no depósito de Ladainha, perto de Teófilo Otôni. Infelizmente não tem nada fotografado, mas diz que alembra de tudo. Aqui também foi lançada a pedra fundamental da futura estação ferroviária - havia planos de levar a EFBM de Araçuaí por Salinas e Rio Pardo até Janaúba para entroncar com a EF Central do Brasil (Vladimir Truhlar, Salinas, MG). Submersa - Uma locomotiva a vapor afogou-se no rio Itanhaém em 1956 e lá está até hoje. Será a Shay desaparecida da EF Sorocabana? (Joel G. Pires, SP/SP). N° 327 - Terça Nobre - TV Globo - Set/28 - "Menino de Engenho" - Um show com a 4-6-2 n° 327 da Leopoldina, o tempo todo numa linda paisagem às margens do rio Paraíba do Sul próximo a Campos (Joel G. Pires, SP/SP). Preserfe - Escrevi ao Preserfe na tentativa de conseguir os catálogos dos Centros de Preservação mas responderam que não têm condições de fornecê-los e que só nos próprios Centros poderia consegui-los. Fui então ao Museu do Trem em São Leopoldo, RS, e lá consegui todos - até a coleção de postais das locomotivas a vapor da antiga EF Central do Brasil. Está uma lástima o estado de conservação do material do Museu do Trem. Se não for encontrada uma solução urgentemente, em pouco tempo tudo aquilo não terá mais recuperação - ainda mais considerando o clima do Rio Grande do Sul com muita chuva e elevada umidade do ar. São carros sem a lona do teto, janelas com vidros quebrados, madeira apodrecendo, partes metálicas enferrujando (Alfredo Rodrigues, Pelotas, RS). Vapor - Com a publicação da chamada no CO recebi algumas solicitações do exemplar repetido de "Locomotivas a Vapor", do eng° Joaquim Machado Jr. Quem levou foi o Pavelec, de Ponta Grossa, PR (Alfredo Rodrigues, Pelotas, RS). Serra - Na revista "Nosso Amiguinho" de Setembro pp. a reportagem "Noguinho e sua Turma visitam a Serra do Mar", com um bom relato sobre Paranapiacaba. À venda em qualquer loja de livros e produtos naturais da Igreja Adventista (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR). Livros - Na biblioteca da Fepasa, à R. Barra Funda n° 930, existem os livros "História da EF Vitória a Minas - 1904 a 1954", Ed. CVRD, Eng° Alencar Araripe; e "Pequena História da Mairinque a Santos" de Antônio Francisco Gaspar, Ed. EF Sorocabana, 1962, com muitas fotos da construção do trecho em 1936 (Rui Antunes, SP/SP). Vandeca? - Existe uma locomotiva elétrica na bitola métrica da Fepasa, e que corre no trecho da antiga EF Sorocabana puxando o Expresso de Presidente Prudente. Ela parece com a Venderléa, tem a cara reta, mas ao invés da janela do meio ela tem uma porta de acesso à cabine e por isso sua frente é recuada em cerca de 1 metro. Que locomotiva é essa? (Marco Antônio S. Freire, Rio, RJ). À venda - Duas locomotivas a vapor de bitola métrica - uma Robert Stephenson 2-8-0 n° 221 da ex-Leopoldina Railway, e uma Henschel & Sohn 0-10-0 n° 50 - foram anunciadas para venda na pág. 12 dos classificados do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Set/05 pp., Domingo. O anúncio aceitava propostas até Set/30 pp. em carta registrada para Alfredo Pinho - R. Juvenal Galeno, 17 - Olaria - Cep 21060-060 Rio de Janeiro, RJ. O comprador deveria aceitá-las como estavam. Não dizia como estavam, nem onde. «» ª Centro-Oeste
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