Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste DC-21 (30 Nov. 1991)
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"É verdade que existem vários engates HO sendo vendidos, que se parecem com o projeto X2f, desenvolvido pela NMRA, mas nenhum deles conforme as dimensões da NMRA. De fato, as dimensões das várias marcas variam tão grosseiramente que é difícil, senão impossível, acoplar uns com os outros. "Já que os engates atualmente em produção não seguem as especificações da NMRA, e não são de forma alguma patrocinados pela NMRA, os termos engate NMRA, e engate X2f NMRA... são incorretos. "Na última reunião do NMRA Board of Trustees, foi tomada a decisão de fazer todo esforço para eliminar a referência à NMRA, de qualquer menção dos engates atualmente no mercado. (...). "... solicito, portanto, colaboração com a Associação Nacional de Ferremodelistas (NMRA) no sentido de evitar qualquer referência a engate NMRA, até que a sua utilização seja autorizada pela organização. Por ora, a NMRA deseja que nem seu nome, nem a sua sigla, sejam ligados com qualquer engate, de qualquer forma que tenda a sugerir patrocínio ou favoritismo, ou ao engate, ou ao seu projeto". |
Isso foi quase 3 décadas atrás.
O projeto X2f havia sido desenvolvido alguns anos antes, pela comissão especial para normas de engates da NMRA. O objetivo era criar um engate que: (1) Parecesse com o protótipo; (2) Acoplasse com tantos outros, quanto possível; (3) Fosse fácil de fabricar; (4) Fosse superior, em operação, a qualquer outro então disponível.
Competiam então os primeiros Kadee; o laço-gancho (ou gancho-anel) da Mantua; e modelos não-operacionais imitando os protótipos.
A votação dos sócios da NMRA não aprovou a adoção do X2f como engate-padrão para a escala HO.
A essa altura, vários fabricantes de modelismo ferroviário estavam prontos para entrar no mercado de trens elétricos (caixas com conjuntos prontos para rodar). O novo engate X2f rapidamente foi adotado por todos os fabricantes de trens elétricos, inclusive Mantua-Tyco, Athearn, Gilbert, Penn Line, Varney, Lionel, produtores independentes como Rail Line, Ulrich, Model Die Casting, Selley, e produtores do Japão, Inglaterra e Europa.
Quanto mais fabricantes o adotavam, mais problemas apareciam. Algumas versões não seguiam fielmente as especificações originais de engenharia, definida pela comissão da NMRA. Também surgiram variações nos materiais utilizados em sua fabricação, incluindo vários tipos de plástico, zamac, latão e outros metais.
Ainda mais crítico, era o grau de elasticidade da mola, nas diversas marcas. Algumas usavam molas inteiramente moldadas em plástico, outras usavam mola-de-cabelo metálica, molas helicoidais metálicas etc.
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