|
|
Ferreomodelismo: Terceira dimensão em maquetes de 3,5 m²
|
|
Produzir a terceira dimensão — eis a fórmula mágica para fazer crescer uma mini-ferrovia retangular, p.ex., de até 3,5 m², equivalente a uma folha de compensado de 2,2 x 1,6 metro.
Um bom exemplo é dado pela segunda maquete (já desmontada) do Adão Pereira, de Goiânia, mostrada em algumas fotos tiradas com uma câmara Ricoh e lente comum.
A técnica dessa terceira dimensão foi o assentamento do leito de cortiça em cima de três camadas de isopor grossas (15 ou 20 mm cada).
Resultado: uma ferrovia circular plana, onde a paisagem nunca está no mesmo nível da linha, como ocorreria se a cortiça fosse assentada diretamente sobre a folha de madeira.
Afinal, quem ousaria dizer que esta é uma maquete "plana"?
O Adão fez a maquete em Brasília, levou-a para Goiânia e pendurou-a no teto, de onde era baixada apenas na hora de operar a ferrovia. Atualmente ele estuda outro projeto, eliminando a única parte pesada — a folha de madeira —, substituindo-a por uma estrutura de esquadrias de alumínio, mais leve.
A seguir, alguns pontos em destaque, seja para aproveitar ou mesmo para aperfeiçoar em outras maquetes ferroviárias.
|
Natural - Quase não há extensões de relevo plano, nem transições abruptas de um plano a outro, nem "muros de arrimo", nem morros brotando do plano sem qualquer explicação. A paisagem às vezes é mais alta do que a linha, mas existem muitos trechos (como na vida real) em que a linha corre sobre um aterro, irregular (não reto) e bastante suave, mais alto do que o terreno em volta. Esse efeito, cavando o isopor em volta da linha, faz com que os trens apareçam imponentes, altos (como na real). Isso não acontece quando a linha está quase no mesmo nível do "solo" (folha de madeira), das árvores e das construções da beira da linha.
Lago - Uma depressão abriga o lago com um vazadouro. Note que não há limite para o desnível que se poderia fazer no terreno, bem maior. A água foi feita pelo processo do vidro martelado, segundo as dicas do livro Ferrovias para Você Construir, da Frateschi (usadas também em muitos outros aspectos do paisagismo e da decoração). Faltou um acabamento melhor na junção lago / margem, com massa corrida de parede (massa PVA), imitando areia em alguns locais e trazendo a grama até a água, em outros. Com maior desnível pode-se instalar uma bela ponte curva de madeira em treliça.
Túnel - Embora seja um morro num canto apenas para justificar um túnel, não parece ser "um morro no canto apenas para justificar um túnel". Isso, porque o morro não brota do plano. Existe toda uma movimentação do relevo, com fases intermediárias da paisagem, integrando o morro no conjunto.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |