A Estrada de Ferro Vale do Aço é uma das mais bem
construídas maquetes que temos visto, no País, destacando-se
muito mais pelo equilíbrio na composição da
cena e pelo acabamento de qualidade, do que por ser grande ou complexa.
Trata-se de uma "maquete de apartamento", como descreve
seu projetista e construtor Luiz Carlos Xavier da Silveira, de Belo
Horizonte, MG. Tem a forma geral de um "B" de 4,2 x 1,7
m, fixado a três paredes, e altura média de 1,2 m,
permitindo fácil acesso por baixo. O traçado é
circular com laço (loop) e 2 níveis.
Luiz Carlos pintou o prolongamento da paisagem em cartolinas coladas
às paredes, mas recomenda que a pintura seja feita diretamente
na parede, pois o processo usado não o satisfez. Em uma parede,
há um espelho, que prolonga a paisagem e as linhas "para
fora" do tamanho normal do quarto.
A EF Vale do Aço é uma ferrovia "de época",
entre a virada do século e a década de 20 e, embora
a localização geográfica seja "imaginária",
não resta dúvida de que inspirou-se bastante nas minas
de ferro e antigas fundições de Minas Gerais, no vale
do rio Doce, apesar de a EF Vitória a Minas ser mais recente.
A falta de documentação histórica e fotográfica,
aliada à dificuldade de obter construções adequadas
para reproduzir a Minas Gerais da época, determinaram essa
geografia "imaginária".
A maquete representa o entroncamento da EF Vale do Aço em
uma cidade cuja vida gira em torno da Fundição Mineira
Integrada (FMI) e um pequeno comércio."Positivamente,
uma cidade de província, com ares de requinte trazidos pelo
pessoal contratado pela fundição de ferro na cidade
grande" — diz Luiz Carlos.
Nesta cidade, a EFVA construiu seu entroncamento ferroviário
com área de manutenção, pátio de classificação,
estação de passageiros, parada e terminais de carga
para movimentação de minérios, peças
fundidas, carga geral etc.
Várias construções tiveram de ser feitas a
partir de fotos e projetos publicados em revistas e catálogos
estrangeiros de modelismo ferroviário, embora algumas tenham
saído diretamente de "folhinhas" e fotos brasileiras
antigas. P. ex., a FMI foi baseada numa antiga fundição
de ferro de Elgin (EUA), enquanto a estação de passageiros
baseou-se em um projeto da New York Central.
Da mesma forma, algumas construções são estrangeiras
(Faller, Campbell) e as locomotivas — todas a vapor — são
PMF, Westside, Balboa, Rivarossi, Roundhouse, Arbour e Akane.
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