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Ferreomodelismo
Explorando os caminhos do hobby - 3

Alexandre Santurian – CO-71 – 1°-Out-1992

92.Ago.25

Na semana passada, recebi o material encomendado à Standard Hobby Supply — Dept. MR [PO Box 801 // Mahwah, NJ 07430 // EUA]:

Outro par de ímãs de desengate Kadee, já instalados ontem, em dois desvios. Desta vez, colei-os logo atrás dos ímãs da Frateschi, sem substituir as grades ref. 4110D;

1 vagão isotérmico de 40 pés e 1 box de 50 pés, que montei durante o fim de semana;

Vários pares de engate Kadee n° 5;

1 kit de iluminação para o carro de passageiros da Athearn (CO-70/4).

Esse kit de iluminação Athearn é de instalação muito simples e rápida, e custou US$ 0,95. O carro iluminado fica com bom aspecto. Mesmo parado no desvio, a luz se acende quando acionamos o knob do Controlador.

Recoloquei as rodas desse carro na posição normal — num truque, as rodas de metal tocam um dos trilhos; no outro, o outro trilho — , para a captação da corrente.

O senão, é a ausência de decoração interna no carro standard da Athearn — não há piso, assentos, nem figuras. Tudo isso fica por conta do modelista.

Os descarrilamentos com este carro terminaram completamente. Realinhei as emendas na entrada das curvas de raio = 42 cm, onde descobri pequenos "dentes", quase imperceptíveis, na junção com as retas. Com a mão, mesmo, forcei levemente as duas curvas para fora, e em seguida, também as retas.

Estou pensando em instalar engates Kadee n° 5 também nas locos Frateschi — se bem que, neste caso, terei um pouco mais de trabalho. Vou pesquisar sobre o assunto nos COs.

Penso que já estou bem sortido de material norte-americano e, em breve, vou dar uma parada nas compras, para não entulhar a casa.

Na verdade, gosto muito dos modelos fabricados pela Frateschi, pois representam as nossas ferrovias.

Gostaria que a Frateschi lançasse novos modelos de locos, vagões e carros de passageiros, mas sei que o momento é de recessão total, e os investimentos devem estar reduzidos ao mínimo, em função da queda nas vendas.

  

92.Set.3

Resolvi, domingo passado, o problema que havia com a SD-40-2 da Athearn com as cores da EF Carajás.

Desmontei a loco inteira, pensando que havia alguma rebarba no chassi, impedindo o giro do truque dianteiro para a direita. Mas, a coisa era muito mais simples: — Eram as placas de contato verticais, que saem dos truques-redutores e levam a energia dos trilhos ao motor, fazendo contato com a placa metálica fixada em cima do motor.

As placas de contato do truque dianteiro estavam encostando no cardã, provocando atrito e impedindo o giro do motor e do truque, na curva.

Com o dedo, afastei ligeiramente as placas de contato verticais dos truques-redutores, para o lado de fora.

Tornei a montar a loco, e ela passou a deslizar suavemente nas curvas, e em qualquer velocidade.

92.Set.4

Com relação aos dentes e "rebolados" das grades rígidas (curvas e retas (CO-70/6), já fiz alguns ajustes e os descarrilamentos do carro de passageiros Athearn acabaram. Inclusive, estou usando o kit de iluminação.

Entretando, concordo que o melhor seria usar grades flexíveis. Só fico com receio de não saber trabalhar bem com elas.

92.Set.11

Telefonei à TMS, em São Paulo (011-834-9121), onde fui muito bem atendido pela Sônia, informando que seus produtos de ferreomodelismo também são vendidos diretamente ao consumidor.

O Rail Control II custa, hoje, Cr$ 140 mil na fábrica, mais o custo de Sedex de Cr$ 93 mil para a Salvador. O pagamento pode ser feito por depósito eletrônico Itaú, e a encomenda pode ser confirmada em seguida pelo Fax 011-834-7210. De acordo com a Sônia, o preço seria válido até Set/25.

O Rail Control II possui chave de seleção 110 / 220 V. Confirmei com a TMS, e eu mesmo já vi isso na Pipa's Sky Hobbies, cuja maquete utiliza esse Controlador.

O simulador de som Diesel Sound, da TMS, é que só opera na corrente de 110 V, sendo necessário encomendar de fábrica quando se trata de 220 V.

Descartei a compra de um Controlador da Model Rectifier Corp. (MRC), pois realmente você lembrou bem: — O produto é eletrônico e posso ser tributado em 70% ou mais, na hora de retirá-lo.

O pessoal da ECT é interessante: — Algumas vezes falam em taxas de 250%, ou 70%, ou 120%, e fico sem saber qual a alíquota correta.

No feriado de Set/7, fiz mais uma limpeza geral nos trilhos, com um polimento à base de Brasso, seguido de uma aplicação de White Lube, tudo isso com a flanela e o dedão. Fiquei até com bolhas nos dedos.

A maresia e a umidade de Salvador, especialmente com este inverno chuvoso, escurece e oxida bastante o latão. O trabalho valeu a pena!

Não sei por que a Frateschi não fabrica grades rígidas de nickel-silver. Na minha opinião (como o CO já comentou), seria mais econômico produzir só 1 tipo de grades (NS) — racionalizando a aquisição de matéria-prima e a administração de estoques —, do que produzir 2 tipos diferentes.

Pelo que deduzi — posso estar enganado — nos EUA as grades de latão são um pouco mais caras do que as de nickel-silver.

  

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