Ponte rolante para carregamento de vagões prancha RFFSA com blocos de granito

RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Carregamento de granito em vagões prancha

Fernando L. Lucas
Centro-Oeste n° 91 — 1º Out. 1994

Acima: - Ponte rolante de 25 toneladas de capacidade, usada para colocar blocos de granito de 20 a 25 toneladas sobre vagões-prancha, na estação Passo dos Pires, em Pinheiro Machado, RS, de onde seguem para o porto de Rio Grande, onde são embarcados para o Japão. Os algarismos pintados nos blocos são números de ordem.

«Em Mar. 1994 estive em Pinheiro Machado, minha terra natal, situada entre as cidades de Pelotas e Bagé. Sua principal atividade econômica é a pecuária.

«Distante cerca de 15 km da sede do município, existe uma pequena estação ferroviária denominada Passo dos Pires.

«Também no município há uma pedreira, de onde são cortados blocos de pedra de granito que são exportadas para o Japão. Os blocos de pedra, pesando em torno de 20 a 25 toneladas, são transportados da pedreira até a estação do Passo dos Pires através de caminhões, numa distância de aproximadamente 25 km.

«Lá na estação, com auxílio de uma ponte rolante com capacidade para 25 toneladas, os blocos de pedra são carregados nos vagões plataforma e transportados até o porto de Rio Grande, onde são embarcados para o Japão» (Carta de Abr. 1994).

Abaixo: - «Estação Passo dos Pires, Pinheiro Machado (RS), Maio de 1994. Ponte rolante para carregamento de pedras de granito. Atualmente estas pedras estão sendo exportadas para a China, via porto de Rio Grande (RS)» (Carta de Nov. 1994).

Vagão prancha RFFSA com blocos de granito para exportação
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