O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A 23 de Dezembro de 1877 teve início a construção da linha de Taquari a Cacequi, hoje denominada Porto Alegre a Uruguaiana. Em 7 de Março de 1883 foi inaugurado o tráfego desde Taquari até a estação de Cachoeira, no quilômetro 147,375, e a 20 de Dezembro do mesmo ano até Jacuí, no quilômetro 182,265. A 15 de Outubro de 1885 chegava o tráfego até a estação de Santa Maria, no quilômetro 261,847; a 7 de Julho de 1889 inaugurou-se a estação de São Pedro, no quilômetro 305,924; e a 1 de Junho de 1890 chegava o tráfego à estação de Cacequi, no quilômetro 374,718.
Os trabalhos de preparação do leito e obras de arte entre Bagé e Cacequi foram iniciados a 11 de Julho de 1889.
A 24 de Agosto de 1896 abriu-se o tráfego do trecho de Cacequi a São Gabriel e a 3 de Dezembro do mesmo ano o trecho de Bagé a São Sebastião.
Desde então ficaram paralisados os trabalhos da construção e só prosseguiram depois do arrendamento da estrada em 12 de Março de 1898.
|
A conclusão da linha entre São Gabriel e São Sebastião foi realizada pela Companhia arrendatária, que para isso obteve garantia de juros de 6% sobre o capital de 2.990:000$000.
Em 8 de Outubro de 1900 foi aberto ao tráfego o trecho de São Gabriel a São Sebastião, com 91,689 quilômetros, ficando assim concluído o ramal de Cacequi a Bagé, cuja extensão total é de 206,154 quilômetros.
Quando em 1896 tiveram de ser suspensas as obras de construção de Porto Alegre a Uruguaiana, achava-se quase concluído o trecho na extensão de 105 quilômetros que, partindo da cidade de Uruguaiana, vai até o lugar denominado Carvoraci, distante 37,985 quilômetros da cidade de Alegrete.
Este trecho de Uruguaiana a Alegrete, com o desenvolvimento de 141,865 quilômetros, se acha em tráfego e incorporado à rede arrendada.
Se a estas linhas juntarmos as que foram incorporadas no novo contrato de arrendamento de 1905, a saber: Rio Grande a Bagé e ramal da Costa do Mar, Santa Maria ao Passo Fundo, ramal de Couto a Santa Cruz, Porto Alegre a Nova Hamburgo e Nova Hamburgo a Taquara, obteremos para o total das linhas em tráfego, em 31 de Dezembro de 1907, arrendadas à Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer, a extensão de 1.623,944 quilômetros.
Quando o governo arrendou a estrada de ferro Porto Alegre a Uruguaiana a sua extensão em tráfego era de 492,875 quilômetros e tinha despendido aproximadamente a avultada soma de 46.287:256$000 [93,9 contos / km].
A bitola da linha é de um metro, o raio mínimo de 124 metros e a declividade máxima de 0m,018.
Em Setembro de 1901 prosseguiram os trabalhos de construção de Alegrete a Cacequi, com a extensão de 118,847 quilômetros, atualmente a cargo da companhia arrendatária; assim como estão em construção a linha de Margem a Neustadt com 93,408 quilômetros, de São João de Montenegro a Caxias com 117,268 quilômetros e ramal de Santana do Livramento com 149,312 quilômetros.
Com a linha de São Gabriel e São Sebastião despendeu a arrendatária a importância de 3.486:764$490.
Para a conclusão dos trabalhos do trecho entre Cacequi e Uruguaiana abriu o governo três créditos especiais no valor total de 1.457:756$000.
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |