Ferrovias brasileiras até 1907: condições técnicas e custo
Estrada de Ferro de Cataguases
O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril
CIB, Rio de Janeiro, 1909
Reedição fac-similar:
IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
A denominada Estrada de Ferro Cataguases compreende a linha principal que entronca em Cataguases, na linha do centro da rede mineira da Estrada de Ferro Leopoldina, e vai a Miraí e mais o ramal que parte da estação do Sereno, na linha principal, para João Pinheiro.
A construção começou em 1892 e foi toda linha entregue ao tráfego durante o ano de 1895, tendo 35,350 quilômetros a linha principal e 12,780 quilômetros o ramal.
A estrada de ferro foi construída com a bitola de um metro, tendo as curvas o menor raio de 140 metros e sendo de 0m,020 a maior declividade.
O capital empregado foi de 1.944:000$. Em Maio de 1903 foi esta estrada adquirida pela The Leopoldina Railway Company.
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