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Ferrovias do Brasil - 1956
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"Ferrovias do Brasil" (IBGE / CNG) é um dos roteiros fundamentais para se traçar um quadro detalhado das estradas de ferro existentes no país, às vésperas da criação da RFFSA (1957) e do ciclo de erradicações em massa dos trilhos (1961+).
Publicado inicialmente em 1948, com os dados cadastrais das estradas de ferro e pontos de parada em 31 Dez.1946, registrava então uma extensão de 35.348 quilômetros e 4.136 estações, paradas, estribos e postos telegráficos.
Atualizado em 1956, com os dados de 31 Dez. 1955, registrou uma extensão de 37.092 quilômetros e 4.664 estações, paradas, estribos e postos telegráficos. Os dados abrangeram 974 municípios servidos por ferrovias, embora nem sempre na sede municipal.
Definições adotadas:
As distâncias quilométricas das estações, paradas, estribos e postos telegráficos foram consideradas em relação ao ponto inicial de cada estrada de ferro, com exceção da Linha de Teresópolis [1954 | 1960] e da antiga Estrada de Ferro Maricá [1954 | 1960] que, embora pertencendo à Estrada de Ferro Central do Brasil, não tinham conexão direta com o restante de seus trilhos. A primeira tinha início na estação de Magé, da Estrada de Ferro Leopoldina, e a segunda em Niterói, terminando em Cabo Frio.
Foram desconsideradas as estradas de ferro de uso privado, utilizadas por indústrias, bem como ramais ou trechos de uso privado das ferrovias.
Sob o título de Estrada de Ferro Mossoró - Souza [1954 | 1960], de propriedade e administração federal, foram reunidas também as estações da Estrada de Ferro Mossoró [1954 | 1960], de administração particular (38 km), por constituírem praticamente uma única ferrovia.
Também não foram incluídos os pontos de parada então existentes nos 146 km já construídos da Estrada de Ferro Itanguá - Mafra - Barreto, com início na estação de Esplanada, município de Mafra (SC), e que já atingia Itaiópolis (SC), prosseguindo para o sul. Estava em construção pelo 2º Batalhão Ferroviário. Embora já circulassem trens no trecho construído, ainda não estava entregue ao tráfego público.
Igualmente não constaram os dados da Estrada de Ferro Brasil - Bolívia, com início em Corumbá, por ter apenas duas paradas de pouca expressão nos poucos quilômetros em território brasileiro.
A tabela a seguir resume as 40 a 42 ferrovias cobertas pela publicação de 1956. A Estrada de Ferro Jacuí está indexada com mapa esquemático, mas não na seção "pontos de parada", nem nas "Características das ferrovias"; e a Cia. Estrada de Ferro Mossoró não consta dos índices.
Apenas por curiosidade, são indicadas as siglas listadas no glossário da publicação. Aqui no site estão sendo evitadas siglas pouco conhecidas ou que possam causar confusão.
| Ferrovia | Sigla | Cat. | Bitolas | Tração | Sede | Regime |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Estrada de Ferro Madeira - Mamoré [1954 | 1960] |
EFMM | 2ª | 1,00 | V | Porto Velho (RO) | Federal |
| Estrada de Ferro Tocantins [1954 | 1960] |
EFT | 3ª | 1,00 | V | Tucuruí (PA) | Federal² |
| Estrada de Ferro Bragança [1954 | 1960] |
EFB | 2ª | 1,00 0,60 |
V | Belém (PA) | Federal |
| Estrada de Ferro São Luís - Teresina [1954 | 1960] |
EFSLT | 2ª | 1,00 | V | São Luís (MA) | Federal |
| Estrada de Ferro Central do Piauí [1954 | 1960] |
EFCP | 2ª | 1,00 | V | Parnaíba (PI) | Federal |
| Rede de Viação Cearense [1954 | 1960] |
RVC | 1ª | 1,00 | V, D | Fortaleza (CE) | Federal |
| Cia. Estrada de Ferro Mossoró [1954| 1960] |
3ª | 1,00 | V | Mossoró (RN) | Particular | |
| Estrada de Ferro Mossoró - Souza [1954 | 1960] |
EFMS | 2ª | 1,00 | V | Mossoró (RN) | Federal |
| Estrada de Ferro Sampaio Correia [1954 | 1960] |
EFSC | 2ª | 1,00 | V, D | Natal (RN) | Federal |
| Rede Ferroviária do Nordeste [1954 | 1960] |
RFN | 1ª | 1,00 | V, D | Recife (PE) | Federal |
| Viação Férrea Federal Leste Brasileiro [1954 | 1960] |
VFFLB | 1ª | 1,00 | V, D | Salvador (BA) | Federal |
| Estrada de Ferro Nazaré [1954 | 1960] |
EFN | 2ª | 1,00 | V | Nazaré (BA) | Estadual |
| Estrada de Ferro Ilhéus [1954 | 1960] |
EFI | 2ª | 1,00 | V, D | Ilhéus (BA) | Federal |
| Estrada de Ferro Bahia - Minas [1954 | 1960] |
EFBM | 2ª | 1,00 | V | Teófilo Otoni (MG) | Federal |
| Estrada de Ferro Vitória - Minas [1954 | 1960] |
EFVM | 1ª | 1,00 | V, D | Vitória (ES) | Particular |
| Estrada de Ferro Itapemirim [1954 | 1960] |
EFIt | 3ª | 1,00 | V | Cachoeiro do Itapemirim (ES) | Estadual |
| Estrada de Ferro Itabapoana³ [1954 | |
EFItb | 3ª | 1,00 | V | Bom Jesus do Norte (ES) | Particular |
| Estrada de Ferro Corcovado [1954 | 1960] |
EFC | 3ª | 1,00 | E | Rio de Janeiro (DF) | Particular |
| Estrada de Ferro Leopoldina [1954 | 1960] |
EFL | 1ª | 1,00 | V | Rio de Janeiro (DF) | Federal |
| Estrada de Ferro Central do Brasil [1954 | 1960] |
EFCB | 1ª | 1,60 1,00 |
V, E, D | Rio de Janeiro (DF) | Federal autarquia |
| Rede Mineira de Viação [1954 | 1960] |
RMV | 1ª | 1,00 0,76 |
V, E | Belo Horizonte (MG) | Federal autarquia |
| Estrada de Ferro Morro Velho [1954 | 1960] |
EFMV | 3ª | 0,66 | E | Nova Lima (MG) | Particular |
| Companhia Mogiana de Estradas de Ferro [1954 | 1960] |
CMEF | 1ª | 1,00 0,60 |
V, D | Campinas (SP) | Particular |
| Estrada de Ferro Santos - Jundiaí [1954 | 1960] |
EFSJ | 1ª | 1,60 | E, D | São Paulo (SP) | Federal |
| Estrada de Ferro Bragantina [1954 | 1960] |
EFBt | 2ª | 1,00 | V, D | São Paulo (SP) | Estadual |
| Companhia Paulista de Estradas de Ferro [1954 | 1960] |
CPEF | 1ª | 1,60 1,00 0,60 |
V, E, D | Jundiaí (SP) | Particular |
| Estrada de Ferro Noroeste do Brasil [1954 | 1960] |
EFNOB | 1ª | 1,00 | V | Bauru (SP) | Federal autarquia |
| Estrada de Ferro Sorocabana [1954 | 1960] |
EFS | 1ª | 1,00 | V, E, D | São Paulo (SP) | Estadual |
| Estrada de Ferro Votorantim [1954 | 1960] |
EFV | 2ª | 1,00 | E | Votorantim (SP) | Particular |
| Estrada de Ferro São Paulo - Minas [1954 | 1960] |
EFSPM | 2ª | 1,00 | V | Bento Quirino (SP) | Estadual |
| Estrada de Ferro Araraquara [1954 | 1960] |
EFA | 1ª | 1,00 | V | Araraquara (SP) | Estadual |
| Estrada de Ferro Campos do Jordão [1954 | 1960] |
EFCJ | 3ª | 1,00 | E | Pindamonhangaba (SP) | Estadual |
| Estrada de Ferro Monte Alto [1954 | 1960] |
EFMA | 3ª | 1,00 | V | Monte Alto (SP) | Estadual |
| Estrada de Ferro Perus - Pirapora [1954 | 1960] |
EFPP | 3ª | 0,60 | E | Perus (SP) | Particular |
| Rede de Viação Paraná - Santa Catarina [1954 | 1960] |
RVPSC | 1ª | 1,00 | V, E, D | Curitiba (PR) | Federal autarquia |
| Estrada de Ferro Guaíra - Porto Mendes [1954 | 1960] |
EFGPM | 3ª | 0,60 | V | Corumbá (MT) | Federal (4) |
| Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina [1954 | 1960] |
EFTC | 1ª | 1,00 | V | Tubarão (SC) | Federal |
| Estrada de Ferro Santa Catarina [1954 | 1960] |
EFSCt | 2ª | 1,00 | V | Blumenau (SC) | Estadual |
| Viação Férrea do Rio Grande do Sul [1954 | 1960] |
VFRGS | 1ª | 1,00 | V, D | Porto Alegre (RS) | Estadual |
| Estrada de Ferro Jacuí [1954 | 1960] |
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| Estrada de Ferro Palmares - Osório [1954 | 1960] |
EFPO | 3ª | 0,60 | V | Porto Alegre (RS) | Estadual |
| Estrada de Ferro Goiás [1954 | 1960] |
EFG | 1ª | 1,00 | V | Araguari (MG) | Federal |
| Tabela montada para o site a partir de diferentes índices e tabelas da publicação de 1956. V = Vapor; D = Diesel; E = Elétrica; Cat. = Categoria econômica; 2 = Administrada pela Fundação Brasil Central; 3 = Tráfego paralisado; 4 = Administrada pelo Serviço de Navegação da Bacia do Prata |
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Nem é preciso lembrar que todos estes dados estão fortemente sujeitos a falhas de digitação (entre outros). No caso da VFFLB, realmente não consta tração elétrica; e, sim, é isso que consta a respeito da EFPP.
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