Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Mapa dos trilhos no Recôncavo Baiano
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
Xsdkjnfjdfksflaj
Mapa da VFFLB em 1954
Clique em uma parte do mapa reduzido (abaixo) para visualizar o mapa parcial da ferrovia em alta resolução
Viação Férrea Federal Leste Brasileira, com sede e estação inicial em Salvador (Bahia), tem 2.550 quilômetros de extensão e serve aos estados do Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
A linha principal parte de Salvador (estação de Calçada) e vai a Juazeiro (Km. 570,0) à margem direita do São Francisco, fronteiro a Petrolina, na margem esquerda, já no Estado de Pernambuco. Petrolina é o inicial de outra linha da V. F. F. L. B. que vai terminar em Paulistana (antiga Paulista).
Estabelece a ligação das duas cidades Juazeiro e Petrolina, e consequentemente a união dos dois trechos ferroviários, uma grande ponte em concreto armado, que se acha em final de construção.
Assim, a V. F. F. L. B. sai do território baiano, atravessa o rio São Francisco, percorre transversalmente o território pernambucano e penetra no Piauí, alcançando, por enquanto, Paulistana.
Dessa linha principal da V. F. F. L. B. bifurcam duas outras igualmente importantes. Tais são:
a) - linha que parte de Mapele (Km. 21,8) e termina em Monte Azul (Km. 876,6) já no Estado de Minas Gerais, onde se faz o contacto com a Central do Brasil (que tem nessa mesma localidade o seu Km. 1.355 (Dessa forma, a viagem por via férrea, de Salvador - Bahia ao Rio de Janeiro (Distrito Federal), ou vice-versa, representa 2.231,6 quilômetros.
b) - a outra linha importante parte das proximidades de Alagoinhas (Km. 123,1) e depois de percorrer o nordeste do Estado da Bahia atravessa Sergipe terminando em Propriá (Km. 550,4) à margem direita do São Francisco, fronteiro a Colégio (do Estado de Alagoas) a que ligar-se-á, em breve, por uma ponte, que será o traço de união das duas grandes redes ferroviárias: a do Nordeste e a do Leste.
Entre os ramais da V. F. F. L. B. citam-se:
a) - Ramal de Catuiçara - de Entroncamento (Km. 71,0) a Catuiçara (Km. 98,0);
b) - Ramal de Feira de Santana - de Conceição (Km. 122,2) a Feira de Santana (Km. 153,8);
c) - Ramal de Santa Teresinha (Km. 226,4);
d) - Ramal de Itaetê - de Bandeira de Melo (Km. 390,0) a Itaetê (Km. 415,0);
e) - Ramal de Barra do Mundo Novo - de Missão (Km. 451,2) a Iaçu (Km. 777,9);
f) - Ramal de Campo Formoso (Km. 478,0). Todos esses ramais no estado da Bahia;
g) - Ramal de Capela (Km. 512,7) em Sergipe.
|