Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Rede de Viação Paraná - Santa Catarina
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
RVPSC - Linhas principais em 1954
Ferrovia ou trecho
Início
(km)
Final, ou
extensão
(km)
Itararé - Curitiba
-
436
Ponta Grossa - Marcelino Ramos
256
889
São Francisco - Porto União da Vitória
-
437
Curitiba - Paranaguá
444
546
Ourinhos - Apucarana (antiga E. F. São Paulo - Paraná)
315
569
Jaguariaíva - Ourinhos (ramal do Paranapanema)
113
308
Estas são apenas as "linhas principais" da ferrovia em 1954, na breve descrição de Moacir M. F. Silva [p. 41-43]. A soma destes trechos perfaz 2.057 km dos 2.574 km existentes naquele ano.
Segundo Moacir M. F. Silva [p. 41-43], a RVPSC "era" a antiga Companhia de Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande. Em resumo, indica que a CEFSPRG foi "transformada" em RVPSC, e não "absorvida" por ela.
Observe que o mapa da RVPSC, ao contrário dos demais, é datado de 1952. Que dificuldades poderiam ter IBGE / CNG em atualizar o mapa dessa ferrovia federal? Esse detalhe, por si só, não chamaria muita atenção, não houvesse outras lacunas de informação histórica sobre a RVPSC, desde décadas anteriores. Note, ainda, que o mapa não mostra toda parte catarinense da antiga Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, ao sul de Calmon, em plena região do Contestado.