RFFSA - Rede Ferroviária Federal
O novo pátio de Uvaranas, PR
Manobra e cruzamento independentes desafogam o pátio ferroviário de Uvaranas
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 14 (07-Mar-1986)
O tempo de manobra no pátio ferroviário de Uvaranas (Ponta Grossa, PR) foi reduzido à metade, em meados do ano passado, graças a uma série de melhorias,
como o assentamento de novas linhas de cruzamento de trens que não interferem nas manobras com vagões (e vice-versa) e uma nova linha de estacionamento para locomotivas.
Com isso, os trens que passam por Uvaranas tiveram uma redução de duas horas no tempo gasto para o trajeto total de ida e volta à origem.
O pátio ferroviário de Uvaranas é o mais estratégico do Sul do País, sendo passagem obrigatória de todo o tráfego de trens entre a região e o Sudeste, bem como
do tráfego de trens entre o norte do Paraná (Apucarana) e o porto de Paranaguá, o principal do Estado.
Entre composições da RFFSA e Fepasa, Uvaranas recebeu 24,8 mil vagões somente em maio de 1985, o que significa quase 1,3 milhão de toneladas
brutas, a uma média de 829 vagões por dia.
Com a redução do tempo de manobra, foram descongestionadas as estações próximas — Desvio Ribas, Periquitos, Maracanã, Ponta Grossa e Boqueirão
—, onde freqüentemente os trens tinham de aguardar.
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