Flavio R. Cavalcanti - 29 Ago. 2015Desde o dia 27 de Agosto de 2015, o Metrô de Brasília iniciou uma experiência de despachar 2 trens para a Linha Verde, a cada 1 trem para a Linha Laranja, nos horários de pico da tarde (das 16h45 às 20h15). Pico da tardeMantida a frequência de 1 trem a cada 330, isto significa:
Para o usuário da Linha Principal da estação Central até Águas Claras, o resultado esperado seriam trens com lotação mais equilibrada.
Ou seja, não tão mais lotados para a Linha Verde, nem tão menos lotados para a Linha Laranja. O intervalo entre as estações Central e Águas Claras permanecerá em 333. Pico da manhãNa próxima semana, a mudança deve ser testada também no horário de maior movimentação da manhã (das 6h às 8h45), partindo de Ceilândia, diz a nota do Metrô. Ainda não foram adiantadas informações sobre outras alterações, nos demais horários. DesproporçãoDe acordo com o Metrô de Brasília, a Linha Verde tem 3 vezes mais usuários do que a Linha Laranja gerando uma desproporção pelo sistema de operação tradicional, em que os trens dos dois ramais se alternavam, com frequências iguais. Em determinados horários, não indicados, a proporção chega a 5 usuários na Linha Verde para 1 usuário na Linha Laranja.
Terça, 4 Ago. 2015As observações mais recentes que tenho do Metrô DF datam de 3 semanas antes dessa alteração, e não foram feitas com foco na diferença de lotação entre os trens das linhas Verde e Laranja. Precisava ir da Plataforma Rodoviária de Brasília até a estação Concessionárias, a primeira da Linha Verde, portanto, logo após a bifurcação das linhas na estação Águas Claras, no início da noite do dia 4 de Agosto. De acordo com o calendário da Fundação Educacional, as aulas tinham recomeçado na véspera. A fila para compra de bilhetes na estação Central parecia enorme, mas algumas fotos (desfocadas), feitas de outro ângulo, mostram grande espaçamento entre as pessoas. A demora não foi tão grande. Sem pensar em maior ou menor lotação, optei por descer na estação Shopping, ao invés de Águas Claras, para aguardar o trem seguinte, rumo à Linha Verde. Tenho a impressão (não anotei) que o trem da Linha Verde (1091-1094) estava mais lotado, e por isso desisti de fotografar a extensão maior do interior. A lotação aumentou na estação Águas Claras, ao ponto de me preocupar em ficar o mais perto possível da porta, para desembarcar na Concessionárias. «» ª |
|
Acompanhe no FB
Metrô DF - Brasília
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |