Calendário Fresinbra 1987
Estrada de Ferro Oeste de Minas
Trens turísticos de 1987
no Calendário Fresinbra
produzido com a colaboração
ABPF
e
RFFSA
cortesia: Carlos Roberto Almeida
Estrada de Ferro Oeste de Minas
« Fundada em 1892 [sic] e carinhosamente apelidada de “Bitolinha”, a EFOM foi, até 1872 [sic], o maior museu ferroviário vivo do mundo.
« Com seus 208 km de extensão e bitola de 0,76 m, a EFOM ia de Aureliano Mourão a Antônio Carlos, passando por São João del Rei, Tiradentes e Barroso, cortando a paisagem da região histórica de Minas Gerais.
« Em 1983 teve início a desativação da estrada de ferro, o que deu origem a um movimento liderado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária com o objetivo de se conservar ao menos um trecho da EFOM como memória de sua importância histórica. Esse movimento deu origem à criação do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico [sic] (Preserve), da RFFSA, que iniciou sua atividade justamente na preservação da EFOM.
« Hoje, a EFOM é mantida com um trecho turístico de 12 km, ligando São João del Rei a Tiradentes, que opera para o público aos Sábados, Domingos e feriados, onde é possível se visitar também um magnífico museu ferroviário. »
«» ª
|