Calendário Fresinbra 1987
“A volta da Maria-Fumaça”
Trens turísticos de 1987
no Calendário Fresinbra
produzido com a colaboração
ABPF
e
RFFSA
cortesia: Carlos Roberto Almeida
Sob o título “A volta da Maria-Fumaça”, uma coletânea de seis trens turísticos puxados por locomotivas a vapor, o Calendário Fresinbra de 1987 abria com uma apresentação assinada por Osiris Stenghel Guimarães, então presidente da Rede Ferroviária Federal S.A.:
« Ao mesmo tempo em que a Rede Ferroviária Federal S.A. completa 30 anos de existência — 1957 a 1987 — com 18 estradas de ferro agrupadas em um esforço comum, voltado à modernização e dinâmico gerenciamento, destaca-se o particular empenho da classe ferroviária, fato que propiciou sair a ferrovia de uma produção de 25 milhões de toneladas úteis transportadas em 1958, para 87 milhões de toneladas em 1986 sem, no entanto, abandonar a memória ferroviária, marco histórico do desenvolvimento brasileiro.
« Para tanto, foi estimulado um amplo programa com conteúdo histórico, turístico e promocional. Trens formados por antigas locomotivas e vagões de madeira, trazem no barulho dos murmurantes cilindros, no vazamento do vapor, e na nostalgia do apito, o exemplo à operação de hoje, de um passado desbravador e glorioso, com o trabalho desenvolvido no presente e olhos voltados ao futuro. É, assim, um ciclo que se completa. A ferrovia do passado compartilhada com a dinâmica do mundo moderno.
« Osiris Stenghel Guimarães
Presidente da Rede Ferroviária Federal S.A. »
Na linha inferior, davam-se os créditos à colaboração da
ABPF
e da
RFFSA
na produção do Calendário Fresinbra:
« A Fresinbra Industrial S.A. e a Fonseca Almeida, Comércio e Indústria S.A. agradecem a colaboração da Rede Ferroviária Federal S.A. e da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária para a produção deste calendário. »
«» ª
|