Estrada de Ferro Carajás
O trem de passageiros
São Luís - Parauapebas
Informações de 14 Nov. 2012
O trem de passageiros da Vale na Estrada de Ferro Carajás parte, em dias alternados, de São Luís (MA) e de Parauapebas
(PA), pontos extremos da linha *[sem considerar a extensão até a mina de ferro].
Devido ao grande número de trens de minério, que exigem horários
rígidos de funcionamento ao longo de toda ferrovia, o Trem de Passageiros faz paradas de apenas três minutos na maioria das
estações (tal como ocorre também na EFVM).
Decorre daí uma característica interessante o carro salão, que permite “acomodar melhor passageiros portadores
de deficiências e proporcionar maior flexibilidade de embarque nos pontos de parada – onde não existe estação ferroviária”.
A explicação: “Com o carro salão, todos embarcam, o trem segue seu curso e os comissários, de forma tranqüila,
podem emitir os bilhetes de passagem de acordo com os trechos de destino de cada um” [Trem
de Passageiros da Companhia Vale do Rio Doce: um comboio de muitas histórias de vida]. Há uma indicação,
portanto, de Paradas “onde não existe estação ferroviária”.
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Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas. Foto: Vale
O quadro a seguir indica quais eram as Estações e quais eram as Paradas da Estrada de Ferro Carajás em 2004:
2004 - Estações e Paradas da EF Carajás |
Estações |
São Luís |
Santa Inês |
Açailândia |
Marabá |
Parauapebas |
Paradas |
Arari |
Vitória do Mearim |
Alto Alegre |
Mineirinho |
Auzilândia |
Altamira |
Presa de Porco |
Nova Vida |
São Pedro |
Itainópolis |
As paradas mais longas do Trem (10 minutos) ocorrem em Santa Inês, Açailândia e Marabá, indicadas na reportagem
como as estações de maior movimento ao longo da Estrada de Ferro Carajás além de São Luís
e Parauapebas.
Existe um ponto
de venda de passagens em Imperatriz que fica longe do percurso do trem, mas é origem e destino de boa parte de seus usuários.
Dados do site da Vale
O Trem de Passageiros tem tarifas
até 50% mais baratas que as dos ônibus, e transporta 1.100 pessoas por dia (exceto às quartas-feiras).
Em 2010, transportou um total de 339.790 pessoas.
Isto indica uma redução acentuada do número de passagerios, tendência que já se observa há nada
menos que uma década desde o ano de 2001, quando o Trem de Passageiros da Vale na EF Carajás transportou 473 mil pessoas,
pouco menos que as 474 mil do ano anterior:
Passageiros transportados pelo
Trem da EF Carajás |
Ano |
Passageiros |
1999 |
459.440 |
2000 |
474.897 |
2001 |
473.655 |
2002 |
449.194 |
2003 |
441.516 |
Em 2004, a média era de 1.500 passageiros por dia 336 passageiros na classe Executiva e 1.164 passageiros na Classe Econômica.
-
O Trem de Passageiros circula desde 1986
-
Um carro lanchonete (em baixa temporada) ou dois carros lanchonete (em alta temporada)
-
Fraldário para a higienização dos bebês.
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O trem tem um vagão ambulatório para atendimento de primeiros socorros [reportagem
de 2008 indicava que havia sido suprimido].
- Um vagão PCD, exclusivo para pessoas com deficiência. Este último possui duas alas: uma para cadeirantes e acompanhantes
e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.
N.W.: As informações iniciais sobre preços, horários de chegada e partida das estações
ao longo da ferrovia, e pontos de venda de passagens, indicados nesta seção foram obtidas em visitas ao site
da Vale em 21 Jul. 2011 e novamente em 11 Ago. 2011.
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