Flavio R. Cavalcanti - 22 Mar. 2015The tramways of Brazil O livro de Allen Morrison é referência básica sobre as linhas de bondes que operaram em 100 cidades no Brasil, embora ele deixe clara sua certeza de que também existiram em várias outras ainda não descobertas. Em sua avaliação, talvez nunca se consiga chegar a uma lista completa, definitiva, devido à perda de registros — em especial, sobre bondes de tração animal em cidades pequenas. Seu levantamento indica que houve no Brasil — pelo menos — 150 sistemas de bondes de tração animal, 21 a vapor, 48 elétricos, 8 a gasolina e 12 planos inclinados em 100 cidades brasileiras.
Esses sistemas não funcionaram todos ao mesmo tempo. O bonde do Tirirical (MA), só para dar um exemplo, foi inaugurado em 1978, quando a maioria dos demais sistemas já tinham sido erradicados. Muitos sistemas de tração animal ou a vapor mais tarde foram convertidos para eletricidade. Vários sistemas foram fechados por diversos motivos, ainda na primeira metade do século XX, enquanto outros fundiram-se ou foram absorvidos. Conteúdo
Cap. 3: A pesquisaEste capítulo é um mapeamento detalhado das lacunas e dificuldades encontradas para a pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, assim como das fontes localizadas, com uma avaliação das mais importantes. Além de ser um guia fundamental para qualquer pesquisa futura, é também um ótimo material de estudo sobre como e onde pesquisar. Cap. 4: História geral dos bondes no BrasilEste capítulo nada tem do corriqueiro confete sobre grandes figuras. É um painel articulado do desenvolvimento dos sistemas tranviários no Brasil, dos grupos controladores locais, passando pela luta Guinle X Farquhar, e de suas relações com outros serviços públicos e com os fornecedores que disputavam mercado através dos continentes, fornecendo uma sólida base de partida para qualquer estudo de infraestrutura urbana relacionada aos ciclos econômicos e respectivos panoramas políticos, do segundo reinado ao milagre econômico. Cap. 6: Descrição dos sistemas, por estados e cidadesNeste capítulo, que ocupa 150 das 200 páginas, estão concentradas as informações específicas que Allen Morrison conseguiu levantar sobre cada sistema, em alguns casos, apenas um parágrafo curto. As capitais vêm sempre em primeiro lugar. Para facilitar a consulta, aqui foram colocadas em ordem alfabética dentro de cada estado, mantida a ordenação dos estados do norte para o sul.
OnlineThe tramways of Brazil foi inicialmente importado e revendido no Brasil pela Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem (SPMT), e está esgotado há muitos anos. Em 1999, Allen Morrison disponibilizou o texto do livro em seu site. Em 2009, disponibilizou o livro completo, na forma de imagens das páginas em alta resolução. Ao publicar The tramways of Brazil, em 1989, a pesquisa de Allen Morrison já se prolongava por 10 anos, em quatro continentes. Publicou, ainda, The Tramways of Chile, em 1992; e em 1998 iniciou um site, que hoje aborda 24 países da América Latina. «» ª |
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