Bibliografia: ferrovia e história
História do transporte urbano no Brasil
Flavio R. Cavalcanti - 19 Mar. 2015
História do transporte urbano no Brasil
Summa Tranviariae Brasiliensis
História dos Bondes e Trólebus e das cidades onde eles trafegaram
Waldemar Corrêa Stiel
EBTU / Ed. Pini
Brasília / São Paulo, Abr. 1984
Stiel informa na Nota Preliminar ter identificado 85 cidades brasileiras que tiveram sistemas de bondes por tração animal, a vapor, elétrica e/ou de outros tipos, além de trólebus, porém não conseguiu reunir dados sobre várias delas, que por isso não foram abordadas no livro. [Infelizmente, não encontro lista das que faltaram].
Essa pesquisa ampla realizou-se após a publicação da História dos transportes coletivos em São Paulo, em 1978, diante da correspondência de várias partes do Brasil e do exterior solicitando mais informações. [Por ser uma ampliação, neste segundo livro as cidades paulistas foram abordadas de modo resumido].
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Capa do livro História do transporte urbano no Brasil
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Apesar do curto período para tamanha pesquisa, menos de 6 anos, com todas as dificuldades da época, História do transporte urbano no Brasil é um levantamento exaustivo, com 493 páginas ocupadas pelo texto em letras miúdas, 27 mapas e mais de 300 fotografias.
Entre as dificuldades citadas por Stiel está a destruição de arquivos, inclusive, intencional, em muitos casos, para melhor esquecimento dos sistemas de bondes, de modo a consolidar a ideia de que se resumiram a ser ruins ou a atrapalhar o progresso.
Embora a Editora Pini, que detém o copyright, tenha imprimido e encadernado o livro, sua realização deveu-se ao Preserve - Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes [mais tarde, desmembrado por setores, dando origem ao Preserfe na área ferroviária]. Com autorização do ministro dos Transportes e do presidente da EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, coube à Assessoria de Comunicação Social desta última a edição ou editoração do livro, até o projeto gráfico da capa. Além de arcar com o custo de impressão, sem dúvida.
Isso permitiu ao Autor exercer suas melhores capacidades de organização, incluindo, além das tradicionais Tabela de conteúdo (2 pág.) e Bibliografia (6 pág.), um Índice onomástico completíssimo (11 pág.), Índice de mapas, Índice por estados e Índice de fotografias (6 pág.). Somando Apresentação, Abstract, Prefácio, Nota preliminar e Introdução, são 544 páginas, que documentam não só os bondes e trólebus, como a gênese da obra, sua época e o estágio da ideia de documentação na estrutura do Ministério dos Transportes.
Os capítulos referentes às cidades (abaixo) são entremeados com muitas outras informações, tais como músicas, crônicas, relatos etc., omitidas aqui.
É do maior interesse, por exemplo, o capítulo Material rodante, que aborda os principais fornecedores estrangeiros; e descreve as duas indústrias brasileiras, Trajano de Medeiros; e Sampaio Correia, sua gênese e evolução.
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Cidades
- Afogados da Ingazeira (PE)
- Além Paraíba (MG)
- Aracaju (SE)
- Araraquara (SP)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Bom Sucesso (MG)
- Cachoeira (BA)
- Cachoeiro do Itapemirim (ES)
- Campanha (MG)
- Campinas (MG)
- Campos (RJ)
- Campos do Jordão (SP)
- Cataguases (MG)
- Caxambu (MG)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Guarará (MG)
- Guaratinguetá (SP)
- Guarujá (SP)
- Igarapé-Açu (PA)
- Itabaiana (PB)
- Itaguaí (RJ)
- João Pessoa (PB)
- Joinville (SC)
- Juiz de Fora (MG)
- Jundiaí (SP)
- Lavras (MG)
- Macaé (RJ)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Niterói (RJ)
- Paranaguá (PR)
- Pedro Leopoldo (MG)
- Pelotas (RS)
- Penedo (AL)
- Pesqueira (PE)
- Petrópolis (RJ)
- Piracicaba (SP)
- Piraju (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Raposos / Nova Lima (MG)
- Recife (PE)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande (RS)
- Sacramento (MG)
- Salvador (BA)
- Santo Amaro (BA)
- Santo André (SP)
- Santos (SP)
- São Carlos (SP)
- São Gonçalo (RJ)
- São Leopoldo (RS)
- São Lourenço (MG)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Sobral (CE)
- Sorocaba (SP)
- Taubaté (SP)
- Teófilo Otoni (MG)
- Timbaúba (PE)
- Ubá (MG)
- Vassouras (RJ)
- Vitória (ES)
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