Bibliografia ferroviária
Batalhão Mauá
Uma história de grandes feitos
Flavio R. Cavalcanti - 30 Nov. 2014
pesquisa iconográfica: Glaucio Henrique Chaves
Batalhão Mauá
Uma história de grandes feitos
Edmar César
Ed. do Autor, 2ª
ed., Goiânia, 2008
Edição revista e ampliada da história do 2º Batalhão Ferroviário do Exército, o Batalhão Mauá, atual 11º Batalhão de Engenharia e Construção, inicialmente publicada em 2003.
A par com o interesse humano e institucional, documenta informações fundamentais também para a história da infraestrutura ferroviária do país, em especial, a construção e modernização do Tronco Principal Sul, ligando Brasília a Porto Alegre.
«» ª
|
Capa do livro Batalhão Mauá:
uma história de grandes feitos
|
Índice
I – Criação e instalação do 2º Batalhão Ferroviário
II – O Tronco Principal Sul (TPS) – Histórico – Rio Negro e Mafra – Início dos trabalhos de reconhecimento
III – Desafios vencidos – Tronco Principal Sul
IV – Educação, formação e amparo ao homem – Escola Industrial do Interior – Assistência social
V – Símbolos do Batalhão – Visconde de Mauá: Patrono do Batalhão – Criação do estandarte histórico – Um poema transformado em canção
VI – Presidente Juscelino Kubitschek inaugura trecho do TPS
VII – A despedida de Rio Negro e Mafra
VIII – Araguari nos trilhos
IX – Araguari redescobre o progresso
X – Estrada de Ferro EF-050 – O trecho de Pires do Rio a Brasília – O trecho de Uberlândia a Araguari – O trecho de Araguari a Pires do Rio
XI – Estrada de Ferro EF-045 – A ferrovia de Araguari a Celso Bueno
|
Obras ferroviárias |
Obra |
km |
Ano |
Mafra – Lages (SC) |
294,0 |
1964 |
Rio Verde – Desvio Ribas
(PR, Itanguá – Engenheiro Bley) |
15,6 |
1964 |
Pires do Rio – Brasília (EF-050) |
246,0 |
1970 |
Uberlândia – Araguari (EF-050) |
55,0 |
1973 |
Araguari – Pires do Rio (EF-050) |
168,0 |
1980 |
Variante ferroviária de Araxá
(MG, EF-457) |
8,0 |
1982 |
Acesso ao Porto de Pirapora
(MG, EF-040) |
12,6 |
1982 |
Araguari – Celso Bueno (EF-045) |
120,0 |
1984 |
Ferrovia do Aço |
30,0 |
1987 |
Cascavel – Nova Laranjeiras
(PR, Ferroeste) |
105,0 |
1994 |
Desvio ferroviário de Curvelo (MG) |
7,5 |
1997 |
Pátios ferroviários |
25,5 |
1970 |
Linhas secundárias (EF-045) |
27,0 |
1984 |
Ramal no Complexo Industrial de Araguari |
1,6 |
2003 |
Total |
1.115,8 |
|
|
XII – A Ferrovia Norte – Sul
XIII – Parceria que deu certo – Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste
XIV – Mantendo o adestramento ferroviário – Variantes ferroviárias
XV – Diversificando atividades – Obras rodoviárias
XVI – Construindo edificações militares
XVII – Fábrica de Dormentes – FaDos
XVIII – As locomotivas históricas do Mauá
XIX – Rumo ao século XXI – Nova denominação, novos trabalhos
XX – O apoio do servidor civil
XXI – Instrução militar – Campo de Instrução Cidade de Rio Negro – Cicrin
XXII – Proporcionando instrução – Escola Primária Visconde de Mauá
XXIII – Música e entretenimento – Banda de Música – Os Mauás
XXIV – Esporte e lazer
XXV – Comando de Rio Negro a Araguari
Principais realizações do Batalhão Mauá – Obras ferroviárias – Obras rodoviárias – Edificações militares – Principais localidades onde atuou o Batalhão Mauá – Obras e serviços de engenharia
|