Flavio R. Cavalcanti - 6 Dez. 2014Mafra a Lajes (SC)Levantamento do DNEF indica que em 31 Dez. 1952 já estavam assentados 123 km de trilhos da ferrovia ali denominada “Estrada de Ferro Itanguá (Mafra) – Barreto”. Em 15 Nov. 1954 o assentamento dos trilhos chegava ao km 145, na localidade de Areião (SC). Em 23 Dez. 1955, a ponta dos trilhos chegava ao km 183 (ou 185), em Rio das Pedras (SC). Em 30 Mar. 1957, o presidente Juscelino Kubitschek percorreu, em litorina, 212 km de Rio Negro (PR) a Taiti (SC) [Batalhão Mauá p. 139-142]. Em 2 Nov. 1959, os trilhos chegaram a Ponte Alta do Norte (SC), no km 234.
Em meados de 1963, a Revista Ferroviária noticiava a inauguração e entrega à RFFSA do trecho de 235 km, de Mafra (SC) até Ponte Alta do Norte (SC), com 4 estações e vários estribos, prevendo-se para breve a chegada dos trilhos a Lajes (SC), no km 290 [RF Jun. 1963, p. 19-22]. De fato, em 28 Dez. 1963 a ponta dos trilhos chegava a Lajes (SC), km 292. Nos mapas de 1965 da RFFSA, já consta “em tráfego” o trecho de Mafra (SC) a Lajes (SC). Lajes (SC) a Roca Sales (RS)Cabe examinar se a chegada dos generais ao poder, em 1964, representou algum aumento imediato de recursos para acelerar as obras, uma vez que o primeiro governo do novo regime, Castelo Branco (1964-1967), com Roberto Campos no Planejamento e Gouveia de Bulhões na Fazenda, foi de aperto no orçamento [Levantamento preliminar indica que no governo Castelo Branco foram adquiridas 111 locomotivas, contra 355 no curto governo João Goulart e 427 no governo JK]. Cinejornal com data genérica de 1967, posterior a 15 Mar., quando o cel. Andreazza assumiu o novo Ministério dos Transportes, mostra altas pontes já erguidas, mas ainda sem sinal de aterro em suas cabeceiras. É de se notar, nesse vídeo, uma abundância de máquinas e tratores de vários tipos, em meio a muito movimento de terra. A conclusão do trecho restante a cargo do Exército, de Lajes (SC) a Roca Sales (RS), foi comemorada em 28 Dez. 1968, frisando-se: “três meses antes do prazo previsto” [Refesa, Jan./Fev. 1969, p. 10-11]. A inauguração oficial, porém, foi feita no prazo previsto, em 24 Mar. 1969, cinco anos após a chegada dos generais ao poder pelo golpe de 1964 [Refesa, Mar./Abr. 1969, p. 20]. «» ª O Tronco Sul novo
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