Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
Mapa e cronologia da ferrovia
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18
Set. 1986
Datas principais
1875 - Trilhos ligam São Paulo a Sorocaba, 104 km
1885 - Inaugurada a Curitiba-Paranaguá (PR)
1890 - Iniciadas as obras da EFSPRG, em Santa Maria (RS), rumo
a Itararé (SP)
1894 - Inaugurado o primeiro trecho da EFSPRG, entre Santa Maria
e Cruz Alta (RS), com 142 km
1894 - Curitiba-Paranaguá atinge Ponta Grossa (PR)
1895 - Sorocabana atinge Itapetininga (SP)
1900 - Inaugurado trecho de 132 km da EFSPRG no Paraná,
entre Ponta Grossa e Rebouças
1904 - EFSPRG inaugura 132 km de Rebouças a Porto União
(PR), no rio Iguaçu
1905 - Inaugurado trecho gaúcho de Cruz Alta a Passo Fundo,
a 336 km de Santa Maria
1906 - EFSPRG inaugura trecho paranaense de Joaquim Murtinho a
Jaguariaíva
1908 - Inaugurado trecho de Joaquim Murtinho (PR) a Itararé
(SP), de 134 km
1909 - Sorocabana atinge Itararé. O presidente Afonso Pena
inaugura o primeiro trecho da EFSPRG no Contestado: 103 km entre
Porto União da Vitória (PR) e Taquarasl Liso, hoje
Presidente Pena (SC). Trilhos atingem Rio Caçador (SC) em
julho e Rio das Pedras em setembro.
1910 - Terminados trechos faltantes no Paraná (Ponta Grossa
a Joaquim Murtinho), no Contestado e no norte gaúcho. A ponte
provisória de madeira em treliça*, sobre o rio Uruguai,
é inaugurada a 17 de dezembro, último dia do prazo
para a construção. A primeira composição
regular percorre os 1.403 km de Itararé a Santa Maria, à
velocidade média de 30 km/h e 41,6 km/h nos trechos melhores.
Rampa máxima: 2,99% e raio mínimo: 91,7 m, exceto no
RS. Total da viagem de São Paulo a Porto Alegre: 72 horas
(exceto paradas e 4 baldeações em Itararé,
Porto União, Marcelino Ramos e Santa Maria), ao longo de
2.152 km.
1911 - Enchente leva a ponte de madeira sobre o rio Uruguai, reconstruída
a seguir em metal
1913 - Ramal de São Francisco, previsto para ligar o litoral
catarinense a Assunção, Paraguai, atinge Marcílio
Dias, no km 204, e torna-se alvo dos jagunços. A construção
fica paralisada até 1915
1917 - Ramal de São Francisco atinge Porto União
na EFSPRG. Brazil Railway entra em concordata e o governo cancela
a Transparaguaia
Fonte
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