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Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
Vagões e locomotivas
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18
Set. 1986
Material e instalações
Todas as estações do Contestado, entre os rios Iguaçu
e Uruguai, foram construídas segundo a mesma planta padrão,
exceto as de Rio Caçador, Herval e Rio do Peixe. A estação
de Rio Caçador incendiou-se anos após e foi recentemente
reconstruída com o nome do engenheiro Achilles Stengel, pioneiro
construtor da EFSPRG, para servir de sede ao Museu do Contestado.
As estações foram inicialmente estabelecidas a cada
25 km (depois, a cada 11 km, em média) para oferecer apoio
à colonização. Nas estações de
Nova Galícia, São João, Calmon, Presidente
Pena, Rio Caçador, Rio das Antas, Rio das Pedras, Rio Bonito,
Barra do São Bento, Herval, Rio Capinzal e Rio do Peixe,
foram construídos e arrendados 12 armazéns para fornecimentos
aos trabalhadores.
Em 1914, de acordo com o relatório do Exército, que
requisitou instalações e material rodante da EFSPRG
e do Ramal de São Francisco, a companhia dispunha das seguintes
locomotivas e vagões.
Tronco |
Ramal |
Material rodante |
2 |
- |
Locomotivas Tênder 17,5 ton |
- |
4 |
Locomotivas Tanque de 10 a 25 ton |
12 |
3 |
Locomotivas Mogul de 21 e 27 ton |
21 |
2 |
Locomotivas Ten-Wheel de 30 e 37 ton |
3 |
- |
Locomotivas Mallet de 71,3 ton |
- |
2 |
Locomotivas Mallet de 81 ton |
149 |
248 |
Vagões plataforma |
35 |
48 |
Carros de passageiros |
- |
2 |
Carros de correio |
146 |
214 |
Vagões fechados para mercadorias |
- |
50 |
Vagões abertos para mercadorias |
60 |
50 |
Vagões para o transporte de animais |
38 |
- |
Vagões de outros tipos diversos |
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