Cia. Ituana de Estradas de Ferro
Roteiro das
estações da Ituana
8 de Dezembro foi feriado, e aproveitei para ir atrás de todo o trecho
da extinta Ituana entre Piracicaba e São Pedro, que estava faltando.
Já havia ido de Jundiaí a Itaici; e mais tarde, de Indaiatuba a
Piracicaba.
Vou relatar os caminhos que percorri, e descrever o estado geral
das estações, que são muito interessantes para o ferreomodelista,
porque representam as pequenas estações daquelas linhas interessantíssimas
de bitola métrica, excelentes para modelar a fase de transição do
vapor para o diesel.
O primeiro trecho da Cia. Ituana estendeu-se de Jundiaí, entroncamento
com a São Paulo Railway, até Itu.
O ramal para Piracicaba nasceu em Itaici, sendo depois prolongado
até São Pedro. Chegou a Piracicaba em 1879/Fev/11, e a São Pedro
em 1893.
A Ituana terminou ali seus trilhos numa cidade que não era "boca-de-sertão"
e não se interessou em prolongar suas linhas às cidades de Brotas,
São Manuel etc., que estavam em franco desenvolvimento na década
de 80 do século passado.
Infelizmente, todo esse trecho já foi erradicado, sobrando apenas
os prédios das estações.
Gostaria de saber as composições, locomotivas enfim, outras considerações
acerca dessa estrada.
A erradicação deu-se há pouco tempo, conforme se perceberá no decorrer
deste relato.
Aconteceu há mais tempo no trecho de Jundiaí a Itaici, e de Piracicaba
a São Pedro.
Suas estações eram, por ordem quilométrica:
-
Jundiaí A estação ficava ao lado da estação da EFSJ, e já
foi demolida. O trecho seguia por uns 5 km paralelo à linha
e às oficinas da Cia. Paulista, e hoje dá lugar à Av. dos Ferroviários.
Fora da cidade, o trecho pode ser observado na Via Anhangüera,
numa ponte (sob a qual passava a ferrovia) ao lado da indústria
IBG.
-
Ermida A estação fica no meio do atual Distrito Industrial
de Jundiaí, e pode ser observada da Via dos Bandeirantes, logo
após o trevo da rodovia Jundiaí-Itu, na pista para o interior.
-
Itupeva Segue-se pela estrada de Jundiaí a Itu por uns 8
km, e pega-se a entrada para Itupeva. A estação abriga a prefeitura
municipal. Está um pouco descaracterizada. Existe ao lado uma
grande caixa d'água cilíndrica, em alvenaria. Para facilitar
a localização, a estação fica ao lado do rio Jundiaí.
-
Quilombo A estrada de terra que sai em frente à estação de
Itupeva é o próprio leito da antiga estrada de ferro. Seguindo
adiante sairemos em Quilombo, cuja estação abriga uma escola
infantil, embora ainda com a placa indicando nome, quilômetro
e posição que é a indicação das duas estações adjacentes.
-
Monte Serrat Continuando pela mesma estrada, passaremos pela
estação de Monte Serrat, que possui alguns armazéns. Estação
em bom estado.
-
Itaici Nessa estação existiam 2 plataformas. Era uma estação
de cruzamento de 2 linhas. Existe a caixa d'água e está em bom
estado. Abriga uma escola, atualmente. O meio mais fácil de
chegar é pela rodovia Campinas-Sorocaba, onde existem placas
indicando Itaici, no trevo de Indaiatuba.
-
Indaiatuba Uma estação muito bem conservada, com armazém
anexo, que abriga a PM da cidade. Alguns pontilhões que atravessavam
ruas da cidade foram demolidos com a recente erradicação (há
menos de 2 anos). A estação fica próxima ao largo da matriz.
-
Cardeal Seguindo pela R. 24 de Maio, em Indaiatuba, pega-se
a estrada para Cardeal, que é um pequeno distrito de Elias Fausto.
Essa estrada corre paralela a vários trechos da linha. Na ocasião
em que passei ainda existia a linha, terminando nas proximidades
de Cardeal, com muitos trilhos amontoados. A estação ainda encontra-se
com a cobertura da plataforma, bancos, e abriga "A Voz de Cardeal",
que é um serviço de informação e música por alto-falantes
Cardeal tem 4 ou 5 quadras com 150 Watts de potência.
-
Elias Fausto Continuando pela mesma estrada, após Cardeal,
chega-se em Elias Fausto, cuja estação ainda está com a placa
(desbotada) indicando nome, quilômetro e posição, porém sem
utilização, fechada. Uns 200 metros à esquerda da estação, encontra-se
a cabine do guarda-linhas com o logotipo da EF Sorocabana. A
caixa d'água cilíndrica de alvenaria é destaque.
-
Tibúrcio Não vi a estação, por não ter encontrado um acesso
pelas estradas de rodagem. É difícil seguir de carro o leito
da linha (principalmente com a esposa junto).
-
Capivari A estação fica uns 2 km afastada do centro, embora
seja uma das estações mais bonitas que já vi, com 2 andares,
uma torre onde se lê "EF Sorocabana", plataforma, cobertura
e a placa de identificação em bom estado. Atualmente abriga
a PM de Capivari. Defronte à estação existem vários tambores
com parafusos de fixação de trilhos, sapatas de trilhos etc.,
frutos da erradicação do trecho, que foi recente.
-
Rafard Seis quilômetros adiante de Capivari, encontra-se Rafard.
Nem se percebe que já é outra cidade. A estação encontra-se ao
lado de uma grande usina de açúcar e álcool. Está em muito bom
estado de conservação. Funcionava ali uma choperia, com mesas
na plataforma. Duas caixas d'água metálicas, construídas pela
Usina Ypanema (próxima a Sorocaba) estão em ótimo estado, ao lado
da estação.
-
Mombuca Seguindo pelo leito da linha após Rafard, uns 2 km
adiante, por uma estrada de terra, uma placa indica "Mombuca".
Sobe-se um morro e 1 km depois se alcança o asfalto. Não querendo
enfrentar estradas de terra, deve-se retornar a Capivari e iniciar
a estrada Capivari-Mombuca. Só que em Mombuca, infelizmente,
a estação foi demolida. No lugar do leito foi construída a "Avenida
Fepasa".
-
Rio das Pedras Continuando pela mesma estrada, chega-se a
Rio das Pedras. O leito da linha atravessa toda a cidade. A
estação, um pouco deteriorada, abriga o mercado municipal. É
interessante ver o leito da linha e imaginar como eram os bons
tempos.
-
Piracicaba Aquela que seria, provavelmente, a maior e mais
bonita estação do trecho, infelizmente foi demolida para dar
lugar a um terminal de ônibus. Também foi demolida a ponte metálica
sobre o rio Piracicaba. A Av. Armando Sales Oliveira ocupa o
leito da linha, de ponta a ponta da cidade. Deve-se atravessar
o rio Piracicaba e seguir a estrada para Águas de São Pedro;
logo após o início da estrada, pegar a estrada para Charqueada.
-
Barão de Rezende e Montana O perímetro urbano de Piracicaba
já atingiu os locais dessas estações, atualmente demolidas.
-
Usina Costa Pinto Não encontrei vestígios da estação. Talvez
fique dentro da área da usina, que é cercada.
-
Recreio À beira da estrada Piracicaba-Charqueada, uma placa
indica o vilarejo de Recreio. Por uma estrada de terra de aproximadamente
2 km alcançamos a estação, que foi ocupada por alguém e transformada
em residência. Há as inscrições de patrimônio da EFS na fachada.
Está em bom estado, e uma estrada de terra existe no lugar do
leito.
-
Paraisolândia À beira da mesma estrada, deve-se ficar atento
à entrada para Paraisolândia, mas a estrada é asfaltada. A estação
fica no meio de um campo, junto à caixa d'água cilíndrica em
alvenaria. Está um pouco deteriorada, mas lá fica a Igreja do
Evangelho Quadrangular da localidade. Vale a pena reparar nas
construções antigas próximas à estação, para fins de maquete.
-
Charqueada Próximo ao clube municipal e represa, fica a estação.
É semelhante à de Paraisolândia, embora melhor conservada, servindo
como barracão da prefeitura e almoxarifado.
-
São Pedro A estação já não existe, foi demolida.
|
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Quadro das estações de Jundiaí a
São Pedro
|
Estação
|
Km
|
Alt.
|
Inaug.
|
Nome ant. |
EFS
1960
|
Jundiaí |
- |
704 |
1873/Abr/17 |
|
Sub Ramal de Jundiaí |
Ermida |
12 |
682 |
1927/Abr/27 |
Totó Fonseca (PT) |
Itupeva |
25 |
661 |
1873 |
|
Monte Serrat |
28 |
640 |
1873 |
|
Quilombo |
34 |
597 |
1873 |
|
Itaici |
44 |
554 |
1879/Fev/11 |
|
|
Indaiatuba |
49 |
598 |
1873 |
|
Ramal de São Pedro |
Cardeal |
61 |
628 |
1919/Jul/1° |
|
Elias Fausto |
71 |
560 |
1873 |
Monte Mor |
Tibúrcio |
77 |
531 |
1873 |
|
Capivari |
89 |
509 |
1875/Out/21 |
|
Rafard |
92 |
505 |
1903 |
Vila Raffard |
Mombuca |
103 |
528 |
1876/Out/11 |
|
Rio das Pedras |
118 |
610 |
1876/Out/11 |
|
Piracicaba |
134 |
524 |
1879/Fev/11 |
|
Barão de Rezende |
138 |
518 |
1913 |
|
Montana |
? |
483 |
1887 |
Chave |
Costa Pinto |
148 |
489 |
1888 |
|
Recreio |
157 |
506 |
1900 |
|
Paraisolândia |
164 |
516 |
1900 |
|
Charqueada |
172 |
600 |
1888/Jul/24 |
|
São Pedro |
193 |
577 |
1893/Jun/05 |
|
Prédios sobrevivem à linha
Kelso Médici, S. J. Campos, SP
Com roteiro indicado pelo Paulo Filomeno, em 22 Out. 1993 percorri
por estradas de asfalto e de terra o caminho da antiga
Cia. Ytuana de Estradas de Ferro.
Para minha surpresa, constatei que a maioria das estações
considerando os prédios, em si estavam em bom estado de
conservação, embora sem vestígios dos trilhos.
A única que apresentava pequeno trecho de trilhos é a de
Rio das Pedras.
Eis a relação das estações visitadas e fotografadas, e sua
utilização na época:
- Ermida (Parada 3) - Moradia
- Itupeva - Prefeitura
- Monte Serrat (Itupeva)
- Quilombo (Itupeva) - Escola
- Itaici (Indaiatuba) - Posto de saúde
- Indaiatuba - Posto da PM
- Cardeal - Estação de "rádio" (alto-falante) e Correios
- Elias Fausto - Centro cultural
- Capivari - Posto da PM
- Raffard
- Mombuca - Demolida
- Rio das Pedras - Mercado (varejão)
- Artemis (Piracicaba)
O prédio da estação de Capivari ostenta as inscrições "EF
Sorocabana - 1917", podendo-se supor que tenha sido reconstruída
ou reformada - e isso também pode ter acontecido com outras
estações.
A viagem foi feita num único dia, sem tempo para qualquer
pesquisa junto aos órgãos municipais.
Fontes de pesquisa:
- O Vapor nas Ferrovias do Brasil, Benício Guimarães, Rio
de Janeiro, 1993
- Estradas de Ferro (III), Centro Industrial do Brasil,
CO-80/31
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Trecho da ferrovia entre Indaiatuba e Cardeal
em 6 Abr. 1992. "Acredito
que hoje já tenha sido
erradicada. A plataforma de onde tirei
a foto é um
abrigo de ônibus. Nesse trecho a linha
vai quase
paralela à rodovia", diz Paulo Filomeno
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