Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

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Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
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Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 89
1º de Abril de 1994

Flavio R. Cavalcanti - 1º Out.. 2015

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Índice

Quadro de Avisos

Brasília - O chamado "Metrô de Brasília" inaugurou em Março/27 o trecho a céu aberto, que vai do Carrefour / Park Shopping até a nova cidade-satélite de Águas Claras, passando pelo Guará, onde cruza por baixo da via férrea.

O trecho está operando em alguns dias e horários, gratuitamente, para treinamento do pessoal e familiarização dos usuários.

Até a eleição, o governador pretende inaugurar os dois trechos subterrâneos que, de fato, tornarão útil o sistema: (1) Os 7 km dentro da Asa Sul de Brasília, onde estão as oportunidades de emprego; e (2) O trecho dentro de Taguatinga e Ceilândia, onde vivem quase 1 milhão de habitantes, a 40 km do centro.

O VLT Mafersa segue projeto da extinta Budd (segundo José Emílio Buzelin...) e a tomada de força - 700 Volts - se dá por um terceiro trilho, lateral, um pouco mais alto que a linha.

Boa Vista - O esquema mostrado pelo Alberto del Bianco para fotografar em Boa Vista Nova é interessante, mas gostaria de fazer um alerta.

Fiquei sabendo pelo Kelso que o local é bom para tirar fotos, mas também para encontrar bandidos. Até os maquinistas têm medo (César Tonetti, Vinhedo, SP).

Carros - A larga da Fepasa possui 3 tipos de carros - aço carbono, aço inox Mafersa, e um outro tipo, de dimensões pequenas. Ouvi dizer que eram da métrica. Gostaria de saber mais sobre eles (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Peruíbe - Já fiz 2 vezes o passeio de Campinas a Peruíbe, da Pettená-Tur - a última, em Fev/19. É um passeio imperdível (César Tonetti, Vinhedo, SP).

Bordon - O Joel pergunta sobre o frigorífico Bordon. Ele continua no mesmo lugar, no começo da via Anhangüera, na Vila Anastácio. Apenas a ponte foi destruída, porque a linha atravessava todas as pistas da Marginal do Tietê, em nível.

Foi construída outra ponte em concreto, elevada, a uns 500 m da antiga. Sai dos trilhos da Fepasa logo atrás da usina de compostagem de lixo da Vila Leopoldina. Entronca-se no ramal que serve à Bordon e outras indústrias (Paulo R. Filomeno, Paulínia, SP).

Parateí - A antiga linha tronco do Ramal de São Paulo da Linha do Centro (ex-EFCB), passando por Guararema, não está aguentando o tráfego pesado, desviado da linha nova devido ao rompimento da ponte sobre o rio Paraíba do Sul em São José dos Campos.

Já houve 2 descarrilamentos, o último dos quais em Mar/09 pp. com um trem de minério de ferro para a Cosipa (Joel G. Pires, SP/SP).

N. R.: A antiga linha tronco encontra-se sem manutenção desde a construção da variante do Parateí. Desastres já eram previstos por alguns colegas, em conversa por telefone.

O que pasma, é ver quão pouca diferença parece estar fazendo, existir ou não ligação ferroviária entre as 2 maiores megalópolis do País. O volume de tráfego é insignificante (FRC).

Pagador - O filme "Assalto ao Trem Pagador" (CO-87/32) passou na rede Manchete em Fev/2. Muito bom (Joel G. Pires, SP/SP).

Trilhos - A erradicação de trilhos na área urbana das pequenas e médias cidades de São Paulo está, agora, no alvo do Sindicato dos Trabalhadores da Sorocabana. O jornal "O Sorocabano" observa que a ferrovia só é lembrada pelos políticos de 4 em 4 anos, às vésperas das eleições.

E mesmo então, muitas vezes só é lembrada como uma oportunidade de prometer aos eleitores a retirada dos trilhos de dentro das cidades.

Trilhos - Os trilhos da Fepasa vão ser retirados da cidade de Presidente Prudente, sob a alegação de que atrapalham o comércio de imóveis, causam perigo aos moradores e prejudicam o trânsito. Está havendo muito protesto por parte dos ferroviários. O governador Fleury prometeu solução (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Ponte - A Fepasa lançou em Fevereiro pp. o primeiro tramo da treliça metálica da ponte rodo-ferroviária sobre o rio Paraná, entre Rubinéia (SP) e Aparecida do Taboado (MS), que escoará o tráfego da Ferrovia da Soja - ou Ferronorte.

A ponte terá 3.770 metros, sendo 2.600 m sobre a água e 1.170 m de enrocamento nos encontros (pontos de ligação da ponte com a terra). A treliça metálica de 14,85 m de largura tem 2 níveis - 2 pistas rodoviárias de 2 faixas no tabuleiro superior, e uma pista ferroviária no inferior.

A treliça metálica é composta de 2 tramos de 700 metros e 2 de 600 metros, pesando 7 toneladas por metro linear. O primeiro tramo avançou 100 metros por semana, impulsionado por bombas hidráulicas. A conclusão do lançamento dos tramos está prevista para Outubro próximo (Jornal da Fepasa, 94/Março).

Amônia - A Fepasa voltou a transportar o gás de amônia, que esteve fora de seu movimento desde 90/Fev. Uma composição de 22 vagões-tanque partiu da estação de Perequê, Cubatão, em Jan/13, 1h30, chegando à estação da Valefértil em Uberaba, MG, após percorrer 695 km em cerca de 28h30m.

O carregamento inicial foi de 1.322 t para a Fosfértil, e fez o trajeto com o caboose levando uma equipe de segurança, devido à alta periculosidade da amônia. A Fosfértil reforçou seus vagões com chapas grossas especiais, para atender aos requisitos de segurança (Jornal da Fepasa, 94/Março).

CMTC - O prefeito Paulo Maluf quer sumir com qualquer vestígio da Cia. Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), inclusive o clube, e o Museu na Av. Cruzeiro do Sul, e dar baixa de seu nome na Junta Comercial.

A CMTC já vendeu 60% de suas linhas, a maioria para o grupo Ruas, que controla 60% do transporte coletivo na capital. Sobrarão apenas as linhas de tróleibus (ônibus elétricos), que parece que ninguém quer (Joel G. Pires, SP/SP).

CP Rail - Em resposta ao Luiz D'Arrigo (CO-88/8), CP Rail significa Canadian Pacific Railroad Company.

Há 2 sistemas ferroviários no Canadá: - CP Rail, que é e sempre foi uma empresa privada; e Canadian National (CN), que é propriedade do governo. O logotipo CN é apelidado "minhoca preguiçosa" (Warren Delano, SP/SP).

Húngaros - Parabéns ao Buzelin pelo artigo sobre os trens húngaros (CO-88). Escrevi no CO-73/8 uma pequena nota, baseado apenas na memória, e parece que não me enganei.

O húngaro também rateava na subida antes do túnel do Botujuru, tanto na ida como na volta, entre São Paulo e Jundiaí (Joel G. Pires, SP/SP).

Perus - Na noite de Mar/10-11 caiu pesada chuva na bacia do rio Juqueri, inundando o centro de Franco da Rocha, parando a linha da antiga EF Santos a Jundiaí, e acabando com mais um pouco do que resta da EF Perus-Pirapora, construída às margens deste rio - ver DC-7/1 e RBF-9/18 (Joel G. Pires, SP/SP).

Elétricas - Sobre a observação de Paulo Filomeno no CO-86/21, eu diria que as mais notáveis ferrovias eletrificadas dos EUA foram a Great Northern; a Chicago, Milwaukee, St. Paul & Pacific (Milwaukee Road); a Pennsylvania; e a New York, New Haven & Hartford.

A Great Northern e a Milwaukee esperavam conquistar as grandes montanhas no caminho da Costa Oeste, com a eletrificação, de forma mais econômica do que permitiria o vapor. Mas com o advento das locomotivas diesel, eles reconheceram as graves restrições da eletrificação e optaram pela nova alternativa.

A Pennsylvania é eletrificada entre Nova Iorque e Washington, DC, em terreno totalmente plano, onde altas velocidades e suaves acelerações são vantajosas para trens de passageiros. Também, para passar por baixo do rio Hudson e atingir a Pennsylvania Station, locomotivas a vapor foram proibitivas - e uma vez que uma locomotiva elétrica devia ser acoplada ao comboio no túnel, eles a usavam pelo resto do percurso, até Washington, DC.

A linha da New Haven é eletrificada entre New Haven e Nova Iorque, para passar no túnel sob a Park Avenue e atingir a Grand Central Station.

Que eu saiba, somente a Pennsylvania e a New Haven - que agora são trechos da Conrail, a operadora de trens de passageiros da Amtrak - ainda permanecem eletrificadas. Contudo, ainda se podem encontrar algumas locomotivas elétricas nos anúncios da Model Railroader e da Railroad Model Craftsman (Warren Delano, SP/SP).

Bordon - Quanto à dúvida do Joel no CO-87/31, o Frigorífico continua no início da via Anhangüera, só o acesso ferroviário foi mudado. Agora entra pela Vila Leopoldina, entre as pontes Anhangüera e Remédios (desvio da Fepasa).

A carga vinha de Campo Grande, MS, e atualmente o desvio não tem sido muito usado. A marca Bordon ainda existe, porém agora pertence à Swift-Armour S/A (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).

Vapor - Com tristeza, notei no livro "O Vapor nas Ferrovias do Brasil" a ausência da EF Bragantina, que por quase 100 anos serviu a toda nossa região. Talvez tenha sido por falta de material.

Gostaria de entrar em contato com o autor, para verificar se há interesse em incluir dados para a próxima edição, que estou pronto para ajudar (Carlos dos Santos F., Bragança Paulista, SP).

CP & CM - Gostaria de saber se é possível obter alguma literatura sobre a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro ou a Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

Depois de ler o maravilhoso livro "A Era Diesel na EFCB", fiquei sedento por leituras sobre aquelas ferrovias que marcaram a minha infância (Nelson Pereira Jr., SP/SP).

Ouro Branco - O trem Ouro Branco, da EF Sorocabana (CO-88/27), circulou pelo menos até a Semana Santa de 1963, quando usei-o pela última vez. Depois disso, nunca mais o vi (Joel G. Pires, SP/SP).

Bordon - Localizei o "outro Bordon". Fica em Presidente Altino, Osasco, SP, onde era o frigorífico Wilson (Comabra). Na última capa do CO-88, a francesa aparece ao lado do então Wilson (Joel G. Pires, SP/SP).

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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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