Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Lançamento da superestrutura
da ponte rodoferroviária
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã
A superestrutura metálica foi previamente montada em canteiros sobre os aterros os trechos I e II no lado São Paulo
e os trechos III e IV no lado Mato Grosso do Sul. Após a montagem completa (700 m), o trecho II foi empurrado para a sua posição
definitiva, deslizando sobre sobre os pilares já executados. Em seguida foi empurrado o trecho I.
O mesmo procedimento foi adotado para os trechos III e IV, respectivamente, do lado Mato Grosso do Sul.
Sobre os aterros adjacentes às cabeceiras da obra foram construídos blocos provisórios que serviram de apoios temporários
para a montagem da superestrutura e para o início do empurramento, chamados "blocos de lançamento". Para completar
o processo, foram instalados nos pilares P3 e P7, no lado São Paulo, e P19 e P23, no lado Mato Grosso do Sul, macacos para aplicação
de forças iguais a 2.400 kN necessárias ao empurramento. Para aliviar os esforços nesses pilares, ocasionados por aquela
força, foram instalados tirantes protendidos unindo os topos dos pilares e ancorados nos encontros (E1 e P13, P13 e E2).
O lançamento de trechos de até 700 metros, com vãos de 100 metros, constitui recorde no Brasil, para esse método
construtivo.
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