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Ferronorte - Ferrovias Norte Brasil
Acesso ferroviário à ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná
Relatório Fepasa - 1998*
Digitalização: Carlos E. Campanhã
De acordo com o relatório da Fepasa, o Acesso Ferroviário construído em via singela, com bitola larga (1,60 m), tem
um comprimento aproximado de 16.500 metros. Este acesso se inicia no Pátio Ferroviário de Santa Fé do Sul, da Fepasa,
e termina junto ao Encontro
E1 da Ponte Rodoferroviária, localizada na margem do Rio Paraná, lado São Paulo.
Como parte do Acesso Ferroviário, a Fepasa estava construindo um novo pátio, denominado Rubineia Novo, para dar apoio à
operação e integração da sua rede com a Ferronorte. A Fepasa optou pela construção de um novo pátio
ferroviário, ao invés de ampliar e adaptar o pátio existente na cidade de Santa Fé do Sul, por dois motivos: (1)
o novo pátio serria construído ao lado do lago de Ilha Solteira, o que possibilitaria a implantação do sistema
intermodal ferrovia / hidrovia; e (2) a ampliação e adaptação do pátio ferroviário existente geraria
um impacto muito grande, por situar-se dentro do perímetro urbano da cidade de Santa Fé do Sul. Para atender às necessidades
de operação do sistema a ser implantado, o Pátio de Rubineia Novo teria uma extensão de aproximadamente 2.400
m, com 5 vias secundárias além da principal que, somadas, atingiriam uma extensão de 8.000 metros .
O traçado escolhido aproveita parte do antigo leito da ferrovia que ligava a cidade de Santa Fé do Sul à antiga cidade
de Rubineia, inundada quando da formação do lago de Ilha Solteira.
Características técnicas
- Largura da Bitola: 1,60 m
- Rampa máxima na Ponte: 1,04 %
- Rampa máxima na Ligação: 0,50 %
- Raio mínimo de curva horizontal: 600,00 m
- Largura da plataforma: 9,00 m
- Velocidade diretriz: 110,00 km/h
- Gabarito vertical: 7,10 m
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