Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  
CO-1 12 1984
CO-2 01 1985
CO-3 02 1985
CO-4 03 1985
CO-5 04 1985
CO-6 05 1985
CO-7 06 1985
CO-8 07 1985
CO-9 08 1985
CO-10 09 1985
CO-11 11 1985
CO-12 12 1985
CO-13 02 1986
CO-14 7 03 1986
CO-15 04-05 1986
CO-16 06 1986
CO-17 07-08 1986
CO-18 09 1986
CO-19 10-11 1986
CO-20 03 1987
CO-21 05 1987
CO-22 08 1987
CO-23 12 1987
CO-24 04 1988
CT-1 s/d
CT-2 3 07 1988
CT-3 1º 08 1988
CT-4 5 09 1988
CO-25 11 1988
CT-5 11 01 1989
CT-6 9 02 1989
CT-7 9 03 1989
CT-8 7 04 1989
CT-9 8 05 1989
CO-26 25 06 1989
CT-10 1º 08 1989
CT-11 25 08 1989
CT-12 25 09 1989
CT-13 15 11 1989
CT-14 13 12 1989
DC-1 28 02 1990
DC-2 20 04 1990
DC-3 20 05 1990
DC-4 26 06 1990
DC-5 7 08 1990
DC-6 12 09 1990
DC-7 25 10 1990
DC-8 10 12 1990
DC-9-10 31 01 1991
DC-11-12 6 04 1991
DC-13 6 06 1991
DC-14-15 30 06 1991
DC-16-17 31 07 1991
DC-18 5 10 1991
DC-19
DC-20 30 10 1991
DC-21 30 11 1991
CO-62 30 12 1991
CO-63 1º 02 1992
CO-64 10 03 1992
CO-65 10 04 1992
CO-66 1º 05 1992
CO-67 1º 06 1992
CO-68 1º 07 1992
CO-69 1º 08 1992
CO-70 1º 09 1992
CO-71 1º 10 1992
CO-72 1º 11 1992
CO-73 1º 12 1992
CO-74 1º 01 1993
CO-75 1º 02 1993
CO-76 1º 03 1993
CO-77 1º 04 1993
CO-78 1º 05 1993
CO-79 1º 06 1993
CO-80 1º 07 1993
CO-81 1º 08 1993
CO-82 1º 09 1993
CO-83 1º 10 1993
CO-84 1º 11 1993
CO-85 1º 12 1993
CO-86 1º 01 1994
CO-87 1º 02 1994
CO-88 1º 03 1994
CO-89 1º 04 1994
CO-90 1º 07 1994
CO-91 1º 10 1994
CO-92 1º 12 1994
CO-93 1º 02 1995
CO-94 1º 03 1995
CO-95 1º 05 1995
CO-96 1º 09 1995
CO-97 1º 11 1995
CO-98 1º 12 1995
  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 68
1º de Julho de 1992

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

Xsdkjnfjdfksflaj

Maquetismo

Oficina

Protótipo

Vitrine

  • As novas figuras HO da Minitec

Quadro de Avisos

Museu - Já estou com as chaves do local para o Museu Ferroviário de Ponta Grossa, na antiga estação ferroviária (R. Benjamin Constant), que já foi tombada pelo patrimônio histórico estadual. A sala está com as paredes em mau estado, vidros quebrados. Além de pintura, faltam armários, mesas, prateleiras. Até agora, estou custeando pessoalmente a faxina. // Gostaria que alguém me fornecesse um "roteiro" a seguir para a criação formal (oficial) do museu. // Em Abr/30, mais uma exposição de ferreomodelismo, desta vez em Uvaranas, junto com Nelson Kiriam, sócio do Clube da Maria Fumaça, presidente da Associação dos Ferroviários e candidato a vereador (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR).

N. R.: O tombamento dos 2 prédios da antiga estação de Ponta Grossa foi uma vitória duramente conquistada pelo Clube da Maria Fumaça, de Curitiba. José F. Pavelec é o vice-presidente regional do CMF em sua cidade.

Mineração - A revista "Brasil Mineral" está apresentando, nos meses de abril a julho, reportagens especiais sobre a Mineração Rio do Norte (MRN), a Indústria e Comércio de Minérios (Icomi) e a Cia. Vale do Rio Doce (CVRD). É bom ficar de olho.

A revista "Engenharia", do Instituto de Engenharia de São Paulo, dedicou seu n° 488 à "Eletro-Eletrônica do Metrô de São Paulo". Indo pessoalmente ao instituto, Av. Dante Pazzanese, 120, Cep 04012-180 SP/SP, pode-se retirar graciosamente um exemplar. Através da Engenho Editora Técnica Ltdª, R. Áurea, 285, Cep 04015-070 SP/SP, o número avulso custa Cr$ 2,5 mil (Márcio Hipólito, SP/SP).

Francesas - Em 87/Set/30, chegaram ao porto de Santos, nos navios François Villon e Pioneiro, 2 das 80 locomotivas elétricas bi-frontais EC-362 que a Fepasa encomendou na França. Foram levadas para as oficinas de Araraquara, para serem montadas, mas não tenho mais notícias dessas máquinas. Sei que uma delas, a n° 2201, está montada, mas nunca as vi circulando, nem em nenhuma oficina. Onde estão essas locos? (Evaldo Alves, Jaú, SP).

N. R.: As máquinas Alsthom seriam montadas no Brasil pela Emaq. O contrato foi rompido, a Emaq fechou, e o "negócio" vem se arrastando há anos. Creio que a Revista Ferroviária publicou algumas matérias sobre o assunto, recentemente, mas não consegui localizar. Mais recentemente, ainda, o companheiro Leonel Motta (Litográfica Paulista - CO-64/6) conseguiu fotografar as locos n° 2201 e 2202 trabalhando em duplex.

Note que as "francesas" formariam 2 séries, na Fepasa: a série 2200 (2201 em diante) em bitola métrica; e a série 6200 (6201 em diante) na bitola de 1,60 metro. Só as locos n° 2201 e 2202 constam do cadastro de material rodante da Fepasa - "Locomotivas existentes" -, no final da série 2050 - GE elétricas B-B (FRC).

Ferrugem - Tive oportunidade de voltar a Paranapiacaba em Fev/9, e fiquei surpreso pois o sistema funicular da serra nova não estava funcionando. Pela ferrugem nos trilhos e roldanas, tive a impressão de que há muito tempo não passa um trem por lá. Ao menos a viagem não foi perdida, e pude ver de perto os trens Cometa, Planeta e Estrela - que estão em estado deplorável (Rubens Ueda, SP/SP).

Estranho - O caso das English Electric da SR-4, citado pelo Alexandre Santurian, é mais estranho do que parece. Ora elas aparecem, ora elas somem e nem nas oficinas são vistas. Não dá para entender o que está acontecendo (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Texas (I) - A Texas n° 302 da Ferrovia do Carvão (ex-EF Donna Thereza Christina), que pertenceu à EF Central do Brasil, bitola métrica, está sendo levada para a cidade de Bananal, RJ (DC-9-10), onde ficará exposta, estática, na praça da estação. Não faz nenhum sentido, já que em Bananal a bitola é de 1,60 metro (Eduardo Lamego, Rio, RJ).

Texas (II) - Encaminho uma foto da loco n° 302, estacionada no pátio de Barra Mansa, RJ. Ela veio de Tubarão, SC, e deverá ser encaminhada à estação de Bananal, RJ (DC-9-10), de acordo com as informações que obtive (Luiz C. Rodrigues, Volta Redonda, RJ).

Livros (I) - Gostei do livro "127 Anos de Ferrovia", do eng° Eduardo G. David, sobre a Central do Brasil. Em fevereiro pp., tive o privilégio de conhecê-lo - atualmente, é assessor da presidência da RFFSA -, quando esteve em Salvador para a reunião mensal do Conselho de Usuários da SR-7, e conversamos um pouco no intervalo. // Já o livro "Teresa Cristina - A Ferrovia do Carvão", de Walter Zumblick (Editora da UFSC, Florianópolis, SC), é um pouco enfadonho, pois se detém muito em estatísticas, publicações de relatórios, e listas de pessoas cujos terrenos foram desapropriados no século passado para a construção da ferrovia. Também contém poucas ilustrações de interesse (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Segurança - Gostaria de esclarecer ao Kelso Médici que, até onde sei, as ferrovias, vagões, carros, construções de beira de linha e tudo que se relaciona com a via férrea é considerado de interesse da segurança nacional. O motivo é muito simples: em caso de guerra, a ferrovia tem importante valor estratégico no transporte de tropas, peças de artilharia, aviões desmontados, remédios etc. Logo, uma composição é considerada comboio de guerra. Daí a dificuldade de fotografar na SR-4 (Luiz S. Souza, Rio, RJ).

N. R.: O esclarecimento do companheiro é importante, pois muitos modelistas não sabem desse detalhe. Para ser mais exato, trata-se de uma lei dos tempos da II Guerra Mundial, quando a fotografia terrestre de instalações ferroviárias ainda podia ser considerada artes de espionagem.

Hoje, essa lei só permanece por inércia, como aquela de Nova Iorque que deixa ao cidadão a responsabilidade de tirar seus bens da calçada, ao sinal de boiada. Jamais encontrei um guarda ferroviário ou engenheiro que soubesse por quê as fotos são proibidas. Conversando com o assessor jurídico do presidente da RFFSA, em 1985, constatei que ele era o primeiro a não saber, não querer saber, e ter raiva de quem sabe.

O que o Kelso e todos nós queremos, é que essa lei seja revogada, mesmo porque diariamente somos sobrevoados por 200 satélites, que fotografam até alfinete. E, a depender de nossas ferrovias, já perdemos a guerra antes de começar... (FRC).

Exílio - O "exílio" em Tocantins valeu a experiência. Mas tínhamos TV por satélite, onde vimos a 4-4-0 da Estácio de Sá ao vivo. Assisti muito a TV-JP (SP/SP, Canal 22), com filmes sobre os trens de alta velocidade alemães, franceses e japoneses, além dos "amarelos" da Rio Grande & Denver, com suas Mikado 2-8-2.

Domingo, Mai/31, a TV Cultura (SP/SP) exibiu no programa Vitória uma viagem São Paulo - Jundiaí a bordo da English Electric n° 9008, e trechos da VFCJ (ABPF-Campinas), com a n° 222 (Joel G. Pires, SP/SP).

Engates - O Paulo Modé (CO-67/8) e o Alberto del Bianco (RBF-10) não se lembraram - ou desconheciam - que as locos a vapor da EF Araraquara tiveram 2 tipos de engate na bitola larga (1,60 m), o americano (EFCB) e o inglês (São Paulo Railway), pois o alargamento da bitola ocorreu na fase de transição entre um sistema e o outro. // Em 1958 ou 59, vi carros da bitola métrica da EFA serem transferidos para a EF Sorocabana, seção Cantareira. Lá ficaram até a extinção da linha, em 1965 (Joel G. Pires, SP/SP).

Livros (II) - Como faço para adquirir o livro citado no CO-65/16, sobre a EF Central do Brasil e a EF Leopoldina? Posso pedir por reembolso postal, ou como faço para remeter o pagamento? (José A. Assis, Alegre, ES).

N. R.: O livro pode ser adquirido diretamente no Museu do Engenho de Dentro (Preserfe / RFFSA), mas não creio que tenham qualquer esquema pronto, para vendas por reembolso. Escreva ao museu, R. Arquias Cordeiro, 1046, Rio, RJ, tel.: 021-269-5545; ou à sede do Preserfe, Pça. Cristiano Otoni, s/n°, sala 640, Rio, RJ, tel.: 021-263-5473 (FRC).

Águas - Amigos que estavam no Sul, nas recentes inundações, viram só os tetos dos vagões da SR-5 na estação de Mafra, SC. Lembraram-se da inundação (mais uma) em Ribeirão Vermelho, SC, no início do ano, fotografada pelo Flávio Lage, BH/MG, que venceu o concurso de fotos da I Mostra CP (Joel G. Pires, SP/SP).

«» ª • — “”
Centro-Oeste
CO-1 | CO-2 | CO-3 | CO-4 | CO-5 | CO-6 | CO-7 | CO-8 | CO-9 | CO-10 | CO-11 | CO-12 | CO-13
CO-14 | CO-15 | CO-16 | CO-17 | CO-18 | CO-19 | CO-20 | CO-21 | CO-22 | CO-23 | CO-24
CT-1 | CT-2 | CT-3 | CT-4 | CO-25 | CT-5 | CT-6 | CT-7 | CT-8 | CT-9 | CO-26 | CT-10 | CT-11
CT-12 | CT-13 | CT-14 | DC-1 | DC-2 | DC-3 | DC-4 | DC-5 | DC-6 | DC-7 | DC-8 | DC-9-10
DC-11-12 | DC-13 | DC-14-15 | DC-16-17 | DC-18 | DC-19 | DC-20 | DC-21 | CO-62 | CO-63
CO-64 | CO-65 | CO-66 | CO-67 | CO-68 | CO-69 | CO-70 | CO-71 | CO-72 | CO-73 | CO-74 | CO-75
CO-76 | CO-77 | CO-78 | CO-79 | CO-80 | CO-81 | CO-82 | CO-83 | CO-84 | CO-85 | CO-86 | CO-87
CO-88 | CO-89 | CO-90 | CO-91 | CO-92 | CO-93 | CO-94 | CO-95 | CO-96 | CO-97 | CO-98
Catálogo 1987 | Catálogo 1988 | Catálogo 1990 | Catálogo 1991/1992
Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
Catálogo Miniaturas Artesanais | Catálogo Model / Hobbylândia | Catálogo History | Ferrovia | Revista Ferroviária
Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreosfera

  

Byteria

Acompanhe no FB


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade