Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  
CO-1 12 1984
CO-2 01 1985
CO-3 02 1985
CO-4 03 1985
CO-5 04 1985
CO-6 05 1985
CO-7 06 1985
CO-8 07 1985
CO-9 08 1985
CO-10 09 1985
CO-11 11 1985
CO-12 12 1985
CO-13 02 1986
CO-14 7 03 1986
CO-15 04-05 1986
CO-16 06 1986
CO-17 07-08 1986
CO-18 09 1986
CO-19 10-11 1986
CO-20 03 1987
CO-21 05 1987
CO-22 08 1987
CO-23 12 1987
CO-24 04 1988
CT-1 s/d
CT-2 3 07 1988
CT-3 1º 08 1988
CT-4 5 09 1988
CO-25 11 1988
CT-5 11 01 1989
CT-6 9 02 1989
CT-7 9 03 1989
CT-8 7 04 1989
CT-9 8 05 1989
CO-26 25 06 1989
CT-10 1º 08 1989
CT-11 25 08 1989
CT-12 25 09 1989
CT-13 15 11 1989
CT-14 13 12 1989
DC-1 28 02 1990
DC-2 20 04 1990
DC-3 20 05 1990
DC-4 26 06 1990
DC-5 7 08 1990
DC-6 12 09 1990
DC-7 25 10 1990
DC-8 10 12 1990
DC-9-10 31 01 1991
DC-11-12 6 04 1991
DC-13 6 06 1991
DC-14-15 30 06 1991
DC-16-17 31 07 1991
DC-18 5 10 1991
DC-19
DC-20 30 10 1991
DC-21 30 11 1991
CO-62 30 12 1991
CO-63 1º 02 1992
CO-64 10 03 1992
CO-65 10 04 1992
CO-66 1º 05 1992
CO-67 1º 06 1992
CO-68 1º 07 1992
CO-69 1º 08 1992
CO-70 1º 09 1992
CO-71 1º 10 1992
CO-72 1º 11 1992
CO-73 1º 12 1992
CO-74 1º 01 1993
CO-75 1º 02 1993
CO-76 1º 03 1993
CO-77 1º 04 1993
CO-78 1º 05 1993
CO-79 1º 06 1993
CO-80 1º 07 1993
CO-81 1º 08 1993
CO-82 1º 09 1993
CO-83 1º 10 1993
CO-84 1º 11 1993
CO-85 1º 12 1993
CO-86 1º 01 1994
CO-87 1º 02 1994
CO-88 1º 03 1994
CO-89 1º 04 1994
CO-90 1º 07 1994
CO-91 1º 10 1994
CO-92 1º 12 1994
CO-93 1º 02 1995
CO-94 1º 03 1995
CO-95 1º 05 1995
CO-96 1º 09 1995
CO-97 1º 11 1995
CO-98 1º 12 1995
  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 69
1º de Agosto de 1992

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

Xsdkjnfjdfksflaj

Ferreomodelismo

Maquetismo

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

Protótipo

Quadro de Avisos

Turismo - Em Jun/19 pp., foi inaugurado o primeiro trem de turismo da SR-7, ligando Aracaju à cidade histórica de São Cristóvão. Os serviços são organizados e explorados pela Secretaria de Turismo do Estado de Sergipe.

O trem turístico funcionará aos sábados, domingos e feriados. O material rodante é formado por 2 litorinas de aço inoxidável, provenientes da SR-5 (Curitiba-Paranaguá) e que, nas últimas semanas, passaram por uma revisão geral nas oficinas Arlindo Luz e Osvaldo Rios, ambas em Alagoinhas, BA.

A inauguração contou com a presença do presidente da RFFSA, Osíris Stenghel Guimarães; do superintendente da SR-7, Neville B. da Silva; e autoridades estaduais. // Osíris e o superintendente seguiram de Salvador a Aracaju em um auto-de-linha especial (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Bandeirante - Pois é, o nosso Bandeirante (Brasília-Campinas) também se foi. Este foi mais um "presente" que ganhamos da RFFSA. Com isso, a Fepasa mudou o horário de seu trem para Araguari, MG. O expresso, agora, parte de Campinas às 10h55, de segunda a domingo (Evaldo Alves, Jaú, SP).

Texas - A Texas n° 302 passou por Mogi Mirim, rebocada por uma G-12, com destino a Barra Mansa. Não sabia que ficaria exposta na praça da estação de Bananal, RJ. É pena. Mais uma para se deteriorar com o tempo (Carlos Missaglia, Mogi Mirim, SP).

ABPF - Uma locomotiva a vapor, construída em 1910, reativará o ramal ferroviário em Barra Bonita, SP. O trem, da ABPF, foi restaurado em Jaguariúna, região de Campinas.

A volta da locomotiva vem sendo articulada desde 1989, pelo prefeito Antônio Osvaldo de Luca. A idéia foi aceita com entusiasmo, pelos antigos ferroviários, que se dispõem a trabalhar para fazer o trem funcionar. Depois de uma vistoria, a Fepasa concluiu que o antigo leito ferroviário está em condições de receber os trilhos.

Dois carros antigos foram comprados e um grupo de ferroviários aposentados, contratados pela prefeitura, começará a reformá-los em Botucatu. O trem turístico deverá funcionar a partir de Ago/31, com a locomotiva e os carros, numa linha de 2 km, onde serão instaladas estações com opções de lazer. A médio prazo, o prefeito quer estender o ramal até Campos Salles, a 12 km de Barra Bonita (O Comércio de Jaú, SP).

RSD8 - Na Oficina Osvaldo Rios (Alagoinhas), fui informado pelo chefe da seção de Truques e Freios, de que a SR-7 receberá brevemente 20 novos motores diesel da GE, para a recuperação de locomotivas U-8B e U-10B. A falta de tração é um dos problemas mais sérios da SR-7.

Alguns maquinistas também me disseram que, eventualmente, as locomotivas RSD-8 Alco C-C da SR-1 passam por Alagoinhas e vão até Mapele, tracionando as cargas daquele regional, que muitas vezes não conseguem locomotivas da SR-7 para prosseguir viagem até Salvador ou Minas Gerais (SR-2).

Isso põe por terra o que ouvi da gerência comercial da SR-7, de que as linhas daqui seriam inadequadas para locomotivas de rodagem C-C. Estes mesmos maquinistas informaram que isso era verdade até 10 anos atrás, mas a Linha Norte foi remodelada; e que as locomotivas C-C poderiam trafegar até Mapele, bem como nas linhas do sul da Bahia. // Entretanto, as visitas das RSD-8 são esporádicas (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Francesa - As locomotivas francesas EC-362 (CO-68/16) encontram-se em Sorocaba, SP, onde são facilmente avistadas em serviço (José M. G. Justo, SP/SP).

Cegonha? - A SR-2 da RFFSA anunciou contrato com a Fiat, para transportar peças, carros desmontados (CKD) e bobinas de aço, em parceria com a Vale do Rio Doce. O contrato prevê o transporte de 3,2 mil containers por ano, tanto na exportação quanto na importação (porto de Vitória, ES), e da Usiminas para a fábrica (bobinas). // A Vale também está desenhando vagões especiais para o transporte de carros prontos para o porto de Vitória, enquanto a RFFSA projeta vagões para o transporte de carros prontos para o Rio e São Paulo (José E. Buzelin, BH/MG).

Angra - Ainda não pudemo$ viajar no Trem da Mata Atlântica, mas o negócio vai bem. Soube que vão preparar mais 2 carros. A limpeza e a organização são boas e há vários Guias com a camiseta do trem, à venda também na sala de espera (Eliezer Magliano, Angra dos Reis, RJ).

Zig-Zags - As linhas dos Andes (CO-67/14) são de arrepiar os cabelos, em certos pontos. De Lima a Oroya, há inúmeros zig-zags que os trens cruzam de marcha à ré. Antes, 2-8-0 eram as locomotivas de passageiros; e as 2-8-2+2-8-2 eram cargueiras, nas rampas contínuas de até 4%, por dezenas de quilômetros. Além dessa linha, o Peru tem a de Cuzco a Puno.

Outras linhas magníficas, são as métricas Guayaquil - Quito, Arica - La Paz (que tem a mais longa cremalheira do mundo, uns 30 ou 40 km!), a Antofagasta - Bolívia, e aquela da qual vieram algumas das 2-10-2 da EF Donna Thereza Christina: a Antofagasta (Chile) - Salta (Argentina).

Se interessar, um dia poderei escrever algo sobre elas, enquanto a memória me auxiliar (Délio Araújo, Goiânia, GO).

N. R.: E o amigo ainda pergunta!... (FRC).

Museus - Estou enviando ao Pavelec o "Manual para Funcionamento dos Centros de Preservação e Núcleos Históricos Ferroviários", editado pelo Preserfe / RFFSA (José E. Buzelin, ABPF-BH).

Renave - Passei correndo pela Renave, em Niterói, e vi o que sobrou de 2 pequenas locomotivas a vapor que operavam no estaleiro. Não deu para parar. Creio que o Luiz Octávio ou alguém já as cadastrou (Eliezer Magliano, Angra dos Reis, RJ).

Plantas - Consegui na sede da RFFSA uma cópia do Catálogo de Vagões, com muitas plantas e fichas técnicas (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ).

«» ª • — “”
Centro-Oeste
CO-1 | CO-2 | CO-3 | CO-4 | CO-5 | CO-6 | CO-7 | CO-8 | CO-9 | CO-10 | CO-11 | CO-12 | CO-13
CO-14 | CO-15 | CO-16 | CO-17 | CO-18 | CO-19 | CO-20 | CO-21 | CO-22 | CO-23 | CO-24
CT-1 | CT-2 | CT-3 | CT-4 | CO-25 | CT-5 | CT-6 | CT-7 | CT-8 | CT-9 | CO-26 | CT-10 | CT-11
CT-12 | CT-13 | CT-14 | DC-1 | DC-2 | DC-3 | DC-4 | DC-5 | DC-6 | DC-7 | DC-8 | DC-9-10
DC-11-12 | DC-13 | DC-14-15 | DC-16-17 | DC-18 | DC-19 | DC-20 | DC-21 | CO-62 | CO-63
CO-64 | CO-65 | CO-66 | CO-67 | CO-68 | CO-69 | CO-70 | CO-71 | CO-72 | CO-73 | CO-74 | CO-75
CO-76 | CO-77 | CO-78 | CO-79 | CO-80 | CO-81 | CO-82 | CO-83 | CO-84 | CO-85 | CO-86 | CO-87
CO-88 | CO-89 | CO-90 | CO-91 | CO-92 | CO-93 | CO-94 | CO-95 | CO-96 | CO-97 | CO-98
Catálogo 1987 | Catálogo 1988 | Catálogo 1990 | Catálogo 1991/1992
Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
Catálogo Miniaturas Artesanais | Catálogo Model / Hobbylândia | Catálogo History | Ferrovia | Revista Ferroviária
Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreosfera

  

Byteria

Acompanhe no FB


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade