Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  
   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-16-17
31 de Julho de 1991

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Pátios & Fotos

Ferreomodelismo

Ferreomodelo

Quadro de avisos

Vitória - Belo Horizonte - Existe uma expectativa da Vale (EF Vitória a Minas, CVRD) inaugurar, em dezembro próximo, seu trem diário de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória. A data está sendo apreciada para o dia 12, quando BH comemora seus 94 anos. De qualquer forma, é certa a conclusão da variante Capitão Eduardo - Costa Lacerda, no máximo, até o final do ano. Estamos aguardando a passagem, por BH, das novas locomotivas Dash-8 da GE Contagem, MG, para a EFVM. Ainda não obtive a menor informação quanto à data (José E. Buzelin, ABPF-BH). N. R.: Ao fecharmos esta edição, recebemos a informação de que as linhas da SR2 não suportariam a passagem das Dash-8.

CVRD - Será que nós, modelistas, vamos ficar chupando o dedo no cinqüentenário da Vale do Rio Doce, em março de 1992? Vamos forçar a barra, para a Vale promover um concurso de ferreomodelismo. Em São Paulo, o endereço é R. Nestor Pestana, 125 / 6°. O pessoal do Rio, Minas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, também deve ajudar (Joel Pires, SP/SP).

Mikado VFRGS - No pátio do prédio da administração da RFFSA, em Porto Alegre, há uma vaporosa preservada: é a n° 520 da VFRGS, Mikado 2-8-2, em bom estado de conservação. Está sem a placa de identificação do fabricante mas, segundo me consta, foi fabricada pela Alco em 1919 (Alfredo F. Rodrigues, Pelotas, RS).

Bandeirante - A viagem no trem Bandeirante, de Brasília a Ribeirão Preto, foi ótima. O garçom é ferreomodelista e aproveita as viagens de pouco movimento para fazer a manutenção de suas 6 lococomotivas Frateschi (Luiz Octávio, Rio, RJ).

Cantareira - Em resposta ao SOS do Adalberto Manholeti sobre o trem da Cantareira, DC-13/12: As locomotivas diesel, já no fim, em 1964/65, eram as GE 70 ton. C-C. Segundo Fábio Dardes (CO-16), existe um modelo americano da Keystone, igual a elas, só que com truque B-B. Eram pintadas de verde colonial, com faixa branca. Existem, ainda em pé, as oficinas na R. João Teodoro com Av. do Estado, no Pari, SP/SP; as estações de Jaçanã e Guarulhos, no ramal de Guarulhos; a estação do Mandaqui, R. Voluntários da Pátria com Eng° Caetano Alvares, que virou escola de samba; e, segundo Luiz Carlos Bellotto, várias dentro do Horto Florestal. A pequena ferrovia tinha 2 linhas, uma para a serra da Cantareira, inicialmente em bitola de 0,60 m (convertida para 1,0 m no governo Jânio Quadros, em 1955/56), e outra para Guarulhos, via Jaçanã e Vila Galvão. O entroncamento era na estação Areal, próxima à atual Rodoviária. Na ABPF, há um Guia Levi, com horários e tudo mais (Joel Pires, SP/SP).

Locomotiva V8 (I) - Sobre a dúvida que paira na origem do apelido das locomotivas V8 da Central e da Paulista: Outro dia, recordando meus tempos de ginásio, final da década de 40, me veio à lembrança a maneira pela qual indicávamos uma mulher de corpo bonito. Dizíamos "Que V8!", naturalmente pelas curvas e cintura fina, padrões da época. A origem disso era o logotipo do carro Ford, muito popular na época. Vou dar um tiro no escuro: Não teria este modismo chegado às locomotivas, que chamavam atenção pelas formas aerodinâmicas? O raciocínio não é original, pois sempre foi comum os cariocas darem aos trens os nomes da moda: o trem Marta Rocha, a locomotiva Biriba, o trem Sukita (na baixada, eram pintados de laranja, e havia um refrigerante com este nome) e tantos outros exemplos (Carlos A. Pereira, Paraíba do Sul, RJ).

Locomotiva V8 (II) - O Warren Delano pergunta por quê o apelido V8 das locomotivas elétricas da ex-CPEF. Não seria um modismo da época? Na ocasião, o sucesso era o Ford V8, rápido, potente etc. Em 47/48, o filme de sucesso era Gilda, e os bondes Centex da CMTC ficaram com este apelido. Nos anos 60/70, as locos da ex-EFS foram chamadas de Mini-Saia e as da CPEF, de Vanderléa. Os TUEs de subúrbio, em 78/79 (TUE Frateschi), foram apelidados de Biro-Biro (Joel G. Pires, SP/SP).

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Catálogo 1987 | Catálogo 1988 | Catálogo 1990 | Catálogo 1991/1992
Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
Catálogo Miniaturas Artesanais | Catálogo Model / Hobbylândia | Catálogo History | Ferrovia | Revista Ferroviária
Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
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Eventos

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

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