CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste* em Itabaiana
Antiga estação de Itabaiana
Fotos: Rubens C. V. Weyne, 25 Mar. 2011
Estas fotos são da antiga estação de trem, aberta em 1901, no local designado por Cezar
Neri como "Alto do Majó".
Segundo Jônatas Rodrigues Pereira (2009),
tempos depois foi aberta nova estação, no local chamado Triângulo onde os trilhos se bifurcam. Trata-se do entroncamento
do antigo Ramal
de Campina Grande com a Linha
Norte (nomenclaturas de 1960). Uma vez que o Ramal se tornou a primeira (e até hoje única) conexão da antiga RFN
com a RVC (e por meio desta, mas
tarde com a EFSLT),
Itabaiana tornou-se um entroncamento importante para a rede que aos poucos se formava no Nordeste. Jônatas Rodrigues Pereira (2010)
descreve os sinais dessa importância do entroncamento: "um complexo ferroviário, com almoxarifado, oficinas, departamento
da empresa". A situação deste complexo ferroviário em 25 de Março de 2011 é o que Rubens Weyne
documentou em linhas gerais, nesta reportagem fotográfica.
As informações obtidas no local por Rubens Weyne, são de que a reforma da estação antiga visava transformá-la
em uma pousada.
______________________
(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística
S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina"
para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede
no coração da região.