Estrada de Ferro EF-101 - Tronco Natal - Salvador
Estrada de Ferro EF-101 no PNV
Estimativa de cargas (exceto minério) em 2007, segundo o
Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT)
Flavio R. Cavalcanti - 16 Mar. 2011
A Ferrovia Longitudinal EF-101 continua descrita, no Plano Nacional de Viação (PNV), com o mesmo trajeto definido em 1973: Natal - Entroncamento com a EF-225 - Recife - Propriá - São Francisco (Alagoinhas) - Salvador, no total de 1.381 km.
Dividida entre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN*) após a privatização (1996~1997), a linha tronco Natal-Salvador foi interrompida pelas chuvas de Agosto de 2000, que levaram aterros entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Pilar, em Alagoas.
Como a eventualidade não estava estritamente prevista no contrato de concessão, seguiu-se prolongada queda de braço entre a CFN*, que descumpria praticamente todas as metas na malha ferroviária do Nordeste mas alegava não ter obrigação de reconstruir em caso de "catástrofe natural", e os órgãos de Estado. Resolvido o impasse, só em 2007 finalmente teve início a reconstrução do trecho interrompido. A inauguração já estava marcada para Julho de 2010, quando novas enchurradas tornaram a levar os aterros.
A obra de reconstrução, na verdade, vai muito além do que foi destruído pelas chuvas 2000, pois desde então a deterioração da ferrovia foi se ampliando até 2007. Por outro lado, as chuvas de 2010 não destruíram toda a obra de reconstrução que já estava quase pronta. A reinauguração do trecho parece estar prevista para Agosto de 2011 ou seria apenas a retomada das obras, que teriam aproveitado para quarar por 13 meses; nenhuma notícia parece inequívoca, quando envolve a CFN*.
______________________
(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística
S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina"
para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede
no coração da região.
|