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CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste* em Triângulo
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As "chaves de desvio dos trilhos", ou "Aparelhos de Mudança de Via" (AMV) de Triângulo são acionados manualmente, através de uma alavanca dotada de um peso destinado a mantê-la na posição, para um lado ou para o outro.
É o famoso "queijo", peso de ferro fundido no formato de um queijo de Minas.
Esse tipo de AMV manual é o que ainda se usa na maior parte das ferrovias brasileiras, em todas as regiões, de norte a sul, igualmente assentadas sobre dormentes de madeira, muitas vezes em mau estado de conservação, desde antes da privatização, como em Brasília, por exemplo, onde parece que um estoque limitado de trilhos e AMVs é retirado de um desvio para criar outro, década após década.
As exceções são algumas linhas de grande interesse para a exportação de milhões de toneladas de minério de ferro em fluxo incessante como a EFVM e linhas de Metrô, por exemplo.
A sequência de fotos de Rubens Weyne documenta em detalhes um AMV com suas partes essenciais:
Agulhas - pontas de trilho (móveis), desbastadas para se adaptarem aos trilhos de encosto (fixos) ou contra-agulhas. [Em Pureza, José Lins do Rego utiliza "agulheiro" como designação corrente para o "guarda-chaves" o funcionário da ferrovia encarregado de manobrar as "chaves de desvio" em cada pátio ferroviário]
Trela - peça (ajustável) que liga as duas agulhas, fazendo com que se movam de forma solidária e mantendo-as sempre paralelas
Aparelho de manobra - o conjunto que movimenta as agulhas:
Alavanca de manobra - que é acionada manualmente pelo "guarda-chaves", para movimentar as agulhas
Contrapeso, Queijo ou Libra - peso em forma de queijo que ajuda a completar o movimento da alavanca e a mantê-la na nova posição, forçando a agulha a permanecer encostada à contra-agulha
Tirante ou barra de ligação - peça que transmite o movimento da alavanca à trela das agulhas
"Coração" ou "jacaré" - placa com trilhos / canaletas no centro do AMV, onde os trilhos se cruzam
Contratrilhos - extensões de trilhos avulsos, paralelos aos trilhos externos, dos dois lados do "coração" ou "jacaré"
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(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística
S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina"
para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede
no coração da região.
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