Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
Em 1954, a EFMM mantinha os mesmos 366 quilômetros com que foi inaugurada em 1912, porém agora inteiramente no território de Guaporé, criado durante a II Guerra Mundial com porções dos estados do Mato Grosso e do Amazonas [Até a criação do território do Guaporé, a EFMM situava-se quase inteiramente no estado do Mato Grosso (361 km), com apenas 5 km no estado do Amazonas].
Do ponto de vista geográfico, resumido por Moacir M. F. Silva, a EFMM era uma ferrovia de ligação entre dois trechos de navegação fluvial ligava Porto Velho, no final do trecho navegável do rio Madeira, ao porto de Guajará-Mirim, início do trecho navegável do rio Mamoré e seu afluente Guaporé até a cidade de Mato Grosso (antiga Vila Bela de Mato Grosso). Pelos afluentes do lado boliviano, também navegáveis, recebia borracha (caucho) para embarque em navios oceânicos em Porto Velho.