Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 19931861 - O general Quentin Quevedo sugere a construção de uma ferrovia nos rios Mamoré e Madeira. 1867 - A Comissão Keller estuda a possibilidade de ligação do Madeira a Guajará-Mirim. 1870 - O coronel George Earl Church funda a Madeira and Mamoré Railway, para construção da ferrovia 1871 - Banqueiros ingleses impõem ao coronel Church a contratação da Public Works Construction Co. 1873 - A Public Works rompe o contrato e abandona as obras. 1877 - O coronel Church assina contrato de construção da ferrovia com a P. & T. Collins. 1879 - A P. & T. Collins abandona as obras, deixando 7 km de linha construída. 1882 - A Comissão Morsing é encarregada de estudar o traçado da ferrovia. 1903 - Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Petrópolis. O Brasil assume a construção da EFMM. 1907 - Percival Farquhar funda a Madeira-Mamoré Railway Co. e compra a concessão de construção da EFMM.
1908 - A May, Jeckyll & Randolph inicia a construção da ferrovia a partir de Porto Velho. 1910 - Inauguração do primeiro trecho, de Santo Antônio a Jaci-Paranã. 1912 - Em 1º Ago., inauguração oficial da EF Madeira-Mamoré. 1931 - Alegando que a ferrovia era deficitária, a Madeira-Mamoré Railway Co. interrompe o tráfego. O governo brasileiro restabelece o tráfego e nomeia um interventor. A administração da ferrovia passa a ser brasileira. 1966 - O presidente Castelo Branco transfere a EFMM para o Ministério da Guerra. Cabe ao 5° Batalhão de Engenharia e Construção (5° BEC) a administração. 1972 - Desativação da EF Madeira-Mamoré. 1979 - Publicação da licitação de venda do acervo da ferrovia. Criação da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Estado de Rondônia, e Amigos da Madeira-Mamoré. 1980 - Realização do Seminário Madeira-Mamoré, no qual foi solicitada a reativação da ferrovia e a preservação do seu acervo. Início da reativação de 25 km da ferrovia, de Porto Velho a Teotônio. 1981 - Reinaugurado o trecho entre Porto Velho e Santo Antônio (7 km). Reativado o trecho de Guajará-Mirim à Colônia do Iata, na outra extremidade da ferrovia. 1990 - O 5° BEC inicia um processo de abandono do pátio ferroviário da EFMM. 1991 - Paralisação dos passeios turísticos nos trechos reativados. Realização do carnaval na praça da EFMM — promoção Prefeitura de Porto Velho e Projesom. 1992 - Realização do 2° carnaval na EFMM, sobre o pátio ferroviário. Governo de Rondônia lança o projeto de transformação do pátio ferroviário em Centro Cultural e de Eventos. Mobilização da Associação dos Amigos da Madeira-Mamoré e outras entidades civis contra a descaracterização das instalações da ferrovia. Assinado acordo para a preservação do pátio ferroviário da EFMM, entre o governo de Rondônia, o Ministério Público e as entidades de defesa do patrimônio histórico.
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Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM
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