EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Cronologia da EFMM
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993
1861 - O general Quentin Quevedo sugere a construção de uma ferrovia nos rios
Mamoré e Madeira.
1867 - A Comissão Keller estuda a possibilidade de ligação do Madeira a Guajará-Mirim.
1870 - O coronel George Earl Church funda a Madeira and Mamoré Railway, para
construção da ferrovia
1871 - Banqueiros ingleses impõem ao coronel Church a contratação da Public
Works Construction Co.
1873 - A Public Works rompe o contrato e abandona as obras.
1877 - O coronel Church assina contrato de construção da ferrovia com
a P. & T. Collins.
1879 - A P. & T. Collins abandona as obras, deixando 7 km de linha construída.
1882 - A Comissão Morsing é encarregada de estudar o traçado da ferrovia.
1903 - Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Petrópolis. O Brasil assume
a construção da EFMM.
1907 - Percival Farquhar funda a Madeira-Mamoré Railway Co. e compra a
concessão de construção da EFMM.
Mapa exposto em um site inglês de leilão de documentos históricos. Não citava fonte,
nem origem, nem nome do proprietário (Carlos Eduardo Campanhã)
1908 - A May, Jeckyll & Randolph inicia a construção da ferrovia a partir
de Porto Velho.
1910 - Inauguração do primeiro trecho, de Santo Antônio a Jaci-Paranã.
1912 - Em 1º Ago., inauguração oficial da EF Madeira-Mamoré.
1931 - Alegando que a ferrovia era deficitária, a Madeira-Mamoré Railway
Co. interrompe o tráfego. O governo brasileiro restabelece o tráfego
e nomeia um interventor. A administração da ferrovia passa a ser
brasileira.
1966 - O presidente Castelo Branco transfere a EFMM para o Ministério
da Guerra. Cabe ao 5° Batalhão de Engenharia e Construção (5° BEC)
a administração.
1972 - Desativação da EF Madeira-Mamoré.
1979 - Publicação da licitação de venda do acervo da ferrovia. Criação
da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Estado de
Rondônia, e Amigos da Madeira-Mamoré.
1980 - Realização do Seminário Madeira-Mamoré, no qual foi solicitada
a reativação da ferrovia e a preservação do seu acervo. Início da
reativação de 25 km da ferrovia, de Porto Velho a Teotônio.
1981 - Reinaugurado o trecho entre Porto Velho e Santo Antônio (7 km).
Reativado o trecho de Guajará-Mirim à Colônia do Iata, na outra
extremidade da ferrovia.
1990 - O 5° BEC inicia um processo de abandono do pátio ferroviário da
EFMM.
1991 - Paralisação dos passeios turísticos nos trechos reativados. Realização
do carnaval na praça da EFMM — promoção Prefeitura de Porto Velho
e Projesom.
1992 - Realização do 2° carnaval na EFMM, sobre o pátio ferroviário. Governo
de Rondônia lança o projeto de transformação do pátio ferroviário
em Centro Cultural e de Eventos. Mobilização da Associação dos Amigos
da Madeira-Mamoré e outras entidades civis contra a descaracterização
das instalações da ferrovia. Assinado acordo para a preservação
do pátio ferroviário da EFMM, entre o governo de Rondônia, o Ministério
Público e as entidades de defesa do patrimônio histórico.
Ação da MM Ry Coompany à venda em um site inglês de
leilão de documentos históricos. Não citava fonte, nem
origem, nem nome do proprietário
(Carlos Eduardo Campanhã)
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