Item |
Ref. |
Acervo - Descrição |
001 |
001 |
Locomotiva Coronel Church - Primeira locomotiva trazida para Amazônia no ano de
1878, pela companhia norte-americana P. & T. Collins. Em ferro e aço.
Comprimento de 13,30 m, com largura de 2,30m e altura de 3,50m. Tipo Baldwin.
Classificação 4.2.0. Fabricada pela empresa Baldwin Locomote Works, Filadélfia.
E.U.A. Teve também as seguintes denominações: “velha Collins” e “a
baronesa”. |
002 |
002 |
Velocípede de linha (triciclo) - Triciclo ferroviário em ferro e madeira, com duas
catracas (engrenagem), com assento em madeira, movido por uma pessoal. Utilizado
para o serviço do pessoal da via permanente como: assistência as linhas
telefônicas ferroviárias e bombeamento de água para os tanques ao longo das
linhas. Comprimento de 1,94m, largura de 1,25m e altura de 1,0m. |
003 |
003 |
Cegonha - Veículo de quatro rodas, fabricado em ferro e
madeira. Comprimento de 1,69m, largura de 2,52m e altura de 1,45m. Movida por
duas pessoas e utilizada para serviços diversos ao longo da linha. |
004 |
004 |
Macaco de linha ou
agulha de linha - Modelo Stand, nº 17,
fabricado pela firma Ramapo Iron Works, na cidade de Hillburn, N.Y. E.U.A.
Confeccionado em ferro maciço. Servia na averiguação e correção das
linhas. |
005 |
004 A |
Macaco de linha ou
agulha de linha - Modelo Stand, nº 17,
fabricado pela firma Ramapo Iron Works, na cidade de Hillburn, N.Y. E.U.A.
Confeccionado em ferro maciço. Servia na averiguação e correção das linhas.
|
006 |
005 |
Agulha de manobra - Modelo C-194, peça inglesa, fabricada pela firma
Manf By The Weir Frog. Co. Utilizada para sinalização das manobras dos trens.
Peça em ferro maciço. |
007 |
006 |
Agulha de manobra - Modelo: C-196, fabricação americana. Cincinnati –
E.U.A. Utilizada para sinalização das manobras dos trens. Peça em ferro
maciço. |
008 |
007 |
Bomba d’água a
vapor - Peça em ferro maciço. Modelo BTA
35558-F – Fessimbra (Fressimbra), fabricada por Tancye B. Ham, cidade de
Northington – Inglaterra. Utilizada para alimentar as caixas d’água ao longo da
linha. |
009 |
008 |
Peso do calibrador de monômetro - Pesos utilizados no calibrador de monômetro das
locomotivas. |
010 |
009 |
Empilhadeira manual (elevador de
carga) - Peça em ferro maciço, com plataforma
em madeira. Altura com 4,50m, largura com 1,10m. Utilizada para embarque e
desembarque de produtos diversos nos armazéns do complexo ferroviário. |
011 |
010 |
Cofre - Peça em aço maciço, com altura de 2,00m, largura de
0,82cm, com 0,64cm de fundo. Modelo Bernardine (Bernardini). Fabricado em São
Paulo-Brasil. Utilizado no escritório central da E.F.M.M. |
012 |
011 |
Caixa forte - Peça em aço maciço com rodas, com altura de 1,68m,
largura de 0,92cm e 0,59cm de fundo. Fabricada pela The Globe Wernicke Co. –
Cincinnati – E.U.A. Utilizada para guardar documentos referentes ao movimento de
entrada e saída de mercadorias, como também o montante monetário das transações
comerciais da E.F.M.M. |
013 |
012 |
Cofre - Com altura de 1,05m, largura de 0,69cm e 0,60cm de
fundo. Em aço maciço com rodas. Fabricado por Herring Hall – Marvin Safe Co. –
Yale – Estados Unidos. Utilizado no escritório da E.F.M.M. |
014 |
013 |
Cofre
- Em ferro maciço. Utilizado no escritório
central da E.F.M.M. Altura de 0,60 cm, largura de 0,43cm e 0,40cm de
fundo. |
015 |
014 |
Balança - Em ferro maciço e madeira. Sendo das marcas Filizola
(uma) e Tee Standard (duas). Utilizadas para pesagem de mercadorias. |
016 |
014 A |
Balança:
|
017 |
014 B |
Balança:
|
018 |
015 |
Carrinho de estiva - Fabricado em madeira e ferro, com duas rodas, tração
humana. Utilizado para serviços diversos, como por exemplo: o transporte de
cargas de um galpão para outro, no complexo da E.F.M.M. |
019 |
015 A |
Carrinho de estiva - Fabricado em madeira e ferro, com duas rodas, tração
humana. Utilizado para serviços diversos, como por exemplo: o transporte de
cargas de um galpão para outro, no complexo da E.F.M.M. |
020 |
016 |
Guincho a vapor - Peça em ferro maciço, composta por três cilindros
catracados, com alavanca de comando manual. Fabricado pela Lambert Holsting
Engime Co New York - E.U.A. Utilizada no plano inclinado da E.F.M.M., para
retirar as mercadorias dos vapores. |
021 |
017 |
Farol da locomotiva 18 - Feito em ferro e zinco. Fixado na frente da
caldeira; U utilizado nas viagens noturnas. |
022 |
018 |
Painel de temperatura da
caldeira ou manômetro da locomotiva - Feito
em aço e vidro. Utilizado para medição da pressão da água, a pressão do ar
comprimido e a temperatura das caldeiras da planta elétrica. |
023 |
019 |
Painel de temperatura da caldeira ou
manômetro da locomotiva - Media a
temperatura, pressão e ar comprimido das caldeiras. |
024 |
020 |
Gerador
Elétrico - Capacidade e características: Cem
KVA, com 2.400 W, 24 amperes- AMPS, três fases, 60 ciclos e 900 RPM. Peça em
ferro e cobre. Marca Westinghouse. Fabricado por Elétric & MFG. Co.
Utilizado para fornecimento de energia elétrica da planta baixa da
E.F.M.M. |
025 |
021 |
Mola elicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal?) - Fabricação
americana, em aço. Utilizado nos vagões e tender. |
026 |
021 A |
Mola helicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal?)Descrição: Fabricação americana, em aço. Utilizado nos
vagões e tender. |
0267 |
021 B |
Mola helicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal?) - Fabricação
americana, em aço. Utilizado nos vagões e tender. |
028 |
021 C |
Mola helicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal) - Fabricação
americana, em aço. Utilizado nos vagões e tender. |
029 |
021 D |
Mola helicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal?) - Fabricação
americana, em aço. Utilizado nos vagões e tender. |
030 |
021 E |
Mola helicoidal de vagões e de tender de
locomotiva (helicoidal?) - Fabricação
americana, em aço. Utilizado nos vagões e tender. |
031 |
022 |
Patesca do plano inclinado - Utilizada para remanejar vagões tombados da
ferrovia. Puxava apenas um trole. |
032 |
022 A |
Patesca do plano inclinado - Utilizada para remanejar vagões tombados da
ferrovia. Puxava apenas um trole. |
034 |
023 |
Carretel de talha - Utilizado em todo serviço pesado da E.F.M.M. Em aço
forjado. |
035 |
024 |
Cilindro de solda ou gerador de
oxigênio - Utilizado para serviço de socorro
de solda nas linhas ferroviárias. Assentada no vagão de carga do carro de solda.
Marca Gerox. Indústria brasileira. |
036 |
025 |
Cilindro de solda ou gerador de
oxigênio - Utilizado para serviço de socorro
de solda nas linhas ferroviárias. Assentada no vagão de carga do carro de solda.
Marca Gerox. Indústria brasileira. |
037 |
026 |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
038 |
026 A |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
039 |
026 B |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
040 |
026 C |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
041 |
026 D |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
042 |
026 E |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
043 |
026 F |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
044 |
026 G |
Chave de boca em aço forjado (conjunto de
médias e pequenas) - Tipo americano.
Utilizada para manutenção das linhas. |
045 |
027 |
Macaco de curva ou braço nº 02 - Confeccionado em ferro maciço. Utilizado para
desempenar os trilhos nas curvas das linhas. Indústria brasileira. |
046 |
028 |
Cama - Fabricada em ferro tubular com estrado em aço. Tipo PA Way 22 – 1000. Utilizada
nas enfermarias do Hospital da Candelária. |
047 |
028 A |
Cama - Fabricada em ferro tubular com estrado em aço. Tipo PA Way 22 – 1000. Utilizada
nas enfermarias do Hospital da Candelária. |
048 |
029 |
Penteadeira - Altura 1,62m, largura 0,95cm e fundo 0,53cm. Confeccionada em madeira
de lei, composta por cinco gavetas, com puxadores em bronze, espelho frontal e
base em granito. Provavelmente utilizada nas residências dos funcionários
graduados da E.F.M.M. |
049 |
030 |
Cristaleira em madeira e vidro - Altura 1,44m, largura 1,51m e fundo de 46cm.
Confeccionada em madeira de lei trabalhada, composta de duas portas com vidro e
puxadores em bronze. Utilizada nas residências dos funcionários graduados da
E.F.M.M. |
050 |
031 |
Conjunto de varanda - Confeccionado em madeira e couro. Mesa de centro em
formato redondo, com três cadeiras, sendo duas cadeiras simples, duas com
suporte para os braços. Os pés das pesas tem entalho de leão. Fabricada pela A
Brasileira do Cattete. Fábrica de propriedade do senhor Américo Martins
Cardoso. |
051 |
032 |
Conjunto de mesa - Mesa em madeirite, com estrutura em madeira, com
3,0m de comprimento por 1,20m de largura, com oito cadeiras em madeira, com
assento e encosto em couro trabalhado e rebites em bronze. Utilizado nas
residências dos funcionários graduados da E.F.M.M. |
052 |
033 |
Armário - Confeccionado em madeira simples, com uma porta, com
detalhe na borda superior. Altura 2,10m, largura 0,88cm e fundo 0,47cm.
Utilizado no serviço de vigilância da guarda civil ferroviária. |
053 |
034 |
Caixa de correio - Fabricado pela Fundição Americana-RJ. Marca
Privilegiada. Feita em ferro maciço. Cobria o serviço postal de todo complexo da
E.F.M.M. |
054 |
035 |
Extintor de incêndio - Capacidade para 350 libras. Medindo 0,61 cm. Feito
em cobre. Fabricado por Johus-Manville & MC. Milwaukee-NY. Utilizado nos
vagões. |
055 |
036 |
Extintor de incêndio - Modelo Nacional. Capacidade 360 libras, feito em
aço. Medindo 0,71 cm. Fabricado por Walter Kidde. AS – SP. Utilizado nos
vagões. |
056 |
037 |
Relógio cronômetro - Fabricado por Waterbury Clok. Co. Relógio de parede.
Painel marcador de hora em algarismo arábico, com moldura em madeira entalhada e
vidro. |
057 |
038 |
Relógio de parede - Utilizado na divisão de engenharia. Com dois
painéis, sendo um marcador de hora em algarismo romano, e outro marcador de mês
e dia, em algarismo arábico. Com moldura em madeira entalhada e vidro. Fabricado
por Waterbury Clok. Co. |
058 |
039 |
Abajur de teto - Confeccionado em latão. Com três bocais para
lâmpadas (sem lâmpadas, e sem refletor, ou seja, contendo apenas a
base) |
059 |
040 |
Relógio de parede
- De parede. Com moldura em madeira. Com
painel marcador de horas em algarismo romano, utilizado na Estação de Abunã.
(com o vidro, e uma parte externa quebrada). |
060 |
041 |
Bússola - Sendo duas fabricadas por John Bruce & Sons.
Liverpool-Inglaterra. São bússolas de caixas. Uma fabricada por H. Hughs &
Sons Ltda, Londres. Eram usadas pelos engenheiros na construção e demarcação dos
rumos e limites da E.F.M.M. Data de fabricação: 1886. Três exemplares. |
061 |
042 |
Abajur - Confeccionados em bronze, estilo inglês, utilizado
na iluminação dos vagões de passageiros. Com refrator da iluminaria, branco: 04
de louça e um sintético/(plástico). |
062 |
042 A |
Abajur - Confeccionados em bronze, estilo inglês, utilizado
na iluminação dos vagões de passageiros. |
063 |
043 |
Quepe (Boné) - Em cor branca. Confeccionado em brim, com abas
pretas plastificadas. Trazem insígnias da E.F.M.M. Provavelmente utilizado pelo
chefe da Estação de Vila Murtinho, Senhor Osvaldo Souza. Obs: dentro da
vitrine nº 04 |
064 |
043 A |
Quepe (Boné) - Em cor bege. Confeccionado em brim, com abas pretas
plastificadas. Trazem insígnias da E.F.M.M. Provavelmente utilizado pelo chefe
da Estação de Vila Murtinho, senhor Osvaldo Souza. |
065 |
044 |
Furadeira vertical - Confeccionada em aço forjado. Fabricada pela firma
Wandyck Churchill Co. - New York, Philadelphia, U.S.A. Dimensões de: 2,0m de
altura, com largura de 2,0m. Foi muito utilizada nas oficinas
da E.F.M.M. |
066 |
045 |
Gerador de energia elétrica - Fabricante Elétric Westinghouse Co. Fabricado em aço
forjado, de forma cilíndrica. Tamanho: 1,06m, com largura de 51cm. |
067 |
046 |
Motor elétrico (um gerador) - Utilizado nas correias de transmissão dos tornos e
plainas da oficina da E.F.M.M. Feito em aço forjado. De tamanho de 1,35 m,
largura de 0,56cm, com 135 Volts. Marca Drehstr Mot. (typi – SVZ – 40/8). Bitter
Motorenwerker. Fabricação alemã. |
068 |
047 |
Mini torno horizontal
- Em aço forjado. Tipo Bitter Motorenwerker.
Comprimento 1,15m, altura 1,10m, largura 0,60cm. Utilizado para fabricar
pequenas peças na oficina da E.F.M.M. |
069 |
048 |
Torno revolvel
- Utilizado na oficina, para fabricação de
parafusos, porcas, pregos e outros utensílios. Marca AM. Tool & M.Acoimb.Co.
Fabricado por Bitter Motorenwerker. Em aço forjado. Tamanho 2,05m, largura de
1,08m, altura de 1,42m. |
070 |
049 |
Esquadrilhadora - Utilizada nos serviços de carpintaria da E.F.M.M.
Marca Universal Trimmer W.R for Patents. Fabricado por The Fox Machine Co. Gran
Rapids. Michigam U.S.A. Em aço forjado. Altura 1,30m, comprimento 1,04m, largua
0,70 cm. |
071 |
050 |
Torno abridor de rosca - Utilizado para abrir rosca interna nos canos de
diversas polegadas. Fabricado por Williams Tool Co. Manufacturs, Ere Pensilvânia
U.S.A. Altura 1,26 m, comprimento 1,60m, largura |
072 |
051 |
Serra de fita elétrica
- Utilizada nos cortes de vidro. Em aço
forjado. Marca Mössner Rekord. Fabricado por Theodor Wille – Hamburgo –
Alemanha |
073 |
052 |
Furadeira vertical média
- Utilizada nas oficinas para fazer furo em
peças de até 1 e 1/5”. Em aço forjado. Marca New Century. Nova York U.S.A.
Altura 1,83m, largura 0,92cm, peso aproximado de 300 kg. |
074 |
053 |
Máquinas para esmeril e rebolos
- Utilizada para amolar as ferramentas dos
torneiros. Em aço forjado. Fabricado por Sturtevant Engineering Co. Ltd -
Londres. Altura 1,10m, largura 0,63 cm, comprimento 1,0m. |
075 |
054 |
Caixa do cilindro da bomba d’água do
BairroTriângulo. - Em aço forjado medindo
1,40m. |
076 |
055 |
Pistão da bomba d’água do bairro
Triângulo - Em aço forjado - de forma
cilíndrica - que servia para passar água para a caldeira pelo processo de
recalentação. |
|
055 A |
Pistão de bomba |
077 |
056 |
Cadeira do maquinista - Estrutura em aço, com encosto acolchoado em
napa, com uma base circular. Fixada na cabine do maquinista da locomotiva
16. |
078 |
057 |
Injetor do sarilho americano de duas
polegadas - Em aço forjado. Fabricação
americana, nº 08, marca Montor, fabricado por Nathan WFG. Co. Nova
York. |
079 |
058 |
Injetor de alavanca americana de 1’ e ½ .
- Em aço forjado. De nº 7A, fabricado pela
The Hancoch Inspirator, Boston, Massachussets. U.S.A. (Três
exemplares). |
080 |
059 |
Lubrificador de três ligações
- Em aço forjado, Tipo Bull”s Eye, 3 F, nº
09. Fabricado pela Natan WFG. Co. Nova York. Usado na locomotiva do tipo mongo
americana. |
081 |
060 |
Válvula geral de distribuição de
vapor - Em aço forjado. Utilizada na
locomotiva, tipo mogo-americana. |
082 |
061 |
Mancal dos tambores da lança do guincho
G-3 - Em aço forjado. Peça de encaixe
de forma cilíndrica. |
083 |
062 |
Conjunto composto por um balde, uma
motolia e um funil - Confeccionado em latão,
de formatos cônicos, utilizados no depósito de óleo da E.F.M.M. |
084 |
063 |
Um ventilador e um abajur de teto - Ventilador de marca Westinghouse.
Confeccionado em ferro e alumínio. Abajur com três bocas em louça, confeccionado
em latão. Provavelmente utilizado na sala de jantar da casa do superintendente
da E.F.M.M. |
085 |
064 |
Conjunto composto por dois baldes, e um
alguidar (sem o alguidar) - Confeccionado em
ferro fundido. |
086 |
065 |
Mossa para chapeamento de furação de
esteios - Em ferro com suporte em
madeira. Comprimento de 0,54cm e largura de 1,31m. |
087 |
066 |
Lubrificador - Confeccionada em ferro e aço. Utilizado na
serraria da E.F.M.M. |
088 |
067 |
Cone - Confeccionado em latão, tamanho 0,64cm.
Utilizado na sinalização da garagem dos caminhões da E.F.M.M. |
089 |
068 |
Expansão de locomotiva (barra de
tração) - Em ferro. Utilizada nas locomotivas
do tipo mongo-americana. |
090 |
069 |
Pá - Utilizada para retirar cinza do forno da
locomotiva. |
091 |
070 |
Barra de unha
- Confeccionada em ferro forjado. Utilizada
pelos trabalhadores da via permanente |
092 |
071 |
Alavanca ponteiro
Descrição: Utilizada pelos trabalhadores da via permanente. |
093 |
072 |
Rôdo - Utilizado na limpeza do cinzeiro da
locomotiva. |
.094 |
073 |
Bitola (medidor de linha) - Utilizada para abitolar trilhos na via permanente.
|
095 |
074 |
Eixo dianteiro da cegonha - Utilizado para acoplar as rodas das
cegonhas. |
096 |
075 |
Tenaz - Utilizado para amenizar o fogo das
fornalhas das locomotivas. |
097 |
076 |
Garfo - Utilizado para remover a serragem da
serraria da E.F.M.M. |
098 |
077 |
Marreta de linha
Descrição: Fabricação nacional. Utilizada para pregar grampos nas
linhas. |
099 |
078 |
Pá carvoeira - Utilizada para colocar carvão nas fornalhas das
locomotivas. |
100 |
079 |
Travador de serra circular - Utilizado nos serviços diversos no complexo
ferroviário. |
101 |
080 |
Travadores de agulhas de via permanente
- Dois exemplares. |
102 |
081 |
Balancim de sapata - Utilizada nos freios dos vagões. |
103 |
082 |
Bitola paralela
- Utilizada para bitolar as rodas das
locomotivas e dos demais carros da linha ferroviária. |
104 |
083 |
Regulador de macha da locomotiva - Tem a função de fazer a máquina se
locomover. |
105 |
084 |
Movedor de toras - Usado na serraria da E.F.M.M. |
106 |
085 |
Gato - Utilizado para levantar tora nos guindastes |
107 |
086 |
Veio de cegonha - Pertence ao conjunto de marcha da cegonha. |
108 |
087 |
Engrenagem de cegonha - Puxava o eixo da cegonha. |
109 |
088 |
Engrenagem de velocípede de
linha - Rodava no eixo do velocípede de
linha. |
110 |
089 |
Pedaços de trilho com tala de junção com
parafusos, porcas e arruelas |
111 |
089 A |
Pedaços de trilho com tala de junção com
parafusos, porcas e arruelas |
112 |
089 B |
Pedaços de trilho com tala de junção com
parafusos, porcas e arruelas |
113 |
090 |
Tala de junção macho |
114 |
090 A |
Tala de junção fêmea |
115 |
091 |
Sapata ou tupin - Servia para segurar os trilhos nas curvas |
116 |
092 |
Carretéis corrediços da porta do armazém
B2. |
117 |
092 A |
Carretéis corrediços da porta do armazém
B2. |
118 |
093 |
Braço do tambor de freio de vagão de
carga - Peça componente do conjunto de
freios. |
119 |
094 |
Barra de mão Descrição:de virar
contra-pino |
120 |
095 |
Apito de locomotiva Descrição:
|
121 |
096 |
Encarrilhadeira americana - Em aço forjado. Utilizada para encarrilhar vagões e
locomotivas quando saiam dos trilhos. |
122 |
097 |
Encarrilhadeira inglesa - Em aço forjado. Tipo sapo. Servia para encarrilhar
vagões e locomotivas quando saiam dos trilhos. |
123 |
098 |
Sino - Confeccionado em bronze, com suporte em ferro maciço. Comprimento de 0,78cm e
largura 0,57cm. Servia para lembrar aos passageiros os horários de chegada e
partida dos trens. |
124 |
098 A |
Sino - Confeccionado em bronze, com suporte em ferro maciço. Comprimento de 0,78cm e
largura 0,57cm. Servia para lembrar aos passageiros os horários de chegada e
partida dos trens. |
125 |
099 |
Encarrilhadeira grega - Utilizada para encarrilhar guindaste. |
126 |
100 |
Poste de linha telegráfica - D.C.T. Marechal Rondon. Ano de 1914. |
127 |
101 |
Roda de vagão - Em aço forjado |
128 |
102 |
Porta da caixa de fumaça - Pertencia a locomotiva de nº 03 |
130 |
103 |
Farolete - Acoplado nas laterais das locomotivas. |
131 |
104 |
Lanterna à querosene - Utilizada pelo guarda-freio em manobras. |
132 |
105 |
Lampião para sinalização - Indústria brasileira. Fabricado em 1920 e usada pelo
guarda-freio em manobras. |
133 |
106 |
Farol - Em cobre. Utilizado na sinalização do navio
Francisco Sales e Madeira-Mamoré. Dois exemplares. |
134 |
107 |
Lanterna elétrica
- Em cobre, usado na sinalização de boreste e
bombordo dos navios. |
135 |
108 |
Placa de identificação - Em bronze maciço de nº 03 |
136 |
109 |
Placa de identificação - Em bronze maciço de nº 16 |
137 |
110 |
Placa de identificação - Em bronze maciço de nº 09 |
138 |
111 |
Placas de identificação da draga a
vapor - Ano de 1912. |
139 |
111 A |
Placas de identificação da draga à
vapor - Ano de 1912. |
140 |
112 |
Placa de identificação marca
Baldwin - nº 33024. Ano 1908 |
141 |
113 |
Placa de identificação Baldwin - Nº 34004. Ano de 1909 |
142 |
114 |
Isolador de poste - Usado na linha telefônica e telegráfica. |
143 |
115 |
Réplica da placa de identificação da
locomotiva 03 - Descrição: |
144 |
116 |
Armário - Confeccionado em pinho australiano, com divisórias.
Utilizado para guardar bilhetes de passagens na Estação da E.F.M.M. |
145 |
116 A |
Armário - Confeccionado em pinho australiano, com divisórias.
Utilizado para guardar bilhetes de passagens na Estação da E.F.M.M. |
146 |
117 |
Cabide
- Confeccionado em madeira simples.
|
147 |
117 A |
Cabide
- Confeccionado em madeira simples.
|
148 |
118 |
Conjunto de Cadeiras - Em madeira com assento revestida em couro, sendo
duas sem suporte para o braço e uma com suporte. Três exemplares. |
149 |
119 |
Móvel tipo aparador para guardar louças
- Em madeira trabalhada. Pertencia às
residências de funcionários graduados da E.F.M.M. |
150 |
120 |
Panela de ferro - Utilizada pelos trabalhadores das frentes de
construção da E.F.M.M |
151 |
120 A |
Concha de ferro - Utilizada pelos trabalhadores das frentes de
construção da E.F.M.M |
152 |
121 |
(?) |
153 |
122 |
Garrafões de porcelana
- Fabricado em Amsterdã – Alemanha.
Capacidade para um litro. Cor de cerâmica |
154 |
122 A |
Garrafões de porcelana
- Fabricado em Amsterdã – Alemanha.
Capacidade para um litro. Cor de cerâmica |
155 |
122 B |
Garrafões de porcelana
- Fabricado em Amsterdã – Alemanha.
Capacidade para um litro. Cor de cerâmica |
156 |
123 |
Mangas de candeeiros - 15 brancas inteiras e duas quebradas. Tamanho
pequeno. |
157 |
123 A |
Mangas de candeeiros - Cor verde |
158 |
123 B |
Mangas de candeeiros - Cor azul |
159 |
124 |
Abajur de vidro com suporte de
metal - Apenas o suporte foi
identificado |
157 |
125 |
Quadro da Santa Ceia - Em bronze. (prata sobre bronze) |
160 |
126 |
Jogo de mesa - Mesa em madeira, com seis cadeiras em madeira entalhada, com assento e
encosto em couro, em estilo neoclássico, muito em voga no final do século XIX e
até meados do século XX. Com 1,93m de comprimento e 1,15m de largura. Pertencia
ao escritório do diretor da E.F.M.M. |
161 |
127 |
Caixa de fichário - Usada na Seção de Pessoal da E.F.M.M, em Porto
Velho. Dois exemplares |
162 |
128 |
Aferidor para analisar
combustível Descrição: |
163 |
129 |
Mangas de candeeiro
- Em vidro, modelo alongado (04 exemplares,
tipo tubo: com uma quebrada) |
164 |
130 |
Garrafas de bebidas inglesas
- Três (03) exemplares grandes |
165 |
130 A |
Garrafas de bebidas inglesas
- Sete (07) exemplares médios |
166 |
130 B |
Garrafas de bebidas inglesas
- quatro exemplares pequenos (cor
branca) |
167 |
131 |
Porta-carimbo (sem carimbo)
Descrição: |
168 |
132 |
Tijolo refratário - Usado para o revestimento das caldeiras como
protetor de calor. |
169 |
132 A |
Tijolo refratário - Usado para o revestimento das caldeiras como
protetor de calor. |
170 |
132 B |
Tijolo refratário - Usado para o revestimento das caldeiras como
protetor de calor. |
171 |
133 |
Tijolo de carvão mineral
- Usado no revestimento das caldeiras das
máquinas à vapor. Três exemplares. |
172 |
133 A |
Tijolo de carvão mineral
- Usado no revestimento das caldeiras das
máquinas à vapor. |
173 |
133 B |
Tijolo de carvão mineral
- Usado no revestimento das caldeiras das
máquinas à vapor. |
174 |
134 |
Lajota refratária Descrição:
|
175 |
134 A |
Lajota refratária
Descrição: |
176 |
134 B |
Lajota refratária
Descrição: |
177 |
135 |
Telha marcelesa (marcélias) (ou
marselhesa) - (Tipo Francesa) datadas do ano
de 1907. |
178 |
135 A |
Telha marcelesa (marcélias) (ou
marselhesa) - (Tipo Francesa) datadas do ano
de 1907. |
179 |
135 B |
Telha marcelesa (marcélias) (ou
marselhesa) - (Tipo Francesa) datadas do ano
de 1907. |
180 |
135 C |
Telha marcelesa (marcélias) (ou
marselhesa) - (Tipo Francesa) datadas do ano
de 1907. |
181 |
135 E |
Telha marcelesa (marcélias) (ou
marselhesa) - (Tipo Francesa) datadas do ano
de 1907. |
182 |
136 |
Aparelho telegráfico, com linguagem
Morse Descrição: |
183 |
137 |
Placa da Escola Superior de
Guerra - Placa em bronze, datada do ano de
1982 Obs: Vitrine nº 01 |
184 |
138 |
Travessa de porcelana Descrição:
Obs: Vitrine nº 01 |
185 |
139 |
Bandeja - Confeccionada em prata e bronze
|
186 |
139 A |
Bandeja - Confeccionada em prata e bronze |
187 |
140 |
Tinteiro
- Confeccionado em vidro, contendo uma
caneta. Base em madeira. |
188 |
141 |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
189 |
141 A |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
190 |
141 B |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
191 |
141 C |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. Dez |
192 |
141 D |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
193 |
141 E |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. Dez unidades. |
194 |
141 F |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
195 |
141 G |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
196 |
141 H |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
197 |
141 I |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
198 |
141 J |
Carimbo - Carimbos datados entre 1915 a 1936. Usados nos
escritórios da administração da E.F. M.M. |
199 |
142 |
Plaquetas e Botões. - Eram usados nos quepes dos funcionários de acordo
com suas funções. |
200 |
142 A |
Plaqueta
- Era usada nos quepes dos funcionários de
acordo com suas funções. |
201 |
142 B |
Plaqueta
- Era usada nos quepes dos funcionários de
acordo com suas funções. |
202 |
142 C |
Plaqueta
- Era usada nos quepes dos funcionários de
acordo com suas funções. |
203 |
142 D |
Plaquetas
- Era usada nos quepes dos funcionários de
acordo com suas funções. |
204 |
142 E |
Plaqueta - Era usada nos quepes dos funcionários de acordo com
suas funções. |
205 |
142 A2 |
Peça:Botão - Era usado nos quepes dos funcionários de acordo com suas funções. |
206 |
142 A 3 |
Botão - Era usado nos quepes dos funcionários de acordo com
suas funções. |
207 |
142 A 4 |
Botão - Era usado nos quepes dos funcionários de acordo com
suas funções. |
208 |
143 |
Protocolo (junto com ata ou
memorial) - Provavelmente usado no gabinete
da superintendência da E.F.M.M. Vitrine nº 03 |
|
143 A |
Protocolo ( junto com ata ou
memorial) - Provavelmente usado no gabinete
da superintendência da E.F.M.M. |
|
143 B |
Protocolo ( junto com ata ou
memorial) - Provavelmente usado no gabinete
da superintendência da E.F.M.M. |
209 |
144 |
Balacin da sapata de freio das
locomotivas - Marca Siemens. Usado nas
comunicações internas do Complexo Ferroviário de Porto velho. |
300 |
145 |
Furador de papel
- Descrição. Marca Super-Fur, nº 07.
Vitrine nº 03 |
301 |
145 A |
Furador de papel
- Marca Improved Hummer |
302 |
146 |
Alicate de pressão - Usado para selar os vagões já carregados.
: vitrine nº 03 |
303 |
147 |
Telégrafo - Transmitia mensagens entre pontos distantes da via
férrea por meio de códigos. Vitrine nº 03 |
304 |
148 |
Uma base de
Morse - Parte que compõe o aparelho de
códigos. Obs: vitrine nº 03 |
305 |
149 |
Calibradores de monômetro da
locomotiva - Aparelho que calibravam os
monômetros (pressão, água, ar comprimido) das caldeiras das
locomotivas |
306 |
150 |
Furador de papel - Marca Improved Hummer Vitrine nº
03 |
307 |
151 |
Telefone de parede (junto com o
telégrafo?) - De fabricação inglesa, do ano
de 1910. Um exemplar (“manual”) |
308 |
152 |
Telefone pé de bronze - de mesa.
Descrição: Marca Siemens, de fabricação sueca, datado de 1920.
Telefone |
309 |
152 A |
Telefone pé de bronze - de mesa.
. Descrição: Marca Siemens, de fabricação sueca, datado de
1920. Telefone |
310 |
152 B |
Telefone pé de bronze - de mesa.
Descrição: Marca Siemens, de fabricação sueca, datado de 1920.
Telefone |
311 |
153 |
Telefone portátil de mesa
- Fabricação sueca, marca Siemens. (cinco
exemplares?) |
312 |
153 A |
Telefone portátil de mesa
- Fabricação sueca, marca Siemens |
313 |
153 B |
Telefone portátil de mesa
- Fabricação sueca, marca Siemens |
314 |
153 C |
Telefone portátil de mesa - Fabricação sueca, marca Siemens |
315 |
153 D |
Telefone portátil de mesa
- Fabricação sueca, marca Siemens |
316 |
154 |
Tripé de teodolito (?) - Em bronze. Utilizado para serviços topográficos.
|
317 |
154 A |
Tripé de teodolito (?)
- Em bronze. Utilizado para serviços
topográficos. |
318 |
155 |
Aparelhos topográficos (Sete
exemplares?) Descrição: Em bronze. Utilizado na demarcação do
caminhamento dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
319 |
155 A |
Aparelhos topográficos (Sete
exemplares?) Descrição: Em bronze. Utilizado na demarcação do
caminhamento dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
320 |
155 B |
Aparelhos topográficos
- Em bronze. Utilizado na demarcação do
caminhamento dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
321 |
155 C |
Aparelhos topográficos - Em bronze. Utilizado na demarcação do caminhamento
dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
322 |
155 D |
Aparelhos topográficos
- Em bronze. Utilizado na demarcação do
caminhamento dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
323 |
155 E |
Aparelhos topográficos
- Em bronze. Utilizado na demarcação do
caminhamento dos trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
324 |
155 F |
Aparelhos topográficos
Descrição: Em bronze. Utilizado na demarcação do caminhamento dos
trilhos no trecho Porto Velho/Guajará Mirim. |
325 |
156 |
Bandeira brasileira - Fixada no lado direito das locomotivas. |
326 |
157 |
Bandeira boliviana - Fixada no lado esquerdo das locomotivas. |
327 |
158 |
Porta carimbo - Utilizado nos escritórios da E.F.M.M. Com cinco carimbos. |
328 |
159 |
Prensa manual - Fabricação brasileira. Usado na tipografia da
E.F.M.M. |
329 |
160 |
Timão do navio Madeira-Mamoré - Em madeira de lei. Roda do leme que direcionava a
embarcação. |
330 |
161 |
Relógio de parede - Marca Reguladora. Painel do marcador de hora em
algarismo arábico em alto relevo, com moldura em madeira e vidro. |
331 |
162 |
Relógio de Ponto - Marca IBM. Industria brasileira. Com ponteiros e
mostradores em bronze, em caixa de madeira. Utilizado no escritório da locomoção
e controlava a entrada e saída dos funcionários da E.F.M.M. |
332 |
163 |
Fichários - Marca A. Rizardi e Companhia Ltda. Tipos Guaranis,
esmaltados e envernizados. Servia para identificar nome e número dos
funcionários da E.F.M.M. Cada fichário tem capacidade para cinqüenta cartões.
(Quatro exemplares ?). |
333 |
163 A |
Fichários - Marca A. Rizardi e Companhia Ltda. Tipos Guaranis,
esmaltados e envernizados. Servia para identificar nome e número dos
funcionários da E.F.M.M. Cada fichário tem capacidade para cinqüenta
cartões |
334 |
163 B |
Fichários - Marca A. Rizardi e Companhia Ltda. Tipos Guaranis,
esmaltados e envernizados. Servia para identificar nome e número dos
funcionários da E.F.M.M. Cada fichário tem capacidade para cinqüenta cartões.
|
335 |
163 C |
Fichários - Marca A. Rizardi e Companhia Ltda. Tipos Guaranis,
esmaltados e envernizados. Servia para identificar nome e número dos
funcionários da E.F.M.M. Cada fichário tem capacidade para cinqüenta cartões.
|
336 |
164 |
Gerador de energia a vapor - Fornecia energia para o complexo ferroviário de
Guajará-Mirim. Procedência americana. Ano 1912. |
337 |
165 |
Espora (?) - Utilizado para subir em poste e outros
serviços |
338 |
166 |
Pilar que sustentava a estátua de Getúlio
Vargas (do monumento) - Apenas o pilar, com a
placa comemorativa para sua visita à Porto Velho, em 1940. |
3889 |
167 |
Réplica da locomotiva nº 12 - Foi confeccionada em madeira e zinco pelos operários
da E.F.M.M., no ano de 1964, para exposição na portaria do Prédio
da Administração da E.F.M.M. Confeccionada em 1961. |
340 |
168 |
Caixa de carimbo – porta carimbo - Utilizada na tesouraria da E.F.M.M. em Porto Velho.
São tipos de letras e números feitos de antimônio |
341 |
169 |
Estojo para números de carimbo - São tipos feitos em ferro. Fabricada pela J.B.
Edmondson Manufature, Cheetham, Manchester, Inglaterra. |
342 |
170 |
Carimbo de passagem - Em madeira, tendo estampado o nome da E.F.M.M.
|
343 |
171 |
Perfurador de catraca - Em aço maciço, marca Keystone. Utilizado para
perfurar peça de ferro. |
344 |
172 |
Broca
- Em aço-diamante. Utilizada para perfurar
peças de aço e ferro. (tamanhos diferenciados). |
345 |
172 A |
Broca
- Em aço-diamante. Utilizada para perfurar
peças de aço e ferro. |
346 |
172 B |
Broca
- Em aço-diamante. Utilizada para perfurar
peças de aço e ferro. |
347 |
172 C |
Broca
- Em aço-diamante. Utilizada para perfurar
peças de aço e ferro. |
348 |
173 |
Alicate de selar e lacrar vagões (dois
?) - Marca Newtlosy |
349 |
173 A |
Alicate de selar e lacrar vagões - Marca Newtlosy |
350 |
174 |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “cabeça de cachorro”. |
351 |
174 A |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “cabeça de cachorro”. |
352 |
174 B |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “cabeça de cachorro”. |
353 |
174 C |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “cabeça de cachorro”. |
354 |
174 D |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “cabeça de cachorro”. |
355 |
174 A I |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “asa de barata”. |
356 |
174 B II |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “asa de barata”. |
357 |
174 C III |
Grampos para pregar dormente - Em aço forjado. Tipo “asa de barata”. |
358 |
175 |
Parafuso - Utilizado para prender talas de junção nos trilhos.
Em aço forjado. Fabricado em Volta Redonda – RJ. Três exemplares. |
359 |
175 A |
Parafuso - Utilizado para prender talas de junção nos trilhos.
Em aço forjado. Fabricado em Volta Redonda – RJ. |
360 |
175 B |
Parafuso - Utilizado para prender talas de junção nos trilhos.
Em aço forjado. Fabricado em Volta Redonda – RJ. |
361 |
176 |
Moitão - Utilizado para arrancar grampos em pontes e
pontilhões. Em aço forjado. Fabricado em Volta Redonda-RJ. Vitrine nº
06 |
362 |
176 A |
Moitão - Utilizado para arrancar grampos em pontes e
pontilhões. Em aço forjado. Fabricado em Volta Redonda-RJ. |
363 |
177 |
Porta-papel - Nº:
177 Descrição: Confeccionado em ferro. Fabricado pela The
Sterling Arch File. Vitrine nº 06 |
364 |
178 |
Chave de grif de 8 polegadas - Em ferro. Tinha o cabo em madeira. Utilizada nos
serviços de mecânica na oficina da E.F.M. |
365 |
179 |
Estampa - Em aço forjado. Utilizada na seção da serraria da
E.F.M.M., para cortar e estampar ferro. Procedência inglesa. |
366 |
179 A |
Estampa - Em aço forjado. Utilizada na seção da serraria da
E.F.M.M., para cortar e estampar ferro. Procedência inglesa. |
367 |
179B |
Estampa - Em aço forjado. Utilizada na seção da serraria da
E.F.M.M., para cortar e estampar ferro. Procedência inglesa. |
368 |
179 D |
Estampa - Em aço forjado. Utilizada na seção da serraria da
E.F.M.M., para cortar e estampar ferro. Procedência inglesa. |
369 |
180 |
Placa de comemoração dos 100 anos da
independência do Brasil - Peça em ferro
resgatada em Abunã em 15.05.89, pelo senhor Luís de Codoy. Vitrine nº
06 |
370 |
181 |
Leque regulador
- Em bronze. Regulava as marchas da
locomotiva mongo americana. |
371 |
182 |
Suporte para gaxeta do cilindro da
locomotiva. - Confeccionada em bronze.
|
372 |
183 |
Painel de monômetro - Peça em bronze. Marca Westinghouse, fabricada por
Wilmerding. PA. USA. Utilizado para marcar a pressão, vapor e ar comprimido das
locomotivas mongo-americana. Datada de 1909. Vitrine nº 05 |
373 |
184 |
Painel com monômetro - Em bronze. Fabricado por Grecham & Grave, NY.
Utilizado para marcar pressão e ar comprimido da locomotiva nº 04. |
374 |
185 |
Caixa “L” - Em bronze. Em formato cilíndrico. Utilizada na
instalação elétrica das locomotivas. |
375 |
186 |
Abajur - Em latão e vidro. Utilizado na iluminação interna do
carro de passageiro P-55. |
376 |
187 |
Manômetro - Em bronze. Fabricação americana. Servia para medir a
temperatura dos motores dos autos de linha. |
377 |
188 |
Copo (válvula de pressão de
locomotiva) - Em bronze. Servia para
lubrificação dos mancais das locomotivas. |
378 |
189 |
Braço para injetor - Em bronze |
379 |
190 |
Molde para o puxavante das locomotivas
mongo-americana. |
380 |
191 |
Bronze meia-cana - Utilizado nas rodas auxiliares das locomotivas
mongo-americana. Funcionava como molde |
381 |
192 |
Agulha da injetora - Em bronze |
382 |
193 |
Cadeado com corrente - Utilizado para trancar diversos veículos. Em
aço. |
383 |
194 |
Balança
- Com seis pesos em metal. Acompanha um
porta-peso, datado de 1958. Capacidade para pesar até dois quilos. Marca
Conteville. Servia para pesar correspondência na Estação de Porto
Velho. |
384 |
194 A |
Balança
- Com seis pesos em metal. Acompanha um
porta-peso, datado de 1958. Capacidade para pesar até dois quilos. Marca
Conteville. Servia para pesar correspondência na Estação de Porto Velho.
|
385 |
195 |
Um molde do T (“Tê”) de 150mm, com três
saídas d’água - Usado na fundição para
confeccionar peça de ferro original. Em madeira australiana. |
386 |
196 |
Molde da roda para vagão tipo
grego - Em madeira australiana. Ano
1940. |
387 |
197 |
Molde da engrenagem tipo vertical
oitavada do pinhão da G-3 - Em madeira
australiana. Duas unidades. |
388 |
198 |
Molde da engrenagem tipo circular para o
eixo dianteiro da Cegonha - Em madeira
australiana. |
389 |
199 |
Molde de um peso Y.
- Para saída de vapor da caldeira
estacionária. Em madeira australiana. |
390 |
200 |
Molde do tubo condutor de escape das
caixas de fumaça das locomotivas mongo-americana
- Em madeira australiana. De 1909. |
391 |
201 |
Molde das grelas móvel - Em madeira australiana. Duas unidades. |
392 |
202 |
Molde da base do apito de
locomotiva - Em madeira
australiana. |
393 |
203 |
Molde para o cobre das rodas matrizes das
locomotivas mongo-americana. - Em madeira
australiana |
394 |
204 |
Molde para base do freio do tambor dos
guindastes - Em madeira australiana.
|
395 |
205 |
Molde para grelha fixa utilizada nas
locomotivas 15 e 16. - Em madeira
australiana. |
396 |
206 |
Molde do pedal de freio dos guindastes
- Em madeira australiana. |
397 |
207 |
Molde de um compressor para bombear ar
comprimido. - Em madeira australiana
|
398 |
208 |
Molde para um prato de pinhão do carro de
passageiro - Em madeira
australiana. |
399 |
209 |
Molde de caixa de mancal para vagões de
carga. - Em madeira australiana. |
400 |
210 |
Molde para regulador do controle de
guindastes - Em madeira
australiana. |
401 |
211 |
Molde de cabeçote para atracar
embarcações - Em madeira australiana.
|
402 |
212 |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira australiana.
(Oito unidades). |
403 |
212 A |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira australiana.
|
404 |
212 B |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
405 |
212 C |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
406 |
212 D |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
407 |
212 E |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
408 |
212 F |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
409 |
212 G |
Molde de peças do Navio
Madeira-Mamoré - Em madeira
australiana. |
410 |
213 |
Molde de cachimbo para descarga de vapor da
planta elétrica do Navio Madeira-Mamoré |
411 |
214 |
Macaco de rosca tipo americano
- Utilizado para suspender locomotivas e
vagões. Marca: Burrows. Fabricado por Topping Brothers. NY. USA. Em aço forjado.
|
412 |
215 |
Turbina a vapor - Utilizada para iluminação das locomotivas e vagões.
Funcionava na locomotiva 19. Em aço forjado. Marca The Pyle National. De
1941. |
413 |
216 |
Gerador à Vapor - Em aço forjado. Tipo S, nº 01. Iluminava o depósito
da Estação da Vila de Abunã, durante o período de 1914 a 1940. Resgatado pelo
sr. Evaristo de Melo em 1994. |
414 |
217 |
Tesoura - Em aço forjado. Utilizada para cortar chapa de até
3/8 de espessura. |
415 |
218 |
Registro de freio a ar comprimido
- Em aço forjado. Funcionava no carro de
passageiro S-33. Marca Fressimbra. Resgatado pelo sr. Evaristo de Melo, em 1998.
|
416 |
219 |
Injetor
- Tipo alemão, em formato cilíndrico. Em aço
forjado. Comprimento de 0,53 cm, largura 0,41cm, com espessura de 2 polegadas.
De 1936. Servia para alimentar com água as caldeiras. Pertencia a locomotiva
19. |
417 |
220 |
Trilho com dormente com quatro pregos de
linha representando uma reta. - Em aço
forjado. |
418 |
221 |
Trilho com dormente com prego e sapatas,
demonstrando uma curva. - Em aço forjado.
|
419 |
222 |
Caixa de indicador de água
- Em bronze. Encontra-se sem o vidro. Era
fixada na caldeira da locomotiva Nº 01. |
420 |
223 |
Talas de junção tipo francesa
Descrição: Datada de 1912. |
421 |
223 A |
Talas de junção tipo francesa
Descrição: Datada de 1912 |
422 |
223 B |
Talas de junção tipo francesa
Descrição: Datada de 1912 |
423 |
224 |
Placa de identificação dos
vagões - Em ferro. Fabricado por Fábrica
Nacional de Vagões S/A |
424 |
225 |
Molde de pinhão de bogue de
locomotiva - Em madeira
australiana. |
425 |
226 |
Molde do mancal da roda traseira de
locomotiva - Madeira australiana. |
426 |
227 |
Molde do balancim de truk de vagão
- Resgatado pelo sr. José Evaristo de Melo,
ex-ferroviário da E.F.M.M. |
427 |
228 |
Mini torno horizontal mecânico - Em ferro. Fabricado por Pratt & Whitny.
Connecticut, USA. |
428 |
229 |
Engrenagem circular oitavada
- Em aço forjado. Usada nos pinhãos dos
guindastes. |
429 |
230 |
Tubo de escape das locomotivas
mongo-americana (?) - Em ferro fundido.
Datado de 1909. |
430 |
231 |
Desandador macho
- Em aço forjado. Servia para abrir rosca em
porcas e parafusos. |
431 |
231 A |
Desandador macho
- Em aço forjado. Servia para abrir rosca em
porcas e parafusos. |
432 |
232 |
Pedal de freio da cegonha - Em aço. |
433 |
233 |
Braço injetor de locomotiva
mongo-americana - Em aço. |
434 |
234 |
Martelo de ar comprimido para arrebite
- Em aço forjado |
435 |
235 |
Prato de pinhão de vagão de
carga - Fabricado em ferro. |
436 |
236 |
Cortador de tubo
- Em ferro |
437 |
237 |
Braço do cilaic da locomotiva 19 - Em aço forjado. Servia para acionar os movimentos
das locomotivas. |
438 |
238 |
Molas de tração
- Em aço forjado. Utilizado nas locomotivas
mongo-americana. |
439 |
238 A |
Molas de tração
- Em aço forjado. Utilizado nas locomotivas
mongo-americana. |
440 |
238 B |
Molas de tração
- Em aço forjado. Utilizado nas locomotivas
mongo-americana. |
441 |
238 C |
Molas de tração
- Em aço forjado. Utilizado nas locomotivas
mongo-americana. |
442 |
239 |
Balança de carro “truk” de vagão
americano - Em ferro. Datado de
1914. |
443 |
240 |
Macaco de linha tipo americano - Em aço forjado. Ano 1876. Servia para levantar as
linhas e trocar dormente. |
|
240 A |
Macaco americano |
444 |
241 |
Motor à gasolina acoplado com máquina de
solda (sem a máquina de solda) - Estrutura de
ferro fundido. Servia para prestar socorro às máquinas ao longo das linhas.
Fabricado por Lincoln Welder, Ohio. USA. Comprimento 2,17m, largura 0,60cm,
altura 1,07m. (sem a máquina de solda). |
445 |
242 |
Torno de fazer rosca interna em tubo
galvanizado - Em aço e ferro fundido. Marca
The Reliance. Fabricado por The Foot Burt Co. Cleveland, USA. |
456 |
243 |
Haste de gaveta de cilaic de locomotiva
mongo-americana - Nº: 243 Descrição: Em
ferro e aço. |
447 |
244 |
Relógio de parede - Com painel marcador de horas em algarismo arábico e
moldura de alumínio e bronze. Marca silco. |
448 |
245 |
Relógio de parede - Com painel marcador de horas em algarismo arábico e
moldura em madeira e bronze. Marca Silco. (sem vidro) |
449 |
246 |
Relógio de parede
- Com painel marcador de hora em algarismo
arábico, com moldura em ferro e bronze. Com 0,60 cm de circunferência. (sem
vidro) |
450 |
247 |
Passes de passagem (conjunto de 60 de 1ª
classe) 60 exemplares. Descrição: Dados aos agentes
credenciados pela diretoria da E.F.M.M. Primeira Classe. Vitrine nº
06 |
451 |
248 |
Bilhete de passagem
- Utilizado pelo usuário do transporte
ferroviário no trajeto de Porto Velho à Guajará Mirim. Segunda Classe. |
452 |
249 |
Macaco de linha - Utilizado para levantar a linha para substituir os
dormentes. Fabricado em 1881. |
453 |
250 |
Patesca - Utilizado para deslocar o trole do plano inclinado.
Puxava os três troles. |
454 |
251 |
Pistão do cilindro do guindaste nº 03
- |
455 |
252 |
Balisa para serviços topográficos
- Usada na construção da E.F.M.M. |
456 |
253 |
Máquina de datilografia - Usada na Seção de Pessoal da E.F.M.M. |
457 |
254 |
Máquina calculadora
- Utilizada nos serviços da tesouraria,
topografia e contadoria e outros. Sendo duas de Marca Brusviga Maschinenwerke,
fabricada pela Grime, Natalis & Co. Berlin, Alemanha. Duas de marca Original
Odhner, Gotenborg, Alemanha. Uma de marca Protective, fabricada pela Check
Whiter Inc. Beerkman, St, New York City. Uma de marca não identificada. Em ferro
e bronze, com base confeccionada em madeira. Seis exemplares.
|
458 |
254 A |
Máquina calculadora
- Utilizada nos serviços da tesouraria,
topografia e contadoria e outros. |
459 |
254 B |
Máquina calculadora
- Utilizada nos serviços da tesouraria,
topografia e contadoria e outros |
460 |
254 C |
Máquina calculadora
- Utilizada nos serviços da tesouraria,
topografia e contadoria e outros |
461 |
254 D |
Máquina calculadora
- Utilizada nos serviços da tesouraria,
topografia e contadoria e outros |
462 |
254 E |
Máquina calculadora - Utilizada nos serviços da tesouraria, topografia e
contadoria e outros. |
463 |
255 |
Máquina calculadora - Utilizada nos escritórios das estações ao londo das
linhas. Sendo uma da marca Madas, fabricado pela H.W.Egli, Ingenieurs –
Constructeurs, Zurich, Suissa. Uma de marca Remington, USA. Outra da marca
Comptometer, Chigaco, USA. Em ferro e bronze. (Três exemplares ?).*- |
464 |
255 A |
Máquina calculadora+ - Utilizada nos escritórios das estações ao londo das
linhas |
465 |
255 B |
Máquina calculadora - Utilizada nos escritórios das estações ao londo das
linhas. Sendo uma da marca Madas, fabricado pela H.W.Egli, Ingenieurs –
Constructeurs, Zurich, Suissa. Uma de marca Remington, USA. Outra da marca
Comptometer, Chigaco, USA. Em ferro e bronze. |
466 |
256 |
Jogo de mesa para reunião
- Mesa em madeira australiana, formato
redondo, com quatro cadeiras, em madeira australiana trabalhada, com assento e
encosto revestido com tecido tipo cetim. |
467 |
257 |
Furador de trilhos
- Utilizado nos serviços ao longo da
Ferrovia |
468 |
258 |
Cabo de chave de catraca
- Utilizado nos serviços da
Ferrovia. |
469 |
259 |
Chave de roda - Utilizado nos serviços de manutenção dos caminhões da
E.F.M.M.. |
470 |
260 |
Tenaz - Utilizado nos serviços da ferraria. Para pegar as peças de ferro em
alta temperatura. |
471 |
261 |
Prateleira - Confeccionada em madeira trabalhada, composta por três portas, sendo
duas portas nas extremidades em vidro e madeira, e uma porta central com entalhe
de madeira. Utilizada nas residências dos funcionários graduados da
E.F.M.M. |
472 |
262 |
Petisqueiro - Em madeira trabalhada, com 2,30m de altura por 1,0m de largura e 0,40cm
de fundo. Utilizada nas residências dos funcionários graduados da
E.F.M.M. |
473 |
263 |
Válvulas de registro de vapor
quatros ? Descrição: Tem a função de controle do vapor da
caldeira da locomotiva. De 2 ¹/²”. Três unidades. Fabricada por Consolidated
Safety Co. Nova York. USA. 1917. |
474 |
264 |
Engrenagem de velocípede de linha
(?) - |
475 |
265 |
Planta geral de Porto Velho
- Elaborada na escala 1:2000. Em 15 de outro
de 1917. |