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Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
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Esta parte do mapa (acima) mostra em detalhe as linhas da VFFLB que se entroncavam em Bonfim (Senhor do Bonfim), com destaque para o trecho de Bonfim a Juazeiro e a Estrada de Ferro Petrolina - Teresina, que em 1954 alcançava a cidade piauiense de Paulistana.
« Viação Férrea Federal Leste Brasileira, com sede e estação inicial em Salvador (Bahia), tem 2.550 quilômetros de extensão e serve aos estados do Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. | A linha principal parte de Salvador (estação de Calçada) e vai a Juazeiro (Km. 570,0) à margem direita do São Francisco, fronteiro a Petrolina, na margem esquerda, já no Estado de Pernambuco. Petrolina é o inicial de outra linha da VFFLB que vai terminar em Paulistana (antiga Paulista). | Estabelece a ligação das duas cidades Juazeiro e Petrolina, e consequentemente a união dos dois trechos ferroviários, uma grande ponte em concreto armado, que se acha em final de construção. | Assim, a VFFLB sai do território baiano, atravessa o rio São Francisco, percorre transversalmente o território pernambucano e penetra no Piauí, alcançando, por enquanto, Paulistana »
Moacir M. F. Silva refere-se às linhas de Salvador a Juazeiro como "linha principal" da VFFLB, no entanto isto parece mera "forma de expressão" induzida talvez pelo foco da época para a interligação das redes ferroviárias regionais , e não uma classificação oficial.
O levantamento do DNEF em 1945 distinguia a "Linha Salvador Alagoinhas" (com 126 km de extensão) da "Linha de Juazeiro" (começando no km 125). Essa distinção permanece no Guia geral das estradas de Ferro (1960), com pequena variação na extensão dos trilhos até a estação de São Francisco: "Linha Tronco" de Salvador a São Francisco (km 122,583) e "Linha Centro" de São Francisco a Paulistana. A maior alteração, portanto, será a fusão da "Linha de Juazeiro" com a Estrada de Ferro Petrolina - Teresina, na nova denominação "Linha do Centro".
Em 1954, essa fusão ainda dependia (em termos práticos) da ponte de concreto sobre o rio São Francisco, ligando Juazeiro (BA) a Petrolina (PE), e cujas obras já estavam em fase final. Moacir M. F. Silva indicava uma distância total de 570,0 km pelos trilhos de Salvador a Juazeiro pouco menos que os 578 km do levantamento do DNEF de 1945. Não indica a extensão da EFPT, que segundo o DNEF (1945) era de 204 km de Petrolina a Paulistana. Em 1960, o Guia geral das estradas de Ferro atribuirá ao percurso de Salvador a Paulistana a distância total de 775 km, diferença suficiente para incluir a ponte e seus acessos se mais nada houver mudado no restante do trajeto.
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