As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Petrolina a Teresina
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
Em 1910, o governo realizou os estudos para a construção de uma estrada de ferro entre Petrolina (Pernambuco) — bem em frente a Juazeiro,
do outro lado do rio São Francisco — , e Teresina (Piauí), com o propósito de ligar a rede baiana à do Nordeste.
Aprovado o projeto, as obras foram iniciadas alguns anos depois e, em 1°/Mar/1923, foi inaugurado o primeiro trecho de 61 km, até Pau Ferro
(Pernambuco).
Tempos depois, a ferrovia chegou a Paulistana (Piauí), km 204 — onde parou, nunca tendo chegado a Teresina.
Essa estrada esteve sempre sob administração do governo federal e, em 20/Jan/1941, foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.
Por esta época, ficou concluída a ponte elevadiça rodo-ferroviária sobre o rio São Francisco, entre Juazeiro (Bahia), e Petrolina (Pernambuco).
Hoje, na verdade, os trens vão somente até Juazeiro, e suas cargas ultrapassam o rio por caminhão.
A antiga EF Petrolina a Teresina já foi erradicada.
|