Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia
braziliana

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  
Agenda do Samba e Choro
   

As ferrovias da Bahia
Transporte de cargas na SR-7

Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


O quadro abaixo mostra a participação das unidades operacionais da RFFSA no transporte de carga realizado em 1988, em toneladas úteis X quilômetros (TKU):

São Luís 0,26%
Fortaleza 1,28%
Recife 0,82%
Salvador 2,26%
Belo Horizonte 18,24%
Juiz de Fora 45,44%
Campos 1,61%
Santos 1,66%
Bauru 5,71%
Curitiba 13,60%
Porto Alegre 8,18%
Tubarão 0,94%
Fonte: Anuário Estatístico da RFFSA, 1988
 

O próximo quadro mostra as principais mercadorias transportadas pela SR-7 em 1988, em toneladas úteis:

Derivados de petróleo 323 mil ton.
Magnesita 243 mil ton.
Uréia 233 mil ton.
Minério de cromo 199 mil ton.
Minério de manganês 42 mil ton.
Minérios diversos 78 mil ton.
Produtos químicos 63 mil ton.
Cimento 55 mil ton.
Alcool 17 mil ton.
Gesso 10 mil ton.
Outros 25 mil ton.
Fonte: Anuário Estatístico da RFFSA, 1988

A Linha Sul, entre Mapele, BA, e Monte Azul, MG, é responsável por 45,6% da carga transportada pela SR-7, destacando-se:

  • Minério de manganês, embarcado em Licínio de Almeida com destino a Simões Filho, consignado à Sibra (Eletro-Siderúrgica Brasileira SA), para fabricação de ferro-ligas.
  • Magnesita, empregada pela própria Magnesita SA, no seu parque industrial de Minas Gerais, para a fabricação de tijolos refratários em Contagem. Também é exportada pelo porto de Salvador, onde a empresa possui terminal próprio.
  • Derivados de petróleo, produzidos na Refinaria Landulfo Alves, em Mataripe, município de Candeias, BA, e transportados para Juazeiro (PE) e Aracaju (SE).

A Linha Sul também transporta as seguintes cargas de intercâmbio:

  • Cimento da Matsulfur, Montes Claros, MG, para os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
  • Produtos siderúrgicos — Tubos procedentes de Contagem, MG, destinados à refinaria da Petrobrás em Mataripe.
  • Alumina calcinada, originária de Saramenha, MG, destinada à fábrica da Alumínio do Brasil Nordeste SA, empresa do grupo Alcan, com unidade industrial em Candeias, BA.

A Linha Norte, entre Salvador e Propriá, SE, responde por 35,2% da carga transportada, com as seguintes mercadorias:

Uréia, produzida pela Nitrofértil SA em suas duas unidades industriais, de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), e escoada através de dois fluxos ferroviários: de Riachuelo ao porto de Aratu, BA, e de Camaçari ao porto de Aratu, para distribuição ao Centro-Sul do País.

Amônia, também produzida pela Nitrofértil, nas mesmas unidades industriais, a partir do gás natural da Petrobrás. É insumo básico na fabricação da uréia. A produção de Camaçari, além do consumo cativo, destina-se ao Polo Petroquímico e ao porto de Camaçari (por tubovia).

Cimento produzido pela Cimesa, em Laranjeiras, SE, do grupo Votorantim, tendo a Bahia e Sergipe como primeiro mercado consumidor. Salvador recebe 30% da produção.

Alcool, procedente de Sergipe e Alagoas. Funciona como carga de retorno para os derivados de petróleo, transportados de Candeias para Riachuelo, SE.

As cargas de intercâmbio da Linha Norte são:

Trigo importado pelo porto do Recife, PE, para o abastecimento do moinho localizado em Aracaju, SE.

Sal, transportado do Rio Grande do Norte para o Centro-Sul do Brasil, em trânsito pela SR-7.

A Linha Centro, entre Alagoinhas, BA, e Petrolina, PE, contribui com apenas 19,2% da carga gerada, destacando-se:

Cromita — Sai do ramal de Campo Formoso com destino a Santiago, distrito de Pojuca, onde existe a grande usina da Cia. de Ferro-Ligas da Bahia SA (Ferbasa), única indústria nacional de ferro-cromo, suprindo toda a indústria metalúrgica brasileira.

Concentrado de cobre — Explorado nas minas da Fazenda Caraíba, pertencente à Caraíba Metais. É insumo básico na fabricação de placas metálicas e vergalhões. Embarcado em Barrinha, segue por via ferroviária até o complexo metalúrgico da empresa em Camaçari, na zona oeste do Polo Petroquímico.

Atualmente, a SR-7 possui uma capacidade anual de transporte de 2 milhões de toneladas de produtos. Em 1988, verificou-se que havia uma demanda de aproximadamente 3,3 milhões de toneladas úteis. Portanto, há na Bahia uma demanda reprimida da ordem de 1,4 milhão de toneladas de produtos, que poderiam ser transportados pela ferrovia, se forem realizados investimentos para a melhoria da via permanente e materiais de tração e rodante.

VFFLB : SR-7 RFFSA
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Trens de passageiros

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São Luís - Parauapebas

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

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• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

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