Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
O quadro abaixo mostra a participação das unidades operacionais da RFFSA no transporte de carga realizado em 1988, em toneladas úteis X quilômetros (TKU):
O próximo quadro mostra as principais mercadorias transportadas pela SR-7 em 1988, em toneladas úteis:
A Linha Sul, entre Mapele, BA, e Monte Azul, MG, é responsável por 45,6% da carga transportada pela SR-7, destacando-se:
A Linha Sul também transporta as seguintes cargas de intercâmbio:
A Linha Norte, entre Salvador e Propriá, SE, responde por 35,2% da carga transportada, com as seguintes mercadorias:
Uréia, produzida pela Nitrofértil SA em suas duas unidades industriais, de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), e escoada através de dois fluxos ferroviários: de Riachuelo ao porto de Aratu, BA, e de Camaçari ao porto de Aratu, para distribuição ao Centro-Sul do País. Amônia, também produzida pela Nitrofértil, nas mesmas unidades industriais, a partir do gás natural da Petrobrás. É insumo básico na fabricação da uréia. A produção de Camaçari, além do consumo cativo, destina-se ao Polo Petroquímico e ao porto de Camaçari (por tubovia). Cimento produzido pela Cimesa, em Laranjeiras, SE, do grupo Votorantim, tendo a Bahia e Sergipe como primeiro mercado consumidor. Salvador recebe 30% da produção. Alcool, procedente de Sergipe e Alagoas. Funciona como carga de retorno para os derivados de petróleo, transportados de Candeias para Riachuelo, SE. As cargas de intercâmbio da Linha Norte são: Trigo importado pelo porto do Recife, PE, para o abastecimento do moinho localizado em Aracaju, SE. Sal, transportado do Rio Grande do Norte para o Centro-Sul do Brasil, em trânsito pela SR-7. A Linha Centro, entre Alagoinhas, BA, e Petrolina, PE, contribui com apenas 19,2% da carga gerada, destacando-se: Cromita — Sai do ramal de Campo Formoso com destino a Santiago, distrito de Pojuca, onde existe a grande usina da Cia. de Ferro-Ligas da Bahia SA (Ferbasa), única indústria nacional de ferro-cromo, suprindo toda a indústria metalúrgica brasileira. Concentrado de cobre — Explorado nas minas da Fazenda Caraíba, pertencente à Caraíba Metais. É insumo básico na fabricação de placas metálicas e vergalhões. Embarcado em Barrinha, segue por via ferroviária até o complexo metalúrgico da empresa em Camaçari, na zona oeste do Polo Petroquímico. Atualmente, a SR-7 possui uma capacidade anual de transporte de 2 milhões de toneladas de produtos. Em 1988, verificou-se que havia uma demanda de aproximadamente 3,3 milhões de toneladas úteis. Portanto, há na Bahia uma demanda reprimida da ordem de 1,4 milhão de toneladas de produtos, que poderiam ser transportados pela ferrovia, se forem realizados investimentos para a melhoria da via permanente e materiais de tração e rodante. VFFLB : SR-7 RFFSA
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