Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
   

As ferrovias da Bahia
A SR-7 RFFSA em 1991
Superintendência Regional Salvador

Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


A SR-7 é formada por uma linha que liga o Sudeste ao Nordeste do Brasil, passando por Salvador, e um ramal dirigido para Petrolina, no Estado do Pernambuco. Divide-se em:

  • Linha Norte — De Salvador (km 0) a Propriá, Sergipe (km 554), estendendo-se por 554 km.

  • Linha Sul — De Mapele (km 22 da Linha Norte) a Monte Azul, Minas Gerais (km 876), estendendo-se por 854 km.

  • Linha Centro — De Alagoinhas (km 123 da Linha Norte) a Petrolina, Pernambuco (km 573), estendendo-se por 450 km.

Além disso, a SR-7 possui os seguintes ramais:

  • Ramal do Porto de Aratu — Do km 30 da Linha Centro, ligando Araújo Lima ao porto de Aratu, estendendo-se por 13 km.

  • Ramal de Campo Formoso — Do km 440 da Linha Centro, ligando Senhor do Bonfim a Campo Formoso, com extensão de 30 km.

Existem ainda vários ramais articulados a indústrias próximas às linhas, destacando-se os do Copec (Complexo Petroquímico de Camaçari) e da Nitrofértil (Riachuelo, Sergipe).

Dados estatísticos da SR-7

Linhas e ramais 1.932 km
Bitola 1,00 m
Via singela 1.896 km
Linhas lastreadas 1.437 km
Linhas acessórias 127 km
Linhas eletrificadas      14,7 km
em via dupla
Licenciamento Staff elétrico, telégrafo,
seletivo/telefone magnético e outros

Extensão das linhas segundo os tipos de trilhos

Menos de 37 kg/m      282 km
37 kg/m (TR-37) 1.374 km
45 kg/m (TR-45) 200 km
57 kg/m (TR-57) 54 km

Extensão das linhas segundo os tipos de dormentes

De madeira 1.910 km
De concreto      22 km

Estações e paradas

  • 67 estações
  • 3 paradas / estribos
  • 41 postos de licenciamento
  • 11 desvios particulares
  • 8 terminais particulares

Material rodante da SR-7

Locomotivas diesel elétricas

  • 60 GE U-8B (n° 2131 a 2190)
  • 38 GE U-10B (n° 2242 a 2279)
  • 20 GE G-12 (n° 4129 a 4148)

Total: 118 locomotivas (7,6% do total da RFFSA)

Trens-Unidades Elétricos (TUEs)

  • 18 carros-motores ACF (operados pela CBTU)

Vagões

  • 83 Plataformas
  • 487 Fechados
  • 263 Gôndolas
  • 3 Gaiolas
  • 378 Hoppers
  • 340 Tanques (dos quais, 51 particulares)
  • 307 Outros (dos quais, 305 particulares)

Total: 1.861 vagões (4,2% do total da RFFSA)

Passageiros

  • Carros de passageiros comuns: 31

Obs.: O transporte de passageiros na Bahia foi desativado em 1989. Os carros mencionados são Pidner para o serviço dos trens de subúrbios, operados pela CBTU. Ainda existem antigos carros de passageiros, utilizados pelas turmas de socorro da SR-7 e pela Administração.

Situação físico-operacional

A via permanente da SR-7, em virtude de suas deficiências (características técnicas e instalações), apresenta uma baixa capacidade de vazão. É uma das razões pelas quais a SR-7 não consegue transportar a demanda reprimida existente na sua área de atuação.

Cerca de 41% dos trilhos apresentam-se imprestáveis, necessitando substituição.

Existem 3,2 milhões de dormentes, dos quais 25% imprestáveis.

Encontram-se sem lastro de pedra bitolada 150 km, e com lastro de pedra desbitolada cerca de 280 km.

De um total de 630 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), cerca de 25% estão defeituosos e necessitam de substituição.

A SR-7 possui 387 pontes e pontilhões, dos quais 36 estão classificados para o TB-16 (trem-tipo com 16 ton/eixo), necessitando substituí-los para o TB-20.

Dispõe de 1.900 km de linhas físicas de pelo menos 2 pares de fios, para comunicação e licenciamento entre estações, e para o comando seletivo de Salvador, Brumado e Alagoinhas, também interligados entre si. Cerca de 560 km das linhas encontram-se muito precários, ocasionando panes no sistema e prejudicando a operação ferroviária.

De acordo com o chefe da via permanente, já estão licitados os trabalhos de lastreamento e retificação do trecho de Mata de São João a Pojuca (10 km). Espera-se que os trabalhos estejam concluídos até o início de 1992, permitindo que os trens percorram o trecho a uma velocidade média de 40 km/h, com segurança adequada.

A variante do Paraguaçu é uma antiga reivindicação da administração regional, devendo eliminar o estrangulamento existente da Linha Sul, ao contornar as cidades históricas de Cachoeira e São Félix.

No tocante às oficinas, a situação da SR-7 é considerada satisfatória. A manutenção das locomotivas é feita na Oficina Osvaldo Cruz, em Alagoinhas; a manutenção dos vagões é realizada na Oficina Arlindo Luz, em Alagoinhas, e na Oficina de Iaçu.

A Oficina de Aramari, distante apenas 13 km de Alagoinhas, pela Linha Centro, foi fechada em janeiro de 1991 e praticamente transformada em depósito de sucata.

As oficinas de Periperi e da Calçada dão manutenção aos carros-motores e carros-reboque dos trens de subúrbio da CBTU.

As ferrovias da Bahia (1991)
EF Bahia ao São Francisco | EF Central da Bahia | EF Centro-Oeste da Bahia | EF Santo Amaro | EF Petrolina a Teresina | EF Bahia e Minas | EF Nazaré | EF Ilhéus
A Superintendência Regional Salvador (SR-7) — 1991 | Transporte de cargas na SR-7 | Transporte de passageiros na SR-7 | Referências: 1991 | Notas de 2001
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
Locomotivas U8B da SR-7 | As Davenport da VFFLB | As elétricas IRFA | Carro O-200
O caboose do trem de amônia | Locomotivas em 1992 | Plantas das locomotivas
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Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | EF Petrolina - Teresina em 1927 | 1898 | 1860 | Subúrbios
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Relatórios: VFFLB 1944-1946 | VFFLB 1936 | Ilhéus 1951 | Back to Bahia
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia
braziliana

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

Francesco Tosi Colombina - 3 Out. 2014

Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

A ilha do dia anterior - 18 Set. 2014

Chegou o governador - 12 Set. 2014

Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid - 3 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

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