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As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Ilhéus

Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
   

As ferrovias da Bahia (1991)

EF Bahia ao São Francisco
EF Central da Bahia
EF Centro-Oeste da Bahia
EF Santo Amaro
EF Petrolina a Teresina
EF Bahia e Minas
EF Nazaré
EF Ilhéus
A Superintendência Regional
   Salvador (SR-7)

   • Dados estatísticos da SR7
   • Material rodante da SR7
   • Situação físico-operacional
Transporte de cargas da SR-7
Transporte de passageiros da SR-7
Bibliografia
Notas de 2001


Com 132 km de extensão, foi inicialmente denominada EF Ilhéus - Conquista.

Situava-se no sul da Bahia, ligando as cidades de Itabuna, Itajuípe e Poiri ao porto de Ilhéus.

Sua construção acompanhou o desenvolvimento das fazendas de cacau, que suas linhas atravessavam, e resultou da concessão dada em 1907 a uma empresa de capital inglês — The State of Bahia South Western Railway Company Limited.

Construída com muita lentidão, somente 26 anos mais tarde foi totalmente concluída. O retorno financeiro era muito baixo e acentuava a falta de interesse dos proprietários em novos investimentos.

Como conseqüência de todo um processo de decadência, o governo federal encampou a ferrovia, através dos saldos que o Brasil possuía congelados na Inglaterra, durante a II Guerra Mundial, resultado de nossa balança superavitária, na época.

O processo de compra provocou ações de interdição movidas pelos proprietários ingleses e só foi concluído em 1959, em acordo firmado entre os tribunais de ambos os países.

Ao ser incorporada à RFFSA, poucos meses depois, a EF Ilhéus transportava basicamente cacau, e estava em péssimo estado de conservação. Foi também absorvida pela Leste Brasileiro e, posteriormente, erradicada.

Estrada de Ferro Ilhéus
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