As ferrovias da Bahia
Estrada de Ferro Ilhéus
Compilado por Alexandre Santurian – Julho-1991
Com 132 km de extensão, foi inicialmente denominada EF Ilhéus - Conquista.
Situava-se no sul da Bahia, ligando as cidades de Itabuna, Itajuípe
e Poiri ao porto de Ilhéus.
Sua construção acompanhou o desenvolvimento das fazendas de cacau, que suas linhas atravessavam, e resultou da concessão dada em 1907 a
uma empresa de capital inglês — The State of Bahia South Western Railway Company Limited.
Construída com muita lentidão, somente 26 anos mais tarde foi totalmente concluída. O retorno financeiro era muito baixo e acentuava a
falta de interesse dos proprietários em novos investimentos.
Como conseqüência de todo um processo de decadência, o governo federal encampou a ferrovia, através dos saldos que o Brasil possuía congelados
na Inglaterra, durante a II Guerra Mundial, resultado de nossa balança superavitária, na época.
O processo de compra provocou ações de interdição movidas pelos proprietários ingleses e só foi concluído em 1959, em acordo firmado entre
os tribunais de ambos os países.
Ao ser incorporada à RFFSA, poucos meses depois, a EF Ilhéus transportava basicamente cacau, e estava em péssimo estado de conservação.
Foi também absorvida pela Leste Brasileiro e, posteriormente, erradicada.
|