Automotriz IRFA da Estrada de Ferro Ilhéus
Automotriz IRFA da Estrada de Ferro Ilhéus

Estrada de Ferro Ilhéus
Automotrizes IRFA

Flavio R. Cavalcanti - 27 Set. 2017

Foto de uma das duas automotrizes IRFA, do Relatório da Estrada de Ferro Ilhéus apresentado em 1951 pelo engenheiro Hildegardo da Silva Nunes, que administrou a ferrovia de Nov. 1949 a Mar. 1951. Pelo texto, pode-se deduzir que concluiu o Relatório quando já havia deixado o cargo (assumiu, em seguida, a direção da EF Madeira-Mamoré).

Legenda: «Vista de uma das duas automotrizes da IRFA que conseguimos para a EFI por intermédio do ex-ministro da Viação e Obras Públicas, Dr. Clóvis Pestana».

Clóvis Pestana foi ministro do MVOP, pela primeira vez, de 25 Out. 1946 a 30 Mar. 1950, durante o governo Dutra.

Na página 19 encontram-se as principais informações sobre as automotrizes:

«O sr. ministro Clóvis Pestana autorizou, a nosso pedido, ao diretor-geral do DNEF, entregar à EFI duas automotrizes fabricadas pela IRFA, com capacidade de 52 passageiros cada uma.

«Providenciamos o transporte dessas automotrizes para Ilhéus e nosso chefe da Locomoção, na falta do técnico da fábrica, fez as ligações dos motores pelo esquema remetido pela IRFA (Foto nº 11).

«Chegamos a andar em viagem de experiência e sempre notávamos que o excitador esquentava demasiadamente. Aconteceu que se queimou o excitador de uma automotriz, o qual foi remetido de avião para o Rio a fim de ser feito novo enrolamento. O outro também veio a queimar e assim ficaram as duas automotrizes aguardando esses dínamos e o técnico da IRFA para entregá-las funcionando, como aliás era o contrato dessa fábrica com o DNEF.

«Finalmente, deixamos a Estrada e não sabemos se o defeito era de alguma ligação ou se os excitadores eram de baixa amperagem em relação à capacidade do motor.

«Essas automotrizes auxiliariam de muito o tráfego de passageiros, na EFI, com extensão total de linha de 129 quilômetros».

A impressão do Relatório foi feita com em gráfica de baixa qualidade, — usando retícula grosseira, nas fotos, — e a captura por câmera digital foi feita sobre uma mesa comum, sem tripé ou iluminação adequada (luz do teto, fluorescent, com reflexos em algumas fotoss).

Abaixo, outra tentativa de reprodução da mesma foto.

— … • Segue • … —
Automotriz IRFA da Estrada de Ferro Ilhéus
Automotriz IRFA da Estrada de Ferro Ilhéus


Atualizações
Ferreofotos | Ferrovias | Ferreomodelismo | Ferreoclipping | Bibliografia

Ferrovias | Mapas | Estações | Locos | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Urbanos | Turismo | Ferreo | Maquetes | Hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home

Sobre o site | Contato | Publicidade | Política de privacidade