Trens de passageiros
O presidente andou de trem
Fotos e informações: Sérgio Magalhães, Dez .1994
Único engenheiro na Presidência da República, o curto mandato de Itamar Franco
ficou marcado por um curto renascimento dos trens de passageiros
e uma renovação visual da RFFSA
Autoridade também é garoto-propaganda. Na presidência,
Collor se fez fotografar pilotando moto, jet-ski, tanque de guerra,
e até um Mirage (provavelmente no automático). Apresentado
ao trem, desdenhou.
Mineiro, Itamar Franco insuflou um pouco de vida e cor nos
trens de sua região, Juiz de Fora — o trem Xangai e o trem Expresso da Mantiqueira. Depois de inaugurar o Colégio
Militar, não fez por menos: — Foi de trem.
— Pedi ao maquinista da automotriz que chamasse o Presidente,
pois o ângulo da foto ficaria muito bom, e chamei na mesma
hora o fotógrafo Wagner, d'O Globo, para aproveitar o momento,
o que ocorreu devido à gentileza do sr. Itamar — conta
Sérgio Magalhães.
A foto irmã, feita pelo Wagner, foi publicada pela Isto
É na edição Retrospectiva 94.
Depois de inaugurar a barragem em Chapéu d'Uva, o Presidente
voltou de trem até a estação ferroviária de Juiz de Fora.
O gesto não foi uma atitude eventual.
Durante seu curto mandato (em substituição a Collor), a RFFSA ensaiou uma recuperação dos trens de passageiros, que haviam sofrido reduções de tamanho e/ou horários, e até suspensões e cancelamentos, ao longo de 1990 (Plano Collor I) até fins de 1992. Ao anunciar a reativação do trem Expresso da Mantiqueira, no início de 1994, o superintendente Ronaldo Afonso declarou expressamente que havia recebido recomendação pessoal de Itamar o único presidente engenheiro.
Coincidia com a renovação visual de locomotivas e vagões, com novos padrões de pintura, bem mais chamativos.
|