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Locomotiva MLW RS3 nº 7136 (ex-nº 3345) da SR3 RFFSA em Set. 1988
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EFCB / RFFSA
Locomotivas elétricas e diesel-elétricas
Desenhos, características e correspondência de numeração

Conjunto de plantas organizado por Flávio F. Lage

Este conjunto reúne duas fontes diferentes de informações, de duas épocas diferentes.

As plantas

O conjunto de plantas inclui desenhos / cópias desde o final dos anos 1940 (a Escandalosa, de 1947) até o início dos anos 1970 (a "Cafona", fabr. EFCB 1969, desenho de 1970; e as "Marcelinas" 3007 e 3008, fabr. EFCB 1970, desenho de 1971; e 4001 e 4002, fabr. EFCB 1971/1972, desenho 1972).

As "Marcelinas" eram praticamente iguais, tanto nas dimensões quanto nas especificações. Apenas, as duas últimas eram de bitola métrica; e tinham peso total / aderente menor (19.550 kg).

Estão ausentes as plantas das locomotivas U-20C de bitola larga fabricadas pela GE do Brasil (Campinas) entre 1981 e 1982; e as SD-40-2 de 1980.

Das 170 locomotivas U-23C, constam das plantas apenas as primeiras 80 unidades (1972 a 1974); mas não as 20 "Cachoeirinhas" de 1975 a 1976; nem as demais 70 unidades de 1976.

O conjunto de plantas deve datar, portanto, de algum momento entre 1972 e 1975.

Numeração Sigo

A implantação da "nova numeração" data de cerca de 10 anos mais tarde. Deve ter-se estendido por meses, talvez por mais de um ano, entre o primeiro e o último veículo a receber a pintura dos novos números.

Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo", a renumeração ocorreu "por volta de 1983".

A codificação foi projetada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a partir das normas da Association of American Railroads (AAR), para abranger todos os tipos de veículos ferroviários — e não só do Brasil, como dos países vizinhos.

Segundo pude apurar, no final de 1992:

  • Em 1982, a RFFSA começava a estudar a implantação do Sistema de Gerenciamento Operacional (Sigo), através de computadores.
  • Em revistas de 1983, já se viam fotos de alguns vagões com esta codificação.
  • Em 1984, já vigorava a nova numeração das locomotivas da RFFSA.

O Sistema Integrado de Gerenciamento Operacional (Sigo), na primeira metade dos anos 1980, representou a introdução do uso de computadores para automatizar o controle da frota da RFFSA. (Ignoro se outras ferrovias adotaram a mesma sigla em seus sistemas informatizados).

Transferências & baixas

Na nova numeração — já como "SR-3 / SP3 / RFFSA" — desaparecem as elétricas Escandalosa, Charutão e Pão de Fôrma, transferidas para a SR-4 (ex-EFSJ / RFFSA). As duas primeiras podem ser acompanhadas no livro da SPMT sobre a MRS, que reuniu as duas malhas; da última, tem sido fotografado um único exemplar, entregue à ferrugem e à depredação.

Desaparecem da nova numeração (SR-3) também as duas "Marcelinas" da métrica. Parecem ser as duas "Cummings" 514 e 515 (ex-4001 e 4002) citadas por Flávio Lage em Montes Claros, já nos anos 1990. (Houve ali certa confusão, pois são citados com os números antigos). Buzelin e Setti, no livro "FCA - Uma ferrovia e suas raízes", indicam que a 514 encontrava-se mais tarde em Divinópolis; e a outra teria sido sucateada provavelmente no início dos anos 1990.

Desaparecem da nova numeração (SR-3), também, a Alco S-1 e as AS-616, transferidas para os subúrbios do Rio de Janeiro. Diminui o número das RS-3, divididas com os subúrbios do Rio. (A lista de julho/1984 reúne as RS-3 remanescentes na série 7101 a 7139, salvo alguma falha de digitação). Também vão para os subúrbios a maioria das RS-1, reunidas pelo Sigo na série 7031 a 7043.

As RSD-12 desaparecidas da lista SR-3 / SP3 estão na SR-4 / SP4 (ex-Santos a Jundiaí). De acordo com o livro MRS / SPMT, estas máquinas — adquiridas inicialmente pela CSN — foram transferidas para São Paulo no final dos anos 1970.


antigo

Sigo
Locomotiva
(Plantas)
353 453 Velha Senhora
2101 a 2115   Escandalosa (ou, V-8)
2151 a 2156   Carioquinha
(no Rio, "Charutão")
2201 a 2207   Pão de Fôrma
3001 a 3005   S-1
3006 751 Cafona
3007 e 3008 752 Marcelina
4001 e 4002   Marcelina (métrica) - Cummings?
3011 3001 U-5B
19 unidades
(3011 a 3030)
Baixa: 3016
3012 3002
3013 3003
3014 3004
3015 3005
3017 3006
3018 3007
3019 3008
3020 3009
3021 3010
3022 3011
3023 3012
3024 3013
3025 3014
3026 3015
3027 3016
3028 3017
3029 3018
3030 3019
3041 3041 U-6B
15 unidades
(3041 a 3055)
3042 3042
3043 3043
3044 3044
3045 3045
3046 3046
3047 3047
3048 3048
3049 3049
3050 3050
3051 3051
3052 3052
3053 3053
3131 7039 RS-1
33 unidades
(3101 a 3141)
Baixas: 3117, 3119, 3127, 3130,
3129, 3134, 3124, 3125
3133 7040
3139 7041
3140 7042
3141 7043
3201 7099 FA-1 (3201 a 3212)
3337 7130 RS-3
48 unidades
(3301 a 3348)
(Em 1984, o Sigo reúne
as RS-3 remanescentes
na série 7101 a 7139, boa parte delas nos subúrbios do Rio)
3338 7131
3340 7132
3342 7133
3343 7134
3344 7135
3345 7136
3347 7137
3348 7138
3371 a 3382   AS-616
3401 5001 SD-18
45 unidades
3402 5002
3404 5003
3405 5004
3406 5005
3407 5006
3408 5007
3409 5008
3410 5009
3411 5010
3412 5011
3413 5012
3414 5013
3415 5014
3416 5015
3417 5016
3418 5017
3419 5018
3421 5019
3422 5020
3423 5021
3425 5022
3426 5023
3427 5024
3428 5025
3429 5026
3430 5027
3431 5028
3432 5029
3433 5030
3434 5031
3435 5032
3436 5033
3438 5034
3439 5035
3440 5036
3441 5037
3442 5038
3443 5039
3444 5040
3445 5041
3501 a 3510   RSD-12
3601 5101 SD-38
45 unidades
Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo",
foram fabricadas com estrado de 17,32 m
(ao invés dos 19,7 m
na linha de 2ª geração), daí a designação "SD-38M"
3602 5102
3603 5103
3604 5104
3605 5105
3606 5106
3607 5107
3608 5108
3609 5109
3610 5110
3611 5111
3613 5112
3614 5113
3615 5114
3616 5115
3617 5116
3618 5117
3619 5118
3620 5119
3621 5120
3622 5121
3623 5122
3624 5123
3625 5124
3626 5125
3627 5126
3628 5127
3629 5128
3630 5129
3631 5130
3632 5131
3633 5132
3634 5133
3635 5134
3636 5135
3637 5136
3638 5137
3639 5138
3640 5139
3641 5140
3642 5141
3643 5142
3644 5143
3645 5144
3651 3146 U-20C

Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo",
devido à maior largura dos truques, as 30 unidades fabricadas para a EFCB e a EFSJ foram equipadas com passadiços suplementares nas laterais, aumentando a largura de 2.740 para 3.040 mm. Isso permitiu um lasteamento para atingir o peso máximo de 120 toneladas.
3652 3147
3653 3148
3654 3149
3655 3150
3656 3151
3657 3152
3658 3153
3659 3154
3660 3155
3661 3156
3662 3157
3663 3158
3664 3159
3665 3160
3701 5201 SD-40
(estrado 17,32 m = "SD-40M")
3703 5202
3704 5203
3711 5211 SD-40-2
(Macosa, Espanha, 1980)
3712 5212
3713 5213
3714 5214
3715 5215
3716 5216
3717 5217
3718 5218
3719 5219
3720 5220
3721 5221
3722 5222
3723 5223
3724 5224
3725 5225
3726 5226
3727 5227
3728 5228
3729 5229
3730 5230
3731 5231
3732 5232
3733 5233
3734 5234
3735 5235
3736 5236
3737 5237
3738 5238
3739 5239
3740 5240
3741 5241
3742 5242
3743 5243
3744 5244
3745 5245
3746 5246
    

antigo

Sigo
Locomotiva
(Plantas)
3801 3201 U-23C
80 unidades
(1972 a 1974)
3802 3202
3803 3203
3804 3204
3805 3205
3806 3206
3807 3207
3808 3208
3809 3209
3810 3210
3811 3211
3812 3212
3813 3213
3814 3214
3815 3215
3816 3216
3817 3217
3818 3218
3819 3219
3820 3220
3821 3221
3822 3222
3823 3223
3824 3224
3825 3225
3826 3226
3827 3227
3828 3228
3829 3229
3830 3230
3831 3231
3832 3232
3833 3233
3834 3234
3835 3235
3836 3236
3837 3237
3838 3238
3839 3239
3840 3240
3841 3241
3842 3242
3843 3243
3844 3244
3845 3245
3846 3246
3847 3247
3848 3248
3849 3249
3850 3250
3851 3251
3852 3252
3853 3253
3854 3254
3855 3255
3856 3256
3857 3257
3858 3258
3859 3259
3860 3260
3861 3261
3862 3262
3863 3263
3864 3264
3865 3265
3866 3266
3867 3267
3868 3268
3869 3269
3870 3270
3871 3271
3872 3272
3873 3273
3874 3274
3875 3275
3876 3276
3877 3277
3878 3278
3879 3279
3880 3280
3901 3381 U-23C
(1975 a 1976)
"Cachoeirinhas"
(165 ton, ao invés de 180 ton)
3902 3382
3903 3383
3904 3384
3905 3385
3906 3386
3907 3387
3908 3388
3909 3389
3910 3390
3911 3391
3912 3392
3913 3393
3914 3394
3915 3395
3916 3396
3917 3397
3918 3398
3919 3399
3920 3400
3921 3281 U-23C
70 unidades
(1976)
3922 3282
3923 3283
3924 3284
3925 3285
3926 3286
3927 3287
3928 3288
3929 3289
3930 3290
3931 3291
3932 3292
3933 3293
3934 3294
3935 3295
3936 3296
3937 3297
3938 3298
3939 3299
3940 3300
3941 3301
3942 3302
3943 3303
3944 3304
3945 3305
3946 3306
3947 3307
3948 3308
3949 3309
3950 3310
3951 3311
3952 3312
3953 3313
3954 3314
3955 3315
3956 3316
3957 3317
3958 3361
3959 3362
3960 3363
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Locomotivas da EFCB / RFFSA
Baronesa | Velha Senhora | Escandalosa (V-8) | Charutão (Carioquinha) | Pão de Fôrma | Alco S1 | Cafona
Marcelina | Marcelina (métrica) | U5B | U6B | RS1 | FA1 | RS3 | AS616 | SD18 | RSD12 | SD-38
U20C | SD40 | SD40-2 | U23C | U23C | "Cachoeirinhas" | U23C
Automotrizes Budd: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
Resumo histórico | Listagem SIGO das locomotivas da SR3 RFFSA
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
ALL (2002) | SR-6 | SR-5 | SR-2 | SR-3 | RFFSA | Fepasa | Elétricas CPEF
GE-Brasil | GM | Alco | Codificação brasileira | As novas...
   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

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