EFCB
/
RFFSA
Locomotivas elétricas e diesel-elétricas
Desenhos, características e correspondência de numeração
Conjunto de plantas organizado por Flávio F. Lage
Este conjunto reúne duas fontes diferentes de informações,
de duas épocas diferentes.
As plantas
O conjunto de plantas inclui desenhos / cópias desde o final
dos anos 1940 (a Escandalosa, de 1947) até o início
dos anos 1970 (a "Cafona", fabr. EFCB 1969, desenho de
1970; e as "Marcelinas" 3007 e 3008, fabr. EFCB 1970,
desenho de 1971; e 4001 e 4002, fabr. EFCB 1971/1972, desenho 1972).
As "Marcelinas" eram praticamente iguais, tanto nas
dimensões quanto nas especificações. Apenas,
as duas últimas eram de bitola métrica; e tinham
peso total / aderente menor (19.550 kg).
Estão ausentes as plantas das locomotivas U-20C de bitola larga
fabricadas pela GE do Brasil (Campinas) entre 1981 e 1982; e as
SD-40-2 de 1980.
Das 170 locomotivas
U-23C, constam das plantas apenas as primeiras 80 unidades (1972 a 1974);
mas não as 20 "Cachoeirinhas" de 1975 a 1976; nem as demais 70
unidades de 1976.
O conjunto de plantas deve datar, portanto, de algum momento entre
1972 e 1975.
Numeração Sigo
A implantação da "nova numeração"
data de cerca de 10 anos mais tarde. Deve ter-se estendido por meses,
talvez por mais de um ano, entre o primeiro e o último veículo
a receber a pintura dos novos números.
Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS
Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo",
a renumeração ocorreu "por volta de 1983".
A codificação foi projetada pela Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT), a partir das normas da Association of American
Railroads (AAR), para abranger todos
os tipos de veículos ferroviários — e não
só do Brasil, como dos países vizinhos.
Segundo pude apurar, no final
de 1992:
- Em 1982, a RFFSA começava a estudar a implantação do Sistema
de Gerenciamento Operacional (Sigo), através de computadores.
- Em revistas de 1983, já se viam fotos de alguns vagões com esta
codificação.
- Em 1984, já vigorava a nova numeração
das locomotivas da RFFSA.
O Sistema Integrado de Gerenciamento Operacional (Sigo), na primeira
metade dos anos 1980, representou a introdução do
uso de computadores para automatizar o controle da frota da RFFSA.
(Ignoro se outras ferrovias adotaram a mesma sigla em seus sistemas
informatizados).
Transferências & baixas
Na nova numeração — já como "SR-3 / SP3
/ RFFSA" — desaparecem as elétricas Escandalosa, Charutão
e Pão de Fôrma, transferidas para a SR-4 (ex-EFSJ /
RFFSA). As duas primeiras podem ser acompanhadas no livro da SPMT
sobre a MRS, que reuniu as duas malhas; da última, tem sido
fotografado um único exemplar, entregue à ferrugem
e à depredação.
Desaparecem da nova numeração (SR-3) também
as duas "Marcelinas" da métrica. Parecem ser as
duas "Cummings" 514 e 515 (ex-4001 e 4002) citadas
por Flávio Lage em Montes Claros, já nos anos
1990. (Houve ali certa confusão, pois são citados
com os números antigos). Buzelin e Setti, no livro "FCA
- Uma ferrovia e suas raízes", indicam que a 514
encontrava-se mais tarde em Divinópolis; e a outra teria
sido sucateada provavelmente no início dos anos 1990.
Desaparecem da nova numeração (SR-3), também, a Alco
S-1 e as AS-616, transferidas para
os subúrbios do Rio de Janeiro. Diminui o número das RS-3, divididas
com os subúrbios do Rio. (A lista de julho/1984 reúne as RS-3 remanescentes
na série
7101 a 7139, salvo alguma falha de digitação). Também
vão para os subúrbios a maioria das RS-1, reunidas pelo Sigo na
série
7031 a 7043.
As RSD-12 desaparecidas da lista SR-3 / SP3 estão na SR-4
/ SP4 (ex-Santos a Jundiaí). De acordo com o livro MRS /
SPMT, estas máquinas — adquiridas inicialmente pela CSN —
foram transferidas para São Paulo no final dos anos 1970.
N°
antigo |
N°
Sigo |
Locomotiva
(Plantas) |
353
|
453
|
Velha Senhora
|
2101 a 2115
|
|
Escandalosa
(ou, V-8)
|
2151 a 2156
|
|
Carioquinha
(no Rio, "Charutão")
|
2201 a 2207
|
|
Pão
de Fôrma
|
3001 a 3005
|
|
S-1
|
3006
|
751
|
Cafona
|
3007 e 3008
|
752
|
Marcelina
|
4001 e 4002
|
|
Marcelina (métrica) - Cummings?
|
3011
|
3001
|
U-5B
19 unidades
(3011 a 3030)
Baixa: 3016
|
3012
|
3002
|
3013
|
3003
|
3014
|
3004
|
3015
|
3005
|
3017
|
3006
|
3018
|
3007
|
3019
|
3008
|
3020
|
3009
|
3021
|
3010
|
3022
|
3011
|
3023
|
3012
|
3024
|
3013
|
3025
|
3014
|
3026
|
3015
|
3027
|
3016
|
3028
|
3017
|
3029
|
3018
|
3030
|
3019
|
3041
|
3041
|
U-6B
15 unidades
(3041 a 3055)
|
3042
|
3042
|
3043
|
3043
|
3044
|
3044
|
3045
|
3045
|
3046
|
3046
|
3047
|
3047
|
3048
|
3048
|
3049
|
3049
|
3050
|
3050
|
3051
|
3051
|
3052
|
3052
|
3053
|
3053
|
3131
|
7039
|
RS-1
33 unidades
(3101 a 3141)
Baixas: 3117, 3119, 3127, 3130,
3129, 3134, 3124, 3125
|
3133
|
7040
|
3139
|
7041
|
3140
|
7042
|
3141
|
7043
|
3201
|
7099
|
FA-1 (3201
a 3212)
|
3337
|
7130
|
RS-3
48 unidades
(3301 a 3348)
(Em 1984, o Sigo reúne
as RS-3 remanescentes
na série 7101 a 7139,
boa parte delas nos subúrbios do Rio)
|
3338
|
7131
|
3340
|
7132
|
3342
|
7133
|
3343
|
7134
|
3344
|
7135
|
3345
|
7136
|
3347
|
7137
|
3348
|
7138
|
3371 a 3382
|
|
AS-616
|
3401
|
5001
|
SD-18
45 unidades
|
3402
|
5002
|
3404
|
5003
|
3405
|
5004
|
3406
|
5005
|
3407
|
5006
|
3408
|
5007
|
3409
|
5008
|
3410
|
5009
|
3411
|
5010
|
3412
|
5011
|
3413
|
5012
|
3414
|
5013
|
3415
|
5014
|
3416
|
5015
|
3417
|
5016
|
3418
|
5017
|
3419
|
5018
|
3421
|
5019
|
3422
|
5020
|
3423
|
5021
|
3425
|
5022
|
3426
|
5023
|
3427
|
5024
|
3428
|
5025
|
3429
|
5026
|
3430
|
5027
|
3431
|
5028
|
3432
|
5029
|
3433
|
5030
|
3434
|
5031
|
3435
|
5032
|
3436
|
5033
|
3438
|
5034
|
3439
|
5035
|
3440
|
5036
|
3441
|
5037
|
3442
|
5038
|
3443
|
5039
|
3444
|
5040
|
3445
|
5041
|
3501 a 3510
|
|
RSD-12
|
3601
|
5101
|
SD-38
45 unidades
Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS
Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São
Paulo",
foram fabricadas com estrado de 17,32 m
(ao invés dos 19,7 m
na linha de 2ª geração), daí a
designação "SD-38M"
|
3602
|
5102
|
3603
|
5103
|
3604
|
5104
|
3605
|
5105
|
3606
|
5106
|
3607
|
5107
|
3608
|
5108
|
3609
|
5109
|
3610
|
5110
|
3611
|
5111
|
3613
|
5112
|
3614
|
5113
|
3615
|
5114
|
3616
|
5115
|
3617
|
5116
|
3618
|
5117
|
3619
|
5118
|
3620
|
5119
|
3621
|
5120
|
3622
|
5121
|
3623
|
5122
|
3624
|
5123
|
3625
|
5124
|
3626
|
5125
|
3627
|
5126
|
3628
|
5127
|
3629
|
5128
|
3630
|
5129
|
3631
|
5130
|
3632
|
5131
|
3633
|
5132
|
3634
|
5133
|
3635
|
5134
|
3636
|
5135
|
3637
|
5136
|
3638
|
5137
|
3639
|
5138
|
3640
|
5139
|
3641
|
5140
|
3642
|
5141
|
3643
|
5142
|
3644
|
5143
|
3645
|
5144
|
3651
|
3146
|
U-20C
Segundo Buzelin, Coelho e Setti, em "MRS
Logística - A Ferrovia de Minas, Rio e São
Paulo",
devido à maior largura dos truques, as 30 unidades
fabricadas para a EFCB e a EFSJ foram equipadas com passadiços
suplementares nas laterais, aumentando a largura de 2.740
para 3.040 mm. Isso permitiu um lasteamento para atingir
o peso máximo de 120 toneladas.
|
3652
|
3147
|
3653
|
3148
|
3654
|
3149
|
3655
|
3150
|
3656
|
3151
|
3657
|
3152
|
3658
|
3153
|
3659
|
3154
|
3660
|
3155
|
3661
|
3156
|
3662
|
3157
|
3663
|
3158
|
3664
|
3159
|
3665
|
3160
|
3701
|
5201
|
SD-40
(estrado 17,32 m = "SD-40M")
|
3703
|
5202
|
3704
|
5203
|
3711
|
5211
|
SD-40-2
(Macosa, Espanha, 1980)
|
3712
|
5212
|
3713
|
5213
|
3714
|
5214
|
3715
|
5215
|
3716
|
5216
|
3717
|
5217
|
3718
|
5218
|
3719
|
5219
|
3720
|
5220
|
3721
|
5221
|
3722
|
5222
|
3723
|
5223
|
3724
|
5224
|
3725
|
5225
|
3726
|
5226
|
3727
|
5227
|
3728
|
5228
|
3729
|
5229
|
3730
|
5230
|
3731
|
5231
|
3732
|
5232
|
3733
|
5233
|
3734
|
5234
|
3735
|
5235
|
3736
|
5236
|
3737
|
5237
|
3738
|
5238
|
3739
|
5239
|
3740
|
5240
|
3741
|
5241
|
3742
|
5242
|
3743
|
5243
|
3744
|
5244
|
3745
|
5245
|
3746
|
5246
|
|
|
N°
antigo |
N°
Sigo |
Locomotiva
(Plantas) |
3801
|
3201
|
U-23C
80 unidades
(1972 a 1974)
|
3802
|
3202
|
3803
|
3203
|
3804
|
3204
|
3805
|
3205
|
3806
|
3206
|
3807
|
3207
|
3808
|
3208
|
3809
|
3209
|
3810
|
3210
|
3811
|
3211
|
3812
|
3212
|
3813
|
3213
|
3814
|
3214
|
3815
|
3215
|
3816
|
3216
|
3817
|
3217
|
3818
|
3218
|
3819
|
3219
|
3820
|
3220
|
3821
|
3221
|
3822
|
3222
|
3823
|
3223
|
3824
|
3224
|
3825
|
3225
|
3826
|
3226
|
3827
|
3227
|
3828
|
3228
|
3829
|
3229
|
3830
|
3230
|
3831
|
3231
|
3832
|
3232
|
3833
|
3233
|
3834
|
3234
|
3835
|
3235
|
3836
|
3236
|
3837
|
3237
|
3838
|
3238
|
3839
|
3239
|
3840
|
3240
|
3841
|
3241
|
3842
|
3242
|
3843
|
3243
|
3844
|
3244
|
3845
|
3245
|
3846
|
3246
|
3847
|
3247
|
3848
|
3248
|
3849
|
3249
|
3850
|
3250
|
3851
|
3251
|
3852
|
3252
|
3853
|
3253
|
3854
|
3254
|
3855
|
3255
|
3856
|
3256
|
3857
|
3257
|
3858
|
3258
|
3859
|
3259
|
3860
|
3260
|
3861
|
3261
|
3862
|
3262
|
3863
|
3263
|
3864
|
3264
|
3865
|
3265
|
3866
|
3266
|
3867
|
3267
|
3868
|
3268
|
3869
|
3269
|
3870
|
3270
|
3871
|
3271
|
3872
|
3272
|
3873
|
3273
|
3874
|
3274
|
3875
|
3275
|
3876
|
3276
|
3877
|
3277
|
3878
|
3278
|
3879
|
3279
|
3880
|
3280
|
3901
|
3381
|
U-23C
(1975 a 1976)
"Cachoeirinhas"
(165 ton, ao invés de 180 ton)
|
3902
|
3382
|
3903
|
3383
|
3904
|
3384
|
3905
|
3385
|
3906
|
3386
|
3907
|
3387
|
3908
|
3388
|
3909
|
3389
|
3910
|
3390
|
3911
|
3391
|
3912
|
3392
|
3913
|
3393
|
3914
|
3394
|
3915
|
3395
|
3916
|
3396
|
3917
|
3397
|
3918
|
3398
|
3919
|
3399
|
3920
|
3400
|
3921
|
3281
|
U-23C
70 unidades
(1976)
|
3922
|
3282
|
3923
|
3283
|
3924
|
3284
|
3925
|
3285
|
3926
|
3286
|
3927
|
3287
|
3928
|
3288
|
3929
|
3289
|
3930
|
3290
|
3931
|
3291
|
3932
|
3292
|
3933
|
3293
|
3934
|
3294
|
3935
|
3295
|
3936
|
3296
|
3937
|
3297
|
3938
|
3298
|
3939
|
3299
|
3940
|
3300
|
3941
|
3301
|
3942
|
3302
|
3943
|
3303
|
3944
|
3304
|
3945
|
3305
|
3946
|
3306
|
3947
|
3307
|
3948
|
3308
|
3949
|
3309
|
3950
|
3310
|
3951
|
3311
|
3952
|
3312
|
3953
|
3313
|
3954
|
3314
|
3955
|
3315
|
3956
|
3316
|
3957
|
3317
|
3958
|
3361
|
3959
|
3362
|
3960
|
3363
|
3961
|
3318
|
3962
|
3319
|
3963
|
3320
|
3964
|
3321
|
3965
|
3322
|
3966
|
3323
|
3967
|
3324
|
3968
|
3325
|
3969
|
3326
|
3970
|
3327
|
3971
|
3328
|
3972
|
3329
|
3973
|
3330
|
3974
|
3331
|
3975
|
3332
|
3976
|
3333
|
3977
|
3334
|
3978
|
3335
|
3979
|
3336
|
3980
|
3337
|
3981
|
3338
|
3982
|
3339
|
3983
|
3340
|
3984
|
3341
|
3985
|
3342
|
3986
|
3343
|
3987
|
3344
|
3988
|
3345
|
3989
|
3346
|
3990
|
3347
|
|
|