|
|
Locomotivas a diesel
|
|
As locomotivas diesel da série RS, da American Locomotive Company (Alco), sem dúvida foram as ancestrais da maioria das locomotivas diesel atuais.
Por volta de 1941, quando a Alco construiu a sua primeira manobreira diesel, a maioria das ferrovias americanas tinha em vista que as locomotivas desse tipo deveriam ser usadas em pátios de manobra.
Durante a 2ª Guerra Mundial, as locomotivas a vapor tracionavam quase todos os trens de carga. Por volta de 1949, a GM projetou e lançou a sua primeira GP7 e — em apenas uma década — as locomotivas a vapor foram sendo retiradas das linhas principais das ferrovias americanas. A versatilidade das Alco RS1, RS3 e RS11, juntamente com as SD e GP da EMD (GM), tornaram obsoletas as máquinas a vapor.
As extremidades arredondadas das RS2 e RS3 são facilmente identificáveis. Estas locomotivas de 4 eixos foram construídas entre Out. 1946 e Ago. 1956, quando foram produzidas cerca de 1.753 unidades. A esse número, podemos acrescentar cerca de 329 locomotivas de 6 eixos, das séries RSC e RSD.
Atualmente, a Montréal Locomotive Works, sucessora da Alco, no Canadá, possui cerca de 5% do mercado de manobreiras, contrastando com os 33% de vendas obtidas pela Alco na década de 50. A GM possui, hoje, a quase totalidade dos restantes 95%.
No Brasil, foram das primeiras diesel a entrar em serviço, apesar de que, aqui, são utilizadas como locomotivas de percurso, e não como manobreiras.
Na Companhia Paulista, os maquinistas as apelidavam de Jaburu. A maioria era da série RSD5, hoje desativadas ou em reforma. Já na RFFSA, são chamadas de canadenses e, na maioria, pertencem às séries RS2 e RS3, operando na 9ª Divisão, no trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Série | N° | Modelo | Fabr. | Fabricante | Ferrovia |
---|---|---|---|---|---|
3100 | 3101 a 3134 | RS1 | 1945 | Alco | Central / RFFSA |
3135 a 3138 | RS1 | 1948 | Alco | Central / RFFSA | |
3300 | 3301 a 3348 | RS3 | 1953 | Montréal | Central / RFFSA |
500 | 500 a 503 | RSC1 | 1946 | Alco | EFSJ / RFFSA |
504 a 507 | RS1 | 1948 | Alco | EFSJ / RFFSA | |
508 a 509 | RS1 | 1945 | Alco | EFSJ / RFFSA | |
510 a 511 | RS1 | 1956 | Alco | EFSJ / RFFSA | |
6550 | 6551 a 6562 | RSC3 | 1951 | Alco | CPEF / Fepasa |
|
Lendo os últimos Centro-Oeste DC, resolvi preparar estas informações, para que os companheiros tenham uma idéia do que foi a Alco — American Locomotive Company.
Em 1901 / Jun / 24, as seguintes firmas se coligaram para formar a American Locomotive Company:
Em 1904, a Alco assume o controle da Locomotive & Machine Co., de Montreal, Canada, e que teve seu nome modificado para Montreal Locomotive Works (MLW). Foi fundada em 1902.
Em 1905, a Alco compra a Rogers Locomotive Works, de Patterson, NJ — uma das pioneiras, de 1837.
Em 1929, compra a McIntosh & Seymor Diesel Engine Co., de Auburn, NY — fundada em 1886.
Em 1955, a Alco passa a denominar-se Alco Products, Inc., com a divisão de locomotivas em Schenectady, e a de motores em Auburn.
Nome | Cidade |
Funcionou de |
---|---|---|
Brooks | Dunkirk, NY | 1869 a 1931 |
Danforth-Cooke | Peterson, NJ | 1882 a 1926 |
Dickson | Scranton, PA | 1862 a 1909 |
Manchester | Manchester, NH | 1856 a 1913 |
Pittsburgh | Pittsburgh, PA | 1867 a 1919 |
Rhode Island | Providence, RI | 1866 a 1907 |
Richmond | Richmond, VA | 1886 a 1927 |
Schenectady | Schenectady, NY | 1851 a 1968 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |