Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário
Trem de Pirapora
Belo Horizonte, 1 Mai. 2009
Hélio dos Santos Pessoa Junior
"O Antigo Trem de Pirapora, no início dos anos de 1940, era formado por uma locomotiva a vapor Baldwin,
a tradicional Maria Fumaça, e carros de madeira para passageiros, numa cor que ia do vermelho óxido ao marrom. O Trem, saia
de Belo Horizonte - MG, com destino à cidade de Monte Azul - MG, divisa do Estado de Minas Gerais com o Estado da Bahia. Ao chegar
em Corinto - MG, o trem se dividia e, uma parte da composição formava um trem que ia para Buritizeiro, passando por Lassance
- MG e Pirapora - MG, que fica às margens do rio São Francisco, do lado esquerdo. De Lassance para Pirapora, o trem atravessava
o rio São Francisco numa antiga e enorme ponte metálica. A outra composição, partia de Corinto com destino
a Monte Azul, passando antes, por Montes Claros - MG. Ao chegar em Monte Azul, havia baldeação de passageiros para o trem
da Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro, que levava os passageiros até Salvador - BA. Até o início
dos anos de 1950, era possível ver o antigo Trem de Pirapora na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, parado numa antiga plataforma
do bairro Eldorado, onde hoje é a plataforma do metrô. Testemunhas vivas dessa época, ao sairem de casa por volta
das 05:00 horas para trabalharem, afirmam te-lo visto ali, esperando passageiros, até os anos de 1953 aproximadamente. Em meados
da década de 1960, o trem era já formado por locomotiva a diesel e carros de aço carbono para passageiros, controlado
agora pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima".