Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Rede de Viação Cearense
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
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Rede de Viação Cearense, com 1.596 quilômetros de extensão total, partindo de Fortaleza, capital do Ceará (da estação de Professor João Filipe). Essa rede é constituída das seguintes linhas:
a) E. F. de Baturité, indo de Fortaleza a Crato (Km. 596,5). Atualmente já está em tráfego até Barbalha (Km 600,6).
b) E. F. de Sobral, partindo do porto de Camocim e indo até Crateús (Km. 336,5), de onde inflete para a direita (de quem vem de Camocim) atravessando uma garganta da serra Grande ou de Ibiapaba e atingindo Oiticica (Km. 394,4) na fronteira do Piauí. Daí deverá prosseguir a ligar-se com a E. F. Central do Piauí, talvez em Campo Maior ou em outro ponto que for julgado mais conveniente.
c) Ramal de João Filipe-Sobral, (antigo ramal de Itapipoca), que liga as duas cidades de Fortaleza e de Sobral.
d) a linha Arrojado-Patos ou ramal da Paraíba, que parte da estação de Arrojado, na E. F. de Baturité e penetra no estado da Paraíba, estando já na estação de Patos (Km. 701,2, contando de Fortaleza).
e) diversos outros ramais, de Cariús, de Orós, de Cajazeiras e de Mucuripe e os sub-ramais de Barra e Marítima.
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