O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A 20 de Janeiro de 1872 foi inaugurada a construção da 1ª seção da estrada de ferro de Baturité, no Ceará, de Fortaleza a Arronches. A linha foi prolongada para Pacatuba, e quando foi resgatada pelo Governo em 1878, achavam-se em tráfego 40,816 quilômetros de linha, inclusive o ramal de Maranguape. O Governo Geral encetou, a 1 de Julho de 1878, a construção do trecho de Pacatuba a Canoa e o ramal para a Alfandega. A 14 de Março de 1880 foram inauguradas as estações de Baú, Canafístula e Canoa no quilômetro 91,065. Estes trabalhos foram executados no calamitoso período de seca que assolou o Estado, e foram empregados mais de 20.000 pessoas nos serviços de construção. Começada a 29 de Abril de 1881 a construção do ramal de Canoa a Baturité, foi ele entregue ao tráfego em 2 de Fevereiro de 1882, com a extensão de 9,860 quilômetros.
Em 1889 prosseguiram os trabalhos de construção do prolongamento para Quixadá, e a 8 de Dezembro de 1890, era o tráfego inaugurado até Cangati, e a 7 de Setembro de 1891 até o Quixadá, no quilômetro 187,740.
|
A construção do trecho, de Quixadá ao Quixeramobim, na extensão de 47,320 quilômetros, foi começada em Janeiro de 1892, e no fim do mesmo ano estava quase concluída e prosseguia-se a construção para Humaitá
A 4 de Agosto de 1894 inaugurou-se o tráfego para Quixeramobim, no quilômetro 235,187, na estação Prudente de Moraes.
Tendo-se arrendado a estrada em 1898, tomou o arrendatário o compromisso de concluir os trabalhos de construção até Humaitá, que se achavam paralisados Em 9 de Maio de 1898, começaram os trabalhos, na extensão de 51,920 quilômetros e a 14 de Julho de 1899 inaugurava-se a estação de Sebastião de Lacerda, no quilômetro 267,839, ficando toda a linha entregue ao tráfego em 2 de Julho de 1900, até a estação de Humaitá, hoje denominada Senador Pompeu, no quilômetro 287,299.
O Governo decidiu continuar o prolongamento da estrada e com esse intuito inaugurou os trabalhos de construção a partir de Senador Pompeu, em 18 de Setembro de 1903. Já se acham em tráfego 29,500 quilômetros de linha, até Girau, e em construção adiantada o trecho até Contendas, no quilômetro 50, a contar de Senador Pompeu.
A extensão total da linha em tráfego atualmente, compreendendo a linha principal e os dois ramais, é de 326,983 quilômetros.
Com a linha em tráfego despendeu-se a quantia de 15.955:000$, ou cerca de 54:000$ por quilômetro.
Com a parte em construção tem o Governo despendido, até 31 de Dezembro de 1906 2.126:996$231.
A bitola é de 1 metro, a declividade máxima de 0m,020, e o raio mínimo de 130 metros.
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |